• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sábado, 28 de março de 2015

Dica Cultural: Projeto Afro-Latino Americanos – Literatura e Cinema em Debate

Clique para ampliar
Na próxima segunda-feira (30/03), às 14h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul), o escritor e pesquisador, Alex França, realiza a primeira das quatro palestras que fará no projeto Afro-Latino Americanos – Literatura e Cinema em Debate, no qual abordará o cinema e a literatura de países africanos. Nesta aula, o professor tratará de produções audiovisuais moçambicanas produzidas a partir da segunda metade do século XX e discutirá como essa filmografia contribuiu para a construção da cultura e da imagem do país.

No dia 27/04, no mesmo horário, o professor Alex França ministrará a aula “Literaturas Africanas de Línguas Portuguesa: a produção moçambicana”, no qual abordará as obras dos escritores mais divulgados e renomados de Moçambique. Na terceira aula, (27/05), o tema será “Literatura negro-brasileira contemporânea: ditos e não ditos”, onde França discutirá textos que priorizam a problemática étnico-racial. Encerrando a programação de aula, no dia 08/06, o professor Alex França tratará dos “Regimes de segregação racial no cinema norte-americano”, fazendo um apanhado comparativo entre as produções fílmicas contemporâneas produzidas nos Estados Unidos, que discutem a temática étnico-racial. As aulas são gratuitas.

Alex França é graduado no curso de Letras pela Universidade Federal da Bahia. Possui mais de sete anos de experiência no ensino atuando com alunos nos mais variados níveis de fluência e faixas etárias (níveis fundamental, médio, técnico e superior). É especialista em Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena pela Faculdade de Ciências Educacionais / Argumento Pós-graduação e Mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. É escritor e pesquisador, com textos publicados em livros e revistas eletrônicas e apresentados em diversos eventos. Participou de duas edições do Concurso Literário do Banco Capital nas categorias conto e poema. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, da Universidade Federal da Bahia, e graduando em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia).

O quê: Projeto Afro-Latino Americanos – Literatura e Cinema em Debate
Quando: 30/03, 27/04, 27/05 e 08/06, às 14h
Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário