• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Biblioteca Virtual 2 de Julho será lançada hoje na Biblioteca


Clique aqui para ampliar
Será lançada na Biblioteca  hoje (12), a partir das 18h, uma biblioteca temática e especializada na História da Bahia. A Biblioteca Virtual 2 de julho tem como coleção especial o acervo do Dia 2 de Julho, data da independência da Bahia.

O lançamento acontece dentro da programação do Seminário de História da Bahia: desafios e perspectivas, que tem o objetivo de debater sobre a importância do ensino de história da Bahia para os alunos da rede pública do estado. Com a Biblioteca Virtual 2 de Julho, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA dá mais um passo à era digital.

Segundo a diretora da BV, Cristina Santos, “A BV traz publicações digitais produzidas por nós , acervo que se encontra em domínio público ou que foi devidamente autorizado pelos autores para publicação, assim como links e referências do material disponibilizado na Web referente ao tema”.

O acervo é composto por documentos do Arquivo Público do Estado, Centro de Memória da Bahia e das Bibliotecas Públicas, vinculadas a Fundação Pedro Calmon. A biblioteca funciona tanto como uma biblioteca digital (disponibiliza conteúdos na integra para download) quanto como biblioteca virtual (serviço de referência eletrônico ao disponibilizar apenas links e referências dos materiais)”.

Objetivo e download – O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo afirma que o objetivo principal da Biblioteca Virtual 2 de julho “é tornar acessível obras acerca da História da Bahia, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa, preservando e promovendo o acesso universal a uma ampla gama de fontes historiográfícas referentes à nossa história”.

Castro indica ainda que as bibliotecas virtuais possibilitam a construção de repositórios de dados organizados, disponibilizando uma variedade de serviços, novas sistemáticas de trabalhos, com o objetivo do pronto atendimento das necessidades informacionais dos pesquisadores e usuários. “Assim, podemos ampliar as possibilidades de buscas, recuperação, disponibilização e compartilhamento, através do acesso universal ao conhecimento por meio local e remoto. A Biblioteca Virtual 2 de Julho será mais uma biblioteca integrante do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado”.

A Fundação Pedro Calmon presta, dessa forma, mais um serviço de disseminação e disponibilização de acervos, e informações relevantes capturadas, organizadas e sistematizadas na rede, para download dos conteúdos informacionais produzidos na FPC em formato eletrônico.


Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)
Quando: hoje (12), às 18h