• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dica de Leitura: Maiesse Gramacho e seus Minicontos

Clique para ampliar
A Biblioteca preparou hoje, para os amantes literários, uma obra leve, elegante, feminina e de muito bom gosto. Classificado como um livro de 'minicontos' pela própria autora Maiesse Gramacho, jornalista brasiliense e especialista em Comunicação Organizacional, a Dica de Leitura de hoje é Histórias Mínimas.

Segundo o jornalista e escritor Marcelo Spalding, "Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo. Alguns dizem que ele é o primo mais novo do poema em prosa, outros apontam as fábulas chinesas como origem, de certo é que desde meados do século XX o conto tem experimentado – com sucesso – formas extremamente breves a partir de textos de gente como Cortázar, Borges, Kafka, Arreola, Monterroso e Trevisan."

A produção de minicontos tem sido associada ao minimalismo, e embora a teoria literária não o reconheça como um 'gênero literário' propriamente dito, suas diferenças para um "conto pequeno" são evidentes. Mais importante em um miniconto seria "sugerir", e deixar que o leitor "preencha" as lacunas para entender a história por trás da história. E Histórias Mínimas, nas palavras de sua autora, "São histórias mínimas apenas pelo número de palavras. Mas são máximas em seus significados e representações."

Essas e outras obras estão disponíveis no Setor de Empréstimos da Biblioteca, e os interessados podem solicitá-lo no mesmo, que funciona de segunda a sexta-feira das 08h30 às 21h, e aos sábados das 08h30 às 12h, mediante cadastro prévio. Para se cadastrar é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e carteira de identidade. A inscrição deve ser feita no próprio setor.

Mais informações: (71) 3117-6021

Histórias Mínimas - Maiesse Gramacho

"Histórias mínimas reúne meus escritos de 2009, ainda que haja um ou outro texto mais antigo e mais recente. Se fosse para definir um gênero, eu diria que são minicontos, na linha dos escritos por Dalton Trevisan, especialmente nos livros 111 Ais e 99 Corruíras Nanicas. Mas a própria teoria literária ainda não classifica os minicontos como um gênero em si.
Então, recorro ao que uma vez Clarice disse a respeito de seus escritos reunidos em A Descoberta do Mundo: "Isto é apenas. Não entra em gênero. Gêneros não me interessam mais".

Desculpem a pretensão de fazer das palavras de Clarice as minhas, mas a ideia é essa: gêneros, rótulos, para quê? São impressões, anotações acerca de situações que vivenciei ou que me contaram, e que por achá-las curiosas, poéticas, singelas, resolvi registrá-las. São histórias mínimas apenas pelo número de palavras. Mas são máximas em seus significados e representações."

FonteBlog da Autora / literaturadigital.com.br

0 comentários:

Postar um comentário