Foto: Reprodução/Internet |
A Dica de Leitura de hoje da Biblioteca Pública do Estado da Bahia presta uma homenagem ao escritor, jornalista e historiador uruguaio Eduardo Galeano, após a notícia do seu falecimento nesta segunda-feira (13/04).
Famoso pela obra "As Veias Abertas da América Latina", Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em setembro de 1940, e aos 14 anos de idade já vendia suas primeiras charges políticas para jornais uruguaios como o El Sol. Na década de 60 trabalhou como editor chefe do semanário Marcha, e dirigiu o jornal Época.
Na década de 70, foi perseguido pelo regime militar em seu país, e permaneceu exilado na Argentina e na Espanha entre os anos 1973 e 1985, perseguido pela publicação do seu livro "As Veias Abertas da América Latina". Ainda na Espanha, Eduardo Galeano iniciou a trilogia "Memória de Fogo", sobre a História das Américas, que foi premiada pelo Ministério da Cultura do Uruguai e recebeu o American Book Award (Washington University, EUA) em 1989.
Recebeu ainda, em 1993, o prêmio Aloa, oferecido pelas editoras da Dinamarca, e em 1999 tornou-se o primeiro escritor a receber um prêmio doado a quem contribuísse para a Liberdade Cultural, pela Lannan Foundation, do Novo México. Ele também foi homenageado com o título de primeiro cidadão ilustre do Mercosul. Em dezembro de 2001,Galeano recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade de Havana, de Cuba.
Dentre suas principais obras estão De pernas pro ar, Dias e noites de amor e de guerra, Futebol ao sol e à sombra, O livro dos abraços, Memória do fogo (que inclui Os nascimentos, As caras e as máscaras e O século do vento), Mulheres, As palavras andantes, Vagamundo e As veias abertas da América Latina.
Os frequentadores podem encontrar alguns exemplares de Eduardo Galeano, como os livros Canção de nossa gente, Mulheres, As palavras andantes, O teatro do bem e do mal, entre outros, no Setor de Empréstimos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo. O Setor funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, e aos sábados, das 08h30 às 12h. A solicitação de livros deve ser feita mediante cadastro prévio no próprio setor, e para se cadastrar é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade.
0 comentários:
Postar um comentário