|
Quintal - Foto: André França |
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) realiza na próxima quinta-feira, 13, às 19h, a 4ª edição do Em Foco: Fotografia e Arte Contemporânea, que acontece na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). O evento é gratuito e aberto aos profissionais e interessados em discutir acerca de temas artísticos contemporâneos que dialoguem com produção fotográfica da Bahia.
O encontro será mediado pela fotógrafa Mariana David e conta com os profissionais André França, Mayra Lins e Alex Oliveira como convidados da mesa de debates. O objetivo do evento é fomentar o diálogo e a reflexão sobre a produção fotográfica na Bahia a partir da troca de experiências e intercâmbios entre profissionais das diversas linguagens da fotografia.
Em Foco é organizado pelo Núcleo de Arte e Educação do MAM-BA, em parceria com o Labfoto (Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação) e foi idealizado pelo fotógrafo e professor de Fotografia do MAM-BA, Rafael Martins.
O projeto apresenta para o ano de 2014 um ciclo de encontros com profissionais atuantes no campo da Fotografia, incentivando a reflexão e o diálogo sobre questões presentes na sociedade contemporânea e sua relação com fotografia, a reflexão sobre a produção fotográfica da Bahia, desde o processo criativo até as técnicas necessárias para a sua realização. As três primeiras edições aconteceram nos meses de setembro e novembro de 2013 e abordaram os Processos Criativos e Técnicas da Fotografia, o Fotojornalismo e a Imagem Documental.
|
Mariana David |
Os Palestrantes
Mariana David é fotógrafa e mestranda em História da Arte Latinoamericana na Universidad Nacional de San Martín (Argentina), na qual pesquisa sobre fotografias de família e fotografia contemporânea. Participou de exposições coletivas no Brasil, como o 9º Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia (RJ); Circuito das Artes (BA), Perspectiva OlhaVê – Instituto Oi Futuro (MG); Festival Devercidade – Instituto da Fotografia (CE), Prêmio Itaú Cultural de Artes Visuales (Argentina), Fotograma – Encuentro Internacional de Fotografia (Uruguai) e Documentales y Fotografias de América Latina (Espanha).
Em 2008, realizou sua primeira exposição individual na Galeria Pierre Verger, em Salvador. Em 2009, foi premiada nos Salões de Artes Visuais da Bahia, em Juazeiro. Foi finalista do Prêmio Bridgestone de Arte Emergente e, atualmente, é finalista do Prêmio Itaú Cultural de Artes Visuales, ambos na Argentina.
Site: www.marianadavid.com
|
André França |
André França é artista autodidata e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Realiza seus projetos em Salvador e também em outras cidades e países. Desde 2003, seu trabalho tem sido mostrado em exposições individuais e coletivas, como os Salões de Artes Visuais da Bahia (2013), Circuito das Artes (2013, 2012, 2009, 2007), Bienal do Recôncavo (2012, 2010), galeria A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2009), ICBA/Goethe-Institut (2008), Mercado Cultural América Latina (2005).
Seu trabalho integra coleções particulares no Brasil, Estados Unidos e Áustria e foi publicado em revistas e websites especializados em fotografia contemporânea, tais como 10×15 (Madri, 2011), Lenscratch (Los Angeles,
2011), Dodge & Burn (Nova York, 2011), Urbanautica (Treviso, 2011), Unless You Will (Melbourne, 2011), 591 Photography (Estocolmo, 2012), art photo index (Santa Fe, 2012), Galleray (Nova York, 2012), F-STOP Magazine (Chicago, 2013), OLD (São Paulo, 2013) e Lens Culture (Paris, 2014). Site: www.andrefranca.com/pt
|
Mayra Lins |
Mayra Lins é formada em Psicologia (PUC-SP) e mestranda no Programa de Pós-Graduação e Artes Visuais da Ufba, na linha de pesquisa de Processos Criativos nas Artes Visuais. Exercita o estudo e pesquisa em Poesia, Filosofia e Artes, com criações em diversas linguagens artísticas e atua como diretora de arte e consultora em elaboração de projetos. Criou foto-ilustrações para o livro comemorativo dos 90 anos de Mestre Didi (2008) e foi responsável pela realização de editoriais de moda da Revista Muito (2009 -2010). Participou de edições do Circuito das Artes, Bienal do Recôncavo e Salões de Artes Visuais da Bahia. Sites:
www.mayralins.virb.com |
www.ex-ato.tk
|
Alex Oliveira |
Alex Oliveira é graduando do curso de Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Ufba. Em 2009, trabalhou como monitor no Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação (Labfoto), tendo como foco o estudo da técnica fotográfica (cor, luz e composição). Em agosto de 2011, realizou sua primeira exposição individual, intitulada Aurora Descoberta, na Aliança Francesa de Salvador, fazendo um recorte da sua produção diária envolvendo temas como arquitetura, vida íntima e performance.
Em 2012, ganhou o Prêmio Menção Honrosa nos Salões de Arte Visuais em Jequié, com a obra Cidade Babilônia. Expôs na XI Bienal do Recôncavo, em São Félix, com a obra Cidade Sitiada, um ensaio realizado em fevereiro de 2012. Em janeiro de 2013, realizou a exposição individual Ritos de Passagem no Oliveira’s Bar, no Santo Antônio Além do Carmo, bairro do Centro Histórico de Salvador.
O quê: Em Foco: Fotografia e Arte Contemporânea #4
Quando: Quinta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 19h
Onde: Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 3117-6141