• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Acervo de Bibliotecas na rede

Aliada aos recursos da web, agora já é possível consultar a disponibilidade dos acervos das Bibliotecas Públicas do Estado diretamente pela internet. A Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e responsável pela execução de políticas públicas de fomento ao livro e à leitura, disponibiliza duas plataformas vrtuais de acesso: a Biblioteca Virtual 2 de Julho e o Catálogo on-line.

Biblioteca Virtual 2 de Julho - Lançada oficialmente no dia 12 de dezembro de 2011, a chamada BV 2 de Jullho é uma biblioteca temática, especializada na História da Bahia que disponibiliza tanto publicações digitais próprias como links e outras referências na Web referentes ao tema. Como parte dos seus serviços, a Biblioteca se destaca pela proposta de publicar gratuitamente produções de usuários como: livros, e-books, periódicos eletrônicos, artigos, resenhas, blogs, eventos, etc. O material deverá estar de acordo com as normas de publicação da Bibliotecao e poderá ser enviado para e-mail: bv2dejulho.fpc@fpc.ba.gov.br
Acesse agora mesmo: http://www.bv2dejulho.ba.gov.br

Catálogo on-line - Uma forma de busca já bastante utilizada pelos estudantes universítários, agora as Bibliotecas Públicas do Estado também disponibilizam a consulta do seu acervo pela internet. Um serviço que, até então, só era possível através de uma consulta presencial nas unidades, agora está ao alcance do usuário e promete facilitar o trabalho de pesquisa. A busca do livro pode ser feita pelo título, assunto ou autor. Na lateral direita o usuário também tem a opção "+Biblioteca" onde ele pode escolher fazer a busca em todas as Bibliotecas ou escolher apenas aquela aá qual está mais acostumado a frequentar.
Acesse agora mesmo: http://acervo.fpc.ba.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php