• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conversando com sua História abordou Africanização do Carnaval de Salvador

Hoje (24), às 17h, foi realizada mais uma edição do curso Conversando com sua História, do Centro de Memória da Bahia, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris). O palestrante convidado, Professor Doutor Raphael Rodrigues Vieira Filho, abordou o tema “A africanização do carnaval de Salvador-BA: a recriação do espaço carnavalesco (1876-1930)”.
Elitização - Durante a palestra, o professor analisou também as modificações da festa e citou a elitização do carnaval como fator determinante : "a partir das décadas de 80, 90 o carnaval perde esse sentido de ser popular e passa a ser um carnaval elitizado, tanto nos eixos Rio de Janeiro e São Paulo como em Salvador, Recife e outras cidades menores. O carnaval não possui mais caráter popular e passou a ser dominado por uma elite preocupada com a festa, não com o povo. Dos anos 2000 até agora, tem sido colocado com uma nova fase para as maniestações momescas, populares. Vários estudos sobre micaretas estão sendo realizados", afirmou.
Conversando com Sua História - Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, o curso Conversando com sua História  acontece sempre às terças-feiras e se estende até o mês de outubro. Mais informações no telefone (71) 3117-6030 ou no site da Fundação Pedro Calmon.