• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

domingo, 31 de julho de 2011

Exposição: Referência da Memória Cultural Baiana

Clique para ampliar
Quando: 1 a 31 de agosto, das 8h30 às 21h
Onde: Sala de Exposição (1º andar)

sábado, 30 de julho de 2011

Irmandade da Boa Morte será tema de aula na Biblioteca

Foto por: Revista Raiz
http://revistaraiz.uol.com.br
Com o tema: “Senhoras da Morte: ancestralidade africana e culto à Virgem Maria no Recôncavo Baiano”, o Curso Conversando com a sua História, realizado pelo Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, abre o segundo semestre do Ciclo de palestras. A primeira aula gratuita acontecerá na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, às 17h, e será ministrada pelo professor Luis Claudio Nascimento, na sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris). Vale ressaltar, as pessoas que manterem 75% de presença do curso receberão certificado. Interessados podem se inscrever, diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117-6067 ou através do email: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br.

Criador do blog Cachoeira On Line, espaço que publica fatos do cotidiano, história e cultura da cidade de Cachoeira, Luiz Cláudio Dias do Nascimento, mais conhecido como Cacau Nascimento é licenciado em História, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestre em Estudos Étnicos e Africanos, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente foca suas pesquisas nas heranças africanas na história e cultura do Recôncavo Baiano. Dentre as suas publicações, destacam-se o livro “Bitedo – onde moram os nagô: redes de sociabilidades na formação do Candomblé Jêje – Nagô no Recôncavo Baiano”, resultado da dissertação de mestrado pela UFBA. Recentemente desenvolve uma pesquisa ainda em processo de conclusão sobre o papel político da mulher negra nos processos abolicionista em Cachoeira e cidades vizinhas.

Na aula, o professor Cacau Nascimento apresentará sua pesquisa realizada desde 1979 e enfocará os aspectos africanos do ritual religioso da Irmandade da Boa Morte, mostrando o processo de descentralização e retrocesso da cultura afro-religiosa e da identidade africana do Recôncavo. Para Cacau Nascimento, “este fato é conseqüência da descentralização econômica, do ‘turiscismo’, da modernização e da espetacularização a qual se encontra atualmente a cerimônia religiosa”. De acordo com o pesquisador, “A Irmandade da Boa Morte possui uma importante contribuição política, histórica, cultural e religiosa para a comunidade negra brasileira, mas atualmente o lado profano, o exótico e a perspectiva econômica da ato sagrado estão impedindo a perpetuação desta cerimônia é mais cultuado, pois a invasão  identidade importância histórica e cultural desta cerimônia religiosa que é caracterizada pelo mistério que a cerca”, ressalta.
Para Cacau Nascimento é necessário preservar o ritual, oferecendo a privacidade necessária. “Diferente dos cachoeiranos que entram às suas casas para as Irmãs da Boa Morte realizarem suas liturgias sagradas e secretas, os turistas, envolvidos no ritual profano e carnavalesco, desrespeitam essa privacidade e resguardo. É preciso repassarem o conhecimento matriarcal da tradição que está se perdendo”, destaca.

 Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores, ampliando olhares e perspectivas sobre aspectos relevantes da história da Bahia. O tema da próxima aula, que acontece no dia 8 de agosto, será “Patrimônio etnográfico e arqueológico dos terreiros de Candomblé de Salvador”, ministrado pelo professor Ademir Ribeiro Junior.

Quando: 1 de agosto ( segunda – feira ), às 17h.
Onde: Sala Kátia Mattoso – auditório (3º andar)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Promoção via Twitter: Siga, RT e Ganhe!

Clique para ampliar


No dia 4 de agosto será comemorado os 200 anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, primeira biblioteca pública da América Latina. A programação será repleta de livros, música, teatro, palestra, recital poético, bate-papo, diversão e interatividade! Serão sorteados dois kits, cada um contendo sete livros, bloco de anotações e caneta, sendo um para o perfil @fpedrocalmon e outro para @bibpublica. Para concorrer, os (as) seguidores (as) do perfil @fpedrocalmon deverão dar RT na frase: “A Biblioteca está fazendo aniversário, mas quem ganha o presente é você! Confira programação @fpedrocalmon http://kingo.to/KP3 #200anosBPEB”

Já os(as) seguidores(as) da @bibpublica precisarão dar RT em: “A Biblioteca está fazendo aniversário, mas quem ganha o presente é você! Confira a programação @bibpublica: http://kingo.to/KPe #200anosBPEB”
O seguidor sorteado em cada perfil será comunicado do resultado do concurso por meio de um Tweet do perfil @fpedrocalmon ou @bibpublica.

A promoção tem início no dia 29 de julho e será encerrada dia 03 de agosto de 2011, às 13 horas. Os(as) seguidores(as) sorteado será anunciado 03/06, às 15 horas. O prêmio deverá ser retirado dia 04 de agosto durante as comemorações dos 200 anos da abertura da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, localizada na Rua General Labatut, 27 – Barris – Salvador.


Livros: 

Em apêndice ao volume publicado em Lisboa no ano de 1769 sob o título de "Eustáquidos", poema sacro e trágico-cômico, figurava o poema intitulado "Descrição da Ilha de Itaparica", em setenta e duas oitavas, onde Manuel de Santa Maria Itaparica relata com detalhes a natureza da ilha natal, representando as paisagens e as povoações, versando sobre as particularidades da terra: a fertilidade do solo, a diversidade das plantas e peixes, a vida dos pescadores, e, sobretudo, retratando a pesca das baleias, dentro de um nativismo exterior e descritivo. Em 1841, o poema foi separado da publicação inicial e realizado numa edição especial.


Segundo Adonis Filho, a obra de Lindolfo Rocha mostra "a paisagem vazia e morta da caatinga, pela penetração e a linguagem, e Maria Dusá é ligitimamente o primeiro romance baiano a impor a realidade em toda uma firma violência dramática. A seca não pesa como um flagelo, mas se ergue como uma maldição bíblica. É a reprodução, em sua parte posterior, da vida social ainda primitiva nas Lavras. Os 'garimpeiros' são aí expostos ao trabalho, em suas paixões, as grunas descobertas, detalhe a detalhe, na aspereza do seu mecanismo".

 


A crítica nacional e estrangeira tem sido unânimes em considerar Castro Alves, o maior poeta romântico e um dos maiores da língua portuguesa em toda a sua história, pela grandeza de sua poesia social e amorosa, por sua temática em defesa da liberdade e da justiça social. 


 

Luís Gama foi considerado pela crítica como integrante da segunda geração do Romantismo no Brasil, a sua primeira obra publicada foi "Primeiras trovas burlescas do Getulino" em 1859, com poemas satíricos que ridicularizavam os poderosos da época e a "mesquinhez provinciana do burguês", e onde se encontra a sátira "Quem sou eu?", também conhecida como "Bodarrada".


 

O livro é resultado do Ciclo de Conferências "Mutações", que levanta questões sobre o homem e suas condições. "Mutações tem o patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Fiat e da CAIXA, além do apoio da Academia Brasileira de Letras, da Universidade de Brasília (UnB), da APPA, da Embaixada da França, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e da Lei de Incentivo à Cultura. É uma realização da Artepensamento (RJ), Casa Fiat de Cultura (BH), Caixa Cultural Brasília e Sesc São Paulo.
 



A segunda edição do dicionário, feito por Nivaldo Lariú, conta com mais de 1200 vocábulos, verbetes do linguajar baiano e expressões da linguagem nordestina.

 



O livro de Nivaldo Lariú reflete, por meio de suas crônicas, a capacidade de incorporar o espírito da Bahia, pelo lado do humor e criatividade.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sessão especial na Câmara Municipal de Salvador homenageia 200 Anos da Biblioteca Pública

Vereadora participou da 1ª edição do
"Tirando de Letra", no dia 13/05.
(Clique para ampliar)

No dia 3 de agosto será realizada uma Sessão Especial Pública em comemoração aos "200 anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia" na Câmara Municipal, no Plenário Cosme de Farias. A sessão é promovida pela vereadora Olívia Santana e contará com a presença de autoridades além de funcionários da Biblioteca. Todos poderão assistir à sessão, que terá início às 9h.  

200 Anos - Livros, música, teatro, palestra, livros, recital poético, bate-papo, diversão e mais livros são alguns ingredientes da comemoração dos 200 anos de abertura da primeira biblioteca pública do Brasil, marco do acesso público ao livro e à leitura. No dia 4 de agosto venha participar dessa festa:

 Programação

8h30 - Apresentação do Palhaço Sabiá, Thiago Enoque, da Cia. Obcena de Artes
 
9h - Mesa de abertura com autoridades: A Biblioteca e a acessibilidade

10h - Conferência do Prof. Doutor em Ciência da Comunicação (USP), Luis Augusto Milanesi, criador do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo. Autor de diversos livros sobre o tema, entre eles: O Que é Biblioteca, da série Primeiros Passos (Editora Brasiliense).

11h - Lançamento do livro: Biblioteca Pública do Estado da Bahia: 200 anos

15h - Apresentação da peça teatral Diferente, espetáculo inclusivo que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras). No palco, atores surdos e ouvintes do Projeto Vozes em Gesto. Texto de Claudio Simões, em co-autoria com Ivan dos Santos, Leandro Rocha e Roberto Salles.

19h - Segundo edição do bate-papo Tirando de Letra: personalidades baianas falam da importância do livro e da biblioteca em suas trajetórias. Convidados: Aninha Franco, escritora e dramaturga; Jorge Portugal, educador e apresentador de TV; Marilda Santana, cantora e professora Doutora da Ufba; Jardilina Oliveira, advogada, escritora e sexóloga; Luiza Câmera, bibliotecária, escritora e presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos; Vevé Calazans, cantor e compositor; Gabriel Francisco Maciel, o mais jovem escritor da Bahia, com 11 anos e 4 livros publicados.

20h - Recital Poético com Elisa Lucinda

20h30 - Show Cabeça de Nós Todos, com Magary Lord, Peu Meurray, Saulo Fernandes e Emerson Taquari.


Exposição virtual - "Convento da Lapa"

O Setor de Documentação Baiana realiza a exposição virtual sobre o Convento da Lapa, destacando-o como um dos cenários no episódio da Independência da Bahia e retratando sua história e arquitetura. Mensalmente, o setor disponibiliza mensalmente uma exposição intitulada “Memória Fotográfica da Bahia”. Para ter acesso às  exposições, é necessário enviar e-mail para: bpeb.sae@fpc.ba.gov.br/ bpeb.sae@gmail.com
 
Quando: até 10/08, das 08h30 às 18h

terça-feira, 26 de julho de 2011

3ª Edição do projeto "Michael Jackson, o Som é Quem Manda"

Clique para ampliar

Poeta Luís Cajazeira é convidado do curso-oficina 200 Anos de Poesia na Bahia

Cajazeira é convidado para curso-oficina
realizado na Biblioteca
Nesta sexta-feira (29) o curso-oficina 200 Anos de Poesia na Bahia terá como convidado o poeta Luís Antonio Cajazeira Ramos. Cajazeira falará sobre a origem, trajetória, estrutura do soneto e seus principais cultores desde Petrarca na Itália passando pelo português Luís de Camões, pelo baiano Gregório de Mattos no século XVII aos poetas baianos contemporâneos vivos como Maria da Conceição Paranhos, Adelmo Oliveira, Florisvaldo Mattos, além do próprio palestrante.

Luís Cajazeira, poeta baiano nascido em Salvador a 12 de agosto de 1956, é autor dos livros Fiat Breu (1996), Como se (1999), Temporal temporal (Prêmio Gregório de Mattos 2000 da Academia de Letras da Bahia) e Mais que sempre – Editora 7Letras, Riode Janeiro, 2007.
O curso-oficina, dividido em três módulos, está sendo ministrado pelo poeta Douglas de Almeida desde junho (Romantismo) e estuda a poesia baiana desde o Romantismo aos poetas modernos e faz parte da programação alusiva aos 200 anos de criação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia: 13 de maio de 1811. Este módulo (julho) está apresentando os poetas parnasianos e simbolistas baianos, a exemplo de Pedro Kilkerry e Arthur de Salles.
Para o terceiro módulo, que abordará a poesia baiana contemporânea, já está agendado o poeta José Carlos Limeira que versará acerca da poesia baiana de matriz africana.
Quando: 29 de julho (sexta-feira), às 14h

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Expressão & Movimento: Mestre Bule Bule duela com Mc's


Neide Cortizo no Encontro com o Escritor Especial

Neide com o esboço da ilustração
e produto final.
"Para este Encontro, resolvi contar a história mostrando as imagens pelo datashow e também montei uma exposição com todo o material usado durante o processo de criação do livro, como manucristos, montagens, desenhos, mudanças de títulos. Isso ajuda a dismistificar o livro e aproxima o público dele, além de mostrar que todos podem contar histórias. O que é a vida senão um monte de histórias? O Encontro com o Escritor é uma oportunidade de falar sobre o livro, a leitura e a chance de ter contato com o público" - Neide Cortizo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Independência em Debate" é encerrado pelo historiador Marcelo Siquara

Nesta sexta (22) aconteceu o último encontro do ciclo de palestras “Independência em Debate”, realizado pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA. O evento foi ministrado pelo historiador Marcelo Renato Siquara Silva que abordou o contexto da conjuntura social, econômica e política de Salvador no período da Independência da Bahia. Mestrando em historia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Marcelo Siquara levou ao público formado por estudantes do ensino médio o seu tema de estudo, que é "O cotidiano das camadas Populares de Salvador em Meio ao Processo de Independência do Brasil na Bahia". Marcelo também explicou aos presentes que o nome correto para o histórico 2 de Julho é "Independência do Brasil na Bahia", afinal o momento fez parte da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro. Foram distribúidas exemplares da edição nº 32 da Folha Literária, informativo da Fundação Pedro Calmon.

Dentre as produções bibliográficas Siquara destaca-se “O Sentinella Bahiense e o processo de independência brasileiro”. Além disto, encerra o ciclo de debate realizado desde o inicio do mês de julho, que teve como objetivo, desconstruir idéias arraigadas sobre a Independência do Brasil e da Bahia reafirmando a importância do 2 de julho para a historia do País.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Convite: Encontro com o Escritor Especial


Quando: 25/07, às 15h
Onde: Setor Infantil (térreo)

Projeto "Expressão & Movimento" aborda diversas linguagens artísticas

Durante todo o dia 25/07, acontece a 1ª edição do Expressão & Movimento, projeto que une linguagens, experiências e liberdades artísticas a fim de propagar para todos os tipos de público uma liberdade cultural e consciência do seu mundo.

A ação cultural será aberta às 10h com um papo entre artistas e convidados. Serão discutidos os novos rumos da arte produzida na Bahia e seus principais representantes e linguagens.


Um pequeno Salão de Artes Visuais com temática de Cultura Nordestina será montado para abordar  a Literatura de Cordel e um dos nomes de maior força do cenário baiano de Artes Visuais, Tarcio Vasconcelos, dividirá o espaço com Mestre Duda, da Escola de Belas Artes da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e Cristiano Senna, professor de gravura de Belas Artes.rão Em seguida, serão oferecidas oficinas rápidas de xilogravura ou monotipia, serigrafia, música e rima.


Durante a tarde o evento promove mostras de música com ritmos nordestinos e um encontro entre Bule Bule (“O Mestre Cordelista”), nosso homenageado e representante vivo de uma das mais ricas heranças do legado cultural nordestino com os MC’s,  misturarando música do nordeste com as rimas expressivas do Rap mixadas pelo DJ Genoma.

Os interessados em participar das oficinas poderão se inscrever pelo e-mail expressaoemovimento.em@gmail.com até uma hora antes do início das atividades.


Quando: dia 25/07, das 10h às 17h
Onde: Quadrilátero (térreo), Sala de Projeção Luiz Orlando,
Sala Kátia de Queiroz Mattoso, Salas 6 e 7 (3º andar)

*Programação sujeita a alteração

quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Independência em Debate" acontece na Biblioteca


No último dia 2 de Julho, os baianos saíram às ruas para festejar os 188 anos de Independência do Brasil na Bahia. Esta data também marca um espaço de expressão e homenagens aos heróis que lutaram para fazer do Brasil, um país livre dos domínios do colonizador. E, reafirmando esta importância do 2 de Julho para a história do país, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA realizará nos dias 15, 19, 20 e 22 de julho, o ciclo de palestras “Independência em Debate”, que levará historiadores e pesquisadores às bibliotecas públicas do Estado.

A primeira conferência ocorreu no dia 03 de julho, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, com o historiador Ubiratan Castro de Araújo. Ele falou sobre os fatos que marcaram o 2 de Julho, dentro do contexto de Independência da Bahia. Já se apresentaram no ciclo de palestras os historiadores Manoel Passos na Biblioteca Juracy Magalhães Jr.; André Luís da Silva Santos na Biblioteca Thales de Azevedo e nesta sexta-feira (22), às 15h, o historiador Marcelo Siquara encerrará o evento na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Para o diretor da Fundação Pedro Calmon/Secult/BA, os acontecimentos em torno da independência ainda têm muito para ser esclarecido. “Considerando os exageros que cercam o tema, podemos afirmar que no caso do Nordeste e especificamente da Bahia, a separação foi resultado de um processo muito mais complexo e por vezes violento. Para se ter uma idéia do significado do 2 de julho, é importante recuperar um pouco da história do Brasil e dos baianos no esforço para a consolidação da independência”, aponta Ubiratan Castro.

Quando: 22 de julho, às 15h
Onde: Sala Kátia de Queiroz Mattoso (3º andar)

Dicas de Leitura: Dia do Amigo

Em 1979, um decreto proposto pelo dentista argentino Enrique Ernesto Febbraro oficializava o já popular "Dia do Amigo" comemorado no dia 20 de julho e, desde então, países como o Brasil adotaram a data para homenagear aquele que sempre está por perto, independente do momento. Para celebrar este dia, a Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP)  preparou uma lista de livros sobre amizade que você pode pegar emprestado conosco ou ler na própria Biblioteca. Como diz o poeta, "abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!" - Machado de Assis

Longe é um Lugar que não Existe - Richard Bach
Há muito tempo, Rae Hansen, uma menina às vésperas de seus cinco anos, convida o amigo Richard Bach para sua festa de aniversário. Confiante, ela o espera, apesar de saber que sua casa ficava além de desertos, tempestades e montanhas... Como Richard Bach chega até lá e o presente que ele lhe dá são narrados nessa história mágica que emocionou milhões de leitores desde a primeira publicação em 1979. 






O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos
Nesta obra, a pobreza, a solidão e o desajuste social são vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.





O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
O caçador de pipas' conta a história de Amir, um afegão há muito imigrado para os Estados Unidos, que se vê obrigado a acertar as contas com o passado e retorna a seu país de origem. O ponto de partida do livro é a infância do protagonista, quando Cabul ainda não era a capital do país que foi invadido pela União Soviética, dominado pelos talibãs e subjugado pelos Estados Unidos.



Para efetuar empréstimos na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), a pessoa deve se dirigir ao  Setor de Empréstimos (lateral esquerda do prédio da Biblioteca) e apresentar RG e comprovante de residência (atualizado). Após o cadastro, você pode pegar até dois livros por 15 dias ou um livro para o vestibular por 8 dias.

Mais informações pelo telefone do Setor de Empréstimo: (71) 3117-6021. Boa leitura!

terça-feira, 19 de julho de 2011

"Queimaduras devem ser lavadas somente com água e sabão", explica sub-tenente da Salvar

A palestra sobre prevenção contra acidentes, incêndios e primeiros socorros realizada na manhã desta terça (19) pelo Corpo de Bombeiros orientou o público a como reagir em casos de risco como, por exemplo, fazer respiração boca a boca e realizar primeiros socorros.
O sub-tenente Eli, da Unidade Salvar, explicou aos ouvintes sobre como agir em casos de queimaduras, sejam elas em 1º, 2º ou 3º grau: "não se deve utilizar manteiga, gelo, óleo, banha ou qualquer substância sobre as queimaduras porque prejudica o trabalho do enfermeiro, que tem que remover o que foi aplicado, o que pode trazer mais dor ao paciente". Em casos de queimadura, é imprescindível lavar o local com água e sabão e, caso o acidente envolva algum produto químico, tirar a roupa contaminada e levar a vítima para o hospital mais próximo.
A ação cultural faz parte da comemoração ao Dia dos Bombeiros (2 de julho) e volta a acontecer no dia 26 de julho, das 10h às 12h, na Sala de Projeção Luiz Orlando.
Quando: 26/07 (terça-feira), das 10h às 12h
Onde:
Sala de Projeção Luiz Orlando - 3º andar

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Convite: Exposição "Sentimentos Transitórios", de Carla Moreira

Clique para ampliar

Quando:
Vernissage: 15 de julho, das 18h às 20h30
Visitação: 16 a 30 de julho, de seg. a sex. das 8h30 às 21h e sáb. das 8h30 às 12h

Onde: Foyer (térreo)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Aulas gratuitas sobre história e memória serão reiniciadas em agosto

Conversando com Sua História
realizado no dia 31/05
Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, o curso Conversando com sua História, em sua nona edição, vem desde o mês de maio de 2011 promovendo aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores. Com uma variedade temática e proporcionando uma máxima interação entre palestrantes e platéia o programa é uma enriquecedora oportunidade para estudantes, professores e o público conferir as mais recentes pesquisas históricas da Bahia.

Com novo calendário de datas e dia, o curso acontece a partir deste segundo semestre, às segundas–feiras e se estende até o mês de outubro, sempre na Sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris). Na estréia deste novo ciclo, o tema abordado será “Senhoras da Morte: ancestralidade africana e culto à Virgem Maria no Recôncavo Baiano”, ministrado pelo Professor Luís Cláudio Nascimento, no dia 1º de agosto. O tema busca retratar uma das mais importantes manifestações religiosas da cidade de Cachoeira, a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Segundo o professor Luiz Cláudio “será uma análise numa perspectiva antropológica dos três ritos públicos que a irmandade da Boa Morte reatualiza, todos os anos”. Além de também buscar retratar metáforas e significados simbólicos das cerimônias privativas do culto aos Orixás.

Próximas palestras -
Dentre os temas que serão abordados, entre os meses de agosto a setembro, incluem-se: no dia 8 de agosto, Patrimônio etnográfico e Arqueológico dos Terreiros de Candomblé de Salvador, ministrado pelo professor Ademir Ribeiro Junior; no dia 16 de agosto; Casamento, cabaço e cabeceira: os imaginários de gênero e da honra na Bahia dos Oitocentos, facilitado pelo Professor Ilber Ascis; no dia 22 de agosto, O gradil de ferro em Salvador no século XIX; e finalizando o mês de agosto, no dia 29, Ritual de uma farsa questionada: eleição e povo na Campanha Civilista, ministrado pelo Professor Doutor Rogério Rosa Rodrigues.

Já no mês de setembro serão debatidas temáticas como: o rádio na Era Vargas, com o Prof. Dr. Othon Jambeiro Barbosa; a história da educação na Bahia, com o Prof. Dr. José Augusto Ramos da Luz; a trajetória de Leopoldo Amaral, pela Profa. Gláucia Nielsen; e a greve geral de 1919, na Bahia, pelo Prof. Dr. Aldrin Armstrong S. Castellucci. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117- 6067 ou através do e-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br. Até final das aulas os participantes que tiverem com 75% de presença no curso receberão certificados.

Com o objetivo de rever temas analisados pela ótica de importantes historiadores e pesquisadores, o Ciclo de Debates realizará em todo o ano de 2011, entre os meses de maio e outubro, um total de 21 palestras. “Neste primeiro semestre, o Conversando Com Sua História vem cumprindo o seu papel de promover o conhecimento e o reconhecimento da História da Bahia. O público participa cada vez mais e pretendemos dar continuidade a esta metodologia aplicada na programação. A única mudança feita será no dia (agora na segunda-feira), mas sempre distinguindo o caráter diversificado e enriquecedor das abordagens”, ressalta a atual diretora do Centro de Memória da Bahia, Jacira Cristina Santos Primo.

Nova direção - Mestre em História Social e Doutoranda em História, ambas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jacira Cristina Santos Primo assumiu a direção do Centro de Memória da Bahia em junho. Com uma vasta experiência acadêmica, a atual gestora já desenvolveu diversas atividades na área, integra o Conselho editorial da revista de História da Universidade Federal da Bahia e participou do livro Estado Novo: as múltiplas faces de uma experiência autoritária (Salvador: EDUNEB, 2008), organizado por Paulo Santos Silva e Carlos Zacarias de Sena Júnior. E em dezembro de 2006 apresentou a dissertação de mestrado na UFBA com o titulo “Tempos Vermelhos: A Aliança Nacional Libertadora e a Política Brasileira (1934-1937)”. Atualmente está concluindo sua tese “Nas fileiras do Sigma: os integralistas e a política brasileira na década de 30”, orientado pelo Doutor em História pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor da UFBA, Antonio Luigi Negro.

"O Centro de Memória da Bahia, com sua nova atribuição de tornar-se um núcleo de História e Memória, realizará novos projetos, que resultarão em produção intelectual voltada para a área de História, como a organização de eventos, lançamento de livros e revistas especializadas. Enquanto mantenedor de acervos privados de governadores e personalidades públicas, o Centro de Memória da Bahia permanece recebendo o público interessado na pesquisa histórica sobre a Bahia e seus governantes”, afirma a diretora.   

