• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra - Mostra de filmes

Em parceria com a Ong Omi Dúdù, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia traz uma série de atividades que visam à valorização da cultura negra. Uma delas é a mostra de filmes, feitos em parceria com a Omi Dúdù, com temáticas sobre o negro. Confira a programação de quinta-feira (18): 

EBOMI CIDÁLIA:  a enciclopédia do Candomblé
Ebomi Cidália Soledade é uma religiosa do Candomblé. Foi iniciada ainda criança e é consagrada como filha de Iroko, um orixá raro na nação de que ela faz parte: Ketu. É filha de santo de Mãe Menininha do Gantóis, a quem tem um imenso carinho e respeito. Este vídeo é um recorte sobre o jeito singular de Ebomi Cidália. Seu jeito fácil, engraçado e direto de falar do Candomblé e seus ancestrais, o que faz com que as pessoas tenham ainda mais prazer em escutá-la. Fala da simplicidade da beleza da fé e apenas resume a grandeza desta personagem única.
Duração: 5’21’’
Produção: Ogunjá Produções em Vídeo

Povo de Santo
 “Povo de Santo” é uma expressão corrente que se usa na Bahia para identificar os participantes do candomblé, religiosidade ancestral africana inventada pelo povo africano, que aqui chegou escravizado pelos europeus colonizadores do Brasil. O documentário aborda a religiosidade de matriz africana na Bahia, com enfoque nas pessoas que professam essa fé.
Produção: Manoel Passos e Wilson Militão
Duração: 53’14’’

Espelho, Espelho Meu
Vídeo-documentário que traz uma abordagem sobre a cultura afro-estética no período juvenil
Duração: 17’04’’

0 comentários:

Postar um comentário