• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Exposição ilustra a história do cinema brasileiro com periódicos raros e contemporâneos

Clique para ampliar
Até o dia 28 de fevereiro é possível conferir a exposição “História do Cinema Brasileiro”, promovida pela Subgerência de Periódicos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. A mostra, instalada na Sala de Exposições do 1º andar, pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h.

A exposição apresenta revistas raras e contemporâneas do cinema brasileiro, que compõem o acervo da Biblioteca. Entre os periódicos, estão as revistas “A Cena Muda”, com exemplares das décadas de 1940 e 1950, “Cinarte”, das décadas de 1930 e 1920, e “Cinemin”, da década de 1990.  

Em parceria com o Instituto Roque Araújo, a mostra ainda apresenta ao público uma coleção de objetos que fazem parte da história do cinema. Entre eles, estão câmeras, com destaque para o modelo Eyemo 70, de 1938, usado na 2ª Guerra Mundial, projetores e cartazes originais de filmes antigos, como “Xica da Silva” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, que fazem parte do acervo pessoal do cineasta Roque Araújo. É possível conferir de perto também uma cadeira de rodas utilizada pelo ator baiano Zé Coió durante as filmes do longa-metragem “A Grande Feira”, do cineasta Roberto Pires, gravado na antiga Feira Água de Meninos.

Quando: até 28/02/13, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h
Onde: Sala de Exposições do 1º andar
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário