• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Biblioteca tem programação especial no mês das crianças

A Fundação Pedro Calmon/SecutBA realiza na Biblioteca Pública do Estado (Barris) programação diversificada e especial pelo mês das crianças. São filmes, contação de histórias infantis sobre diversos temas e atividade de incentivo à leitura com o projeto Tecendo Caminhos para a Leitura e outras oficinas.

Com dias e horários variados as crianças têm um calendário diversificado de atividades para entreter e aprender. Todas as segundas-feiras de outubro (10, 17 e 24), das 14h às 17h, o projeto Tecendo Caminhos para a Leitura vai integrar criatividade e educação ambiental, com confecção de livros em tecido, nos quais serão colocados as ilustrações e os textos elaborados por crianças.

Hora de ouvir história, projeto da FPC, trabalha o lúdico e a imaginação das crianças, com contação de histórias infantis sobre diversos temas. As sessões de contação de histórias acontecem as segundas e sextas-feiras, às 10h e 15h.

Filmes – O Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado – Barris, em comemoração ao mês das crianças, fará exibições gratuitas de filmes infantis as terças e quintas-feiras, durante o mês de outubro. Pra começar, nos dias 4 e 6, às 10h e 15h o ogro Shrek, o Burro e o Gato de Botas, saem em uma aventura na busca de um substituto para a coroa do Reino de Tão, Tão Distante. O principal candidato é Artie, um jovem desprezado por todos em sua escola, que é primo de Fiona.

Já nos dias 11 e 13, será a vez do filme O Pequeno Príncipe, que conta a mágica história de um piloto perdido no deserto e um menino vindo de um lugar distante. Juntos, eles compartilham experiências que divertem, encantam e tocam o coração.

Para os dias 18 e 20, será exibido o filme Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho, uma animação que faz uma sátira da clássica história da garotinha conhecida como Chapeuzinho Vermelho. A história começa pelo final, onde policiais do reino animal investigam a casa da vovozinha, uma garota, um lobo e um machado suspeito.
Nas últimas terças e quintas de outubro (25 e 27), o filme selecionado foi Irmão Urso 2. O filme é a continuação da animação Irmão Urso. Na seqüência, Kenai não vive mais com o Denahi, mas encontra antiga amiga Nita que precisa destruir um colar que Kenai deu pra ela, para que possa se casar, no fim Koda deseja que Kenai se transforme em humano outra vez.

As exibições são gratuitas, sempre às 10h e 15h, no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado (Barris).

Oficinas - Ainda em comemoração ao mês das crianças, o Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado (Barris) realiza uma intensa programação de oficinas artísticas para explorar a criatividade e imaginação dos pequenos.

A oficina “Pequenos Contadores de Histórias”, no dia 11 às 15h, incentiva a leitura tendo como contadores as próprias crianças. O conto a ser trabalhado será Sábado na Livraria e Outros Contos, que conta a história de um menino que vai todo sábado à livraria. A oficina é direcionada para o público infanto-juvenil entre 07 e 14 anos de idade e tem adaptação e orientação de Raimundo Moura.

“Todo Mundo Conta Histórias” é uma oficina de atividades lúdicas que incluem a linguagem teatral e técnicas de contação de histórias como processo de resgate e valorização da narrativa oral, sob orientação de um arte-educador. Poderão participar crianças e adultos de todas as idades, especialmente, pais e filhos (as). A oficina acontece nos dias 17 e 24/10, às 15h. No dia 19, também às 15h, as crianças poderão participar da oficina “Pintando os Heróis”, que fará uso de materiais reciclados para a confecção de máscaras após a leitura de histórias sobre os personagens do universo infanto-juvenil.

Já no dia 21, acontece a oficina “Máscaras Criativas de Vampiros”, que usará diversos materiais artísticos como forma de ampliar o potencial criativo dos participantes da oficina na criação de máscaras divertidas de vampiros. São disponibilizadas 15 vagas e os interessados devem enviar nome completo, idade e contatos para o e-mail: bpebbibliotecaviva@gmail.com até o dia 14/10. A oficina acontece das 9h30 às 11h.

Na oficina “Arte de Reciclar”, que acontece dia 26, às 15h, as crianças irão fazer diversos objetos de decoração utilizando materiais recicláveis, principalmente garrafas PET, além de outros materiais para dar um toque artesanal.

Onde:  Setor Infantil (térreo)
Quando: Durante todo o mês de outubro

0 comentários:

Postar um comentário