• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

...e nasce Cândido Portinari


Vidas Secas, obra de 1936
Hoje (29) comemora-se o dia do nascimento de Cândido Portinari, um dos artistas plásticos brasileiros que alcançou maior visibilidade internacional no século XX, chegando a ter uma de suas obras, o painel "Guerra e Paz", exposta na sede da ONU, em Nova York. 

De origem simples, Portinari nasceu em Brodowski, cidade do interior paulista, e, desde a adolescência demonstrou vocação para artes quando ainda ajudava na restauração de igrejas. Aos 20 anos, o artista já tinha exposições próprias e não tardou para fazer viagens para países como França e Estados Unidos. A sua pintura se caracteriza por uma tendência próxima ao cubismo e surrealismo, sem, no entanto, distanciar-se da tradicional arte figurativa. Quanto à temática, as obras do pintor são marcadas pela abordagem de questões sociais. 

Portinari também teve suas obras consagradas no famoso Catálogo Raisonné, sendo o primeiro pintor ao sul do Equador contemplado com uma publicação do gênero. A coleção é composta por 5 volumes, com mais de cinco mil reproduções a cores de obras e, segundo o portal de Portinari, a coleção é "a mais definitiva e completa fonte de referência sobre a obra de um artista". Para quem quiser saber mais sobre a vida e obra desse grande brasileiro, a Biblioteca Pública dispõe do Catálogo Raisonné e outros títulos raros como:

Cândido Portinari - Catálogo Raisonné
Um cândido pintor Portinari - Flávio Damm
Candido Portinari - Marcos Moreira e Afonso Arinos de Mello Franco 
Candido Portinari - O lavrador de quadros - João Cândido Portinari (Org.)
Retrato de Portinari - Antônio Callado

Estas obras estão disponíveis no Setor de Artes (3º andar), no período de 8h30 às 17h, apenas para consultas no local. Mais informações: (71) 3117-6069.