• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campanha 16 dias de ativismo na UNEB pelo fim da violência contra as mulheres

A Campanha 16 dias de Ativismo na UNEB pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pelo Sistema de Bibliotecas da UNEB em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade – NUGSEX/Diadorim, irá até o dia 10 de dezembro. A  programação contará com várias atividades (palestras, exibição de filmes, exposição fotográfica, mesas-redondas, Cine debate, oficinas, minicurso, entre outras). 

A Campanha também se estende para a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que nos dias 06 e 07 de dezembro, terá uma programação especial. Confira:
06/12/2010 e 07/12/2010
Exposição Fotográfica:
Margaridas Africanas – Silvana Conti (Ativista lésbica LBL/RS)
Exposição que foi lançada no Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho, que aconteceu no México em 2009. Tem por objetivo visibilizar as mulheres negras de diversos lugares, classes sociais, idades e orientação sexual que a fotógrafa considera Margaridas Africanas e que não fazem parte da história oficial do Brasil.
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia

07/12/2010
 16h - Roda de Prosa:
 “Representação da Mulher Negra”
  • Maria Noelci Homero (Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras/RS)
  • Silvana Conti (LBL - RS)

17h - Cine Debate (Cineasta Márcia Cabral – ONG Minas de Cor /SP)    
Exibição de Vídeos/documentários:
  • EU SOU HOMEM (21´)
Relata histórias de quatro homens transexuais que, ao nascerem tiveram suas identidades de gênero definida como feminina, mas que, ao longo de suas vidas, lutam pelo reconhecimento social de suas identidades masculinas. A produção é do Coletivo de Feministas Lésbicas e do grupo Minas de Cor.

  • MEU MUNDO É ESSE (15´)
Meu Mundo é esse conta a história de lésbicas negras no Brasil multicolorido e multifacetado, onde elas relatam com suas próprias vozes e olhares, suas vidas e suas histórias).
 Debatedoras:
  • Márcia Cabral (Cineasta, ONG Minas de Cor)
  • Profª e Jornalista Céres Santos (Coordenadora do CEAFRO)
  • Prof. Dr.ª Suely Aldir Messeder – Coordenadora do Núcleo Estudo de Gênero e Sexualidades da UNEB – NUGSEX-Diadorim
 Local: Sala Luiz Orlando (Biblioteca Pública do Estado da Bahia)

0 comentários:

Postar um comentário