• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Juracy Magalhães será tema de aula na Biblioteca

No próximo dia 10 de outubro, às 17h, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris), a Professora Ana Luiza Araújo Caribe de Araújo Pinho ministrará a palestra “De ‘forasteiro’ a Unanimidade: A interventoria de Juracy Magalhães na Bahia (1931-1934)”, dentro do curso Conversando com sua História, do Centro de Memória da Bahia. As inscrições são gratuitas e os participantes com 75% de freqüência recebem certificados.

Tendo como foco a política baiana, na primeira metade dos anos 1930. a professora Ana Maria Araújo informa que irá centrar-se no inicio da carreira política de Juracy Magalhães, principalmente no período de agosto de 1931 a outubro de 1934, época em que corresponde aos anos em que Juracy Magalhães edificou sua forma de atuação na política baiana, pois ocupou a Interventoria do Estado da Bahia. “Neste período ele foi eleito de forma indireta para governador do estado. Época que marcou a sua vida, pois ele próprio classificou este momento como de nascimento da sua carreira política”. Ana Maria ainda ressalta que “o objetivo principal da conferência será identificar quais estratégias de Juracy Magalhães permitiram que, em um curto espaço de tempo, o ‘tenente cearense’ assumisse o controle político da Bahia. Ou seja, entender como o militar, considerado um ‘forasteiro’ na Bahia, consegue se transformar numa das mais importantes lideranças políticas do estado”, afirma a pesquisadora.

Currículo – A professora Ana Luiza Araújo possui graduação e bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia. Possui Mestrado em História Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC. Dentre os seus trabalhos publicados destacam-se: Terra e Liberdade e seu olhar sobre a Guerra e Revolução na Espanha dos anos 30 e O filme em sala de aula: como usar.

O próximo encontro do Curso Conversando com sua História acontecerá no dia 17 de outubro e terá como tema “Cabilda de Fascinorosos Moradores: uma reflexão sobre a revolta dos índios da Pedra Branca em 1834” proferido pelo professor André de Almeida Rego. A palestra pretende analisar a revolta dos Índios da Aldeia de Pedra Branca, situada na região do atual município de Santa Terezinha, no centro–norte baiano. As inscrições podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117-6067 ou através do email: cmb.fpc@fpa.ba.gov.br

Quando: 10 de outubro, às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)

0 comentários:

Postar um comentário