• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dica Cultural: Biblioteca Anísio Teixeira promove oficina com cartunista Antônio Cedraz

Divulgação
A Biblioteca Anísio Teixeira irá promover na próxima sexta-feira, dia 30, uma oficina literária em homenagem ao Dia do Folclore Nacional (22/08). Na atividade, que acontecerá às 14h30, a cultura nordestina terá espaço garantido com a participação do cartunista Antônio Cedraz, criador da Turma do Xaxado, que propaga o nordeste brasileiro para diversos leitores em todo o país.

Antônio Luiz Ramos Cedraz nasceu em Miguel Calmon – BA, mas cresceu e formou-se professor primário em Jacobina, também no interior do Estado, onde teve os primeiros contatos com as histórias em quadrinhos dos desenhistas brasileiros da década de 60: Ygaiara, Isomar, Maurício, Ziraldo, Shimamoto e outros.

Cedraz já criou vários personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais da Bahia e de outros estados, além de revistas lançadas por editoras de todo o país. Com seus desenhos e histórias, ele ganhou prêmios e menções honrosas em concursos e exposições no Brasil e exterior, entre eles o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; quatro troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além de o Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

Sobre o seu principal trabalho, Cedraz afirma: “Dizem que o Xaxado é um pouco parecido comigo. A referência ao cangaço foi a imaginação que imperou, pois o cangaço está forte na memória do nordestino. Como fiz um personagem com o chapéu de cangaceiro, tive que inventar uma historinha de que ele era neto ou bisneto de um cangaceiro que viveu com o lendário Lampião”.

Quando: Dia 30 de agosto (sexta-feira), às 14h30
Onde: Biblioteca Anísio Teixeira - Ladeira de São Bento
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário