• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dica de Leitura e Música: Centenário de Luiz Gonzaga

“...Januário corre para  o terreiro e destamboca no oco do mundo... – É macho, com documento e tudo – anunciava Januário, feliz com o nascimento do seu segundo filho, do total de nove que teria ao longo dos anos.”

No dia de Santa Luzia, 13 de dezembro de 1912, nasceu há cem anos Luiz, que o vigário ajudou a complementar: Gonzaga. “- Fica Luiz Gonzaga. E como nasceu no mês do nascimento de Jesus Cristo, fica Luiz Gonzaga do Nascimento, Que tal?
- É, se padrinho vigário diz..., confirmou Januário."

Não poderia ser diferente. Aquela criança tinha de ter um destino brilhante e ser famoso.

(Parte do texto acima é de uma coleção de vinil – Nova História da Música Popular Brasileira, sobre Luiz Gonzaga, lançada pela Abril Cultural, em 1977.)

Dica de Música:
Esse e mais cinco vinis fazem parte do acervo do Setor Audiovisual da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), confira as capas:

Foto: Divulgação

Dica de Leitura:
Além dos discos, a Biblioteca possui para consulta dois livros sobre o Luiz Gonzaga. Um é uma Edição Ilustrada da Martin Claret – Vozes do Brasil; e a outra é Luiz Gonzaga o Rei do Baião – Sua vida, seus amigos e suas canções, de José de Jesus Ferreira, da editora Ática.

Foto: Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário