• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Projeto "Filme na Biblioteca" exibe documentários no mês de janeiro

Clique para ampliar
A Subgerência de Recursos Audiovisuais volta a apresentar o projeto “Filme na Biblioteca” a partir deste mês. Com o objetivo de exibir filmes que abordam várias temáticas e gêneros cinematográficos, o projeto tem sessões que acontecem gratuitamente às quartas-feiras, sempre às 10h e 15h.

Na programação do mês de janeiro, ainda serão exibidos os documentários “Povo de Santo” de Wilson Militão, “Macete – Memórias da Terra e do Povo”, de Bruno Macete e Danilo Umbelino, e “Vaqueiros Canudos”, de Miguel Teles e Manoel Neto.

Veja a sinopse de “Povo de Santo”, que será exibido na próxima quarta-feira (16):

"Povo de Santo, uma expressão corrente que se usa na Bahia para identificar os participantes do Candomblé. Candomblé e a religiosidade ancestral africana inventada pelo povo africano que aqui chegaram escravizados pelos europeus colonizadores do Brasil.

O documentário Povo de Santo é uma singela abordagem dessa religiosidade de matriz africana na Bahia, com enfoque de quem proclama dessa fé. São vozes de Sacerdotisas Sacerdotes de importantes terreiros que foram e estão sendo reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares para o posterior tombamento como Patrimônios Culturais do Brasil pelo Iphan. São terreiros das nações e ou etnias Angola (Banto), Jeje (Fon) e Keto (Ioruba), com influencia dos Caboclos (Encantados) dos índios nativos configurando a diversidade de panteões que cultuam os Inquiçes, Voduns e Orixas.

Essas perolas religiosas dialogam entre si sobre o legado religioso ancestral africano, o segredo e o sagrado, o sacrifício e a fortuna, a intolerância religiosa, os conflitos dos evangélicos, a demonização do Candomblé, o preconceito racial, tradição e modernidade, as praticas afirmativas e em suma a magia e a beleza de professar a religiosidade de matriz africana."

Quando: “Povo de Santo” – dia 16/01
“Macete – Memórias da Terra e do Povo” – dia 23/01
“Vaqueiros Canudos” – dia 30/01
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário