• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lançamento Memórias Reveladas das Lutas Políticas na Bahia

Clique para ampliar

O Centro de Memória da Bahia apresenta o projeto Memórias Reveladas das lutas políticas na Bahia (1964-1980), no próximo dia 16 de novembro, a partir das 19h, no Palácio Rio Branco, situado à Praça Thomé de Souza. O evento contará com a presença dos políticosWaldir Pires, Emiliano José, Carlos Barros, Fábio Paes, Muniz Ferreira, Joviniano Neto e do historiador Ubiratan Castro. O projeto Memórias Reveladas integra o esforço nacional de recuperação da memória da resistência à Ditadura Militar (1964 – 1988).
A Fundação Pedro Calmon/SecultBA utilizará de metodologia da história oral para a produção de documentos orais, escritos e audiovisuais, com vistas a assegurar o resgate de memória das lutas políticas na Bahia. Estes serão disponibilizados a todos os cidadãos diretamente e através dos meios eletrônicos.
O processo de pesquisa será compartilhado com os movimentos que lutam pela anistia, pelos direitos humanos e contra a tortura. A pesquisa abrangerá os vários movimentos sociais em que se afirmou a resistência à ditadura, tais como: Movimento Estudantil, Movimento Operário, Movimento Camponês, Movimento de Bairros, Partidos Políticos Clandestinos, Movimentos Políticos Legais e Parlamentares, Movimento das Igrejas (Católica e Protestante), Intelectuais Progressistas e outros.
O evento é gratuito e aberto ao público e visa ainda o estimulo a realização de novos estudos sobre a história política da Bahia no período da ditadura militar brasileira. O banco de dados audiovisual, com o material coletado durante a entrevista, ficará sob a guarda da Fundação Pedro Calmon, no Centro de Memória da Bahia.
Quando: 16/12, às 18h 
Onde: Palácio Rio Branco – Praça Thomé de Souza