Até o momento, o curso já debateu 8 (oito) temas, que foram abordados entre os meses de maio e junho. As palestras caracterizadas pela diversidade temática trouxeram assuntos como: A história da Igreja e Convento de São Francisco, A pintura religiosa em Salvador (1790-1850), escravidão em Salvador na primeira metade do século XVII, discursos sobre o negro na imprensa baiana, entre outros.

Quando: 1º de agosto, às 17h
Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock é lembrado na Biblioteca

Clique para ampliar
O projeto Música no Áudio, do Setor de Audiovisual, através de Vinil / VHS / DVD e imagens, apresenta a mostra "Aumenta que isso aí é: Rock and Roll", em homenagem ao Dia Mundial do Rock, 13 de Julho, prestigiando esse estilo musical ao som de intérpretes do rock nacional como: Raul Seixas, Rita Lee, Cazuza, Barão Vermelho, Titãs, Legião Urbana, Lobão, Blitz, Mutantes entre outros.

Quando: de 13 a 31 de julho, das 08h30 às 18h
Onde: 3º andar

terça-feira, 12 de julho de 2011

"Cerca de 70% a 80% das ligações que recebemos são trotes", afirma Corpo de Bombeiros em palestra

Sargento Limoeiro explica como
realizar os primeiros socorros
A palestra sobre prevenção contra acidentes, incêndios e primeiros socorros realizada na manhã desta terça (12) pelo Corpo de Bombeiros orientou o público a como reagir em casos de risco como por exemplo, como fazer respiração boca a boca e realizar primeiros socorros. O Sargento Limoeiro ainda comentou sobre a dificuldade que às vezes o Corpo de Bombeiros enfrenta para chegar aos locais solicitados: "tem o trânsito, as vias que não são muito bem organizadas e, principalmente, os trotes, que representam cerca de 70% a 80% das ligações que recebemos. Muitas vezes uma equipe de resgate é deslocada para uma atividade que na verdade não existe".
A ação cultural faz parte da comemoração ao Dia dos Bombeiros (2 de julho) e volta a acontecer nos dias 19 e 26 de julho, das 10h às 12h, na Sala de Projeção Luiz Orlando.
Quando: 19 e 26/07 (terças-feiras), das 10h às 12h
Onde:
Sala de Projeção Luiz Orlando - 3º andar

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Estágio na Biblioteca

Exposição "Sentimentos Transitórios" retrata o universo feminino

Clique para ampliar
A partir do dia 15 de julho, estará no foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia a exposição "Sentimentos Transitórios". A mostra reune 10 pinturas da estudante, concluinte do curso de Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia, Carla Moreira. A mostra propõe um olhar reflexivo para a sensibilidade feminina em diálogo com seu espaço e tempo, considerando que as emoções vividas ao extremo podem ser refletidas e reproduzidas pelo corpo, tornando o estado sensível e o sujeito um só, quando a distinção entre sujeito e objeto desaparece, restando à representação sólida do sentimento. 

Quando: de 15 a 31 de julho, das 08h30 às 21h
Onde: Foyer (térreo)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Prevenção contra acidentes e incêndios" é tema de palestras em julho

Clique para ampliar
Em comemoração ao Dia dos Bombeiros (2 de julho), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia realiza em parceria com o Corpo de Bombeiros palestras de prevenção contra acidentes, incêndios e primeiros socorros. O Corpo de Bombeiros se destaca atuando no combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e auxílio à comunidade, além de ações de caráter preventivo.  
Quando: 12/07 (terça-feira), das 10h às 12h
Onde:
Sala de Projeção Luiz Orlando - 3º andar

Convite: "Encontro com o Escritor Especial" com Neide Cortizo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Exposição "Heróis Urbanos" relembra tragédia do Beco do Frazão

Clique para ampliar
Em homenagem ao Dia do Bombeiro (02/07) a Biblioteca Pública do Estado da Bahia em parceria com o Comando de Operações de Bombeiros Militares, apresenta exposição com 20 painéis que relatam a tragédia do Beco do Frazão, em 1935, e do cenário de alagamentos, desabamentos e deslizamentos ocorridos na mesma época. 
Quando: De 01 a 13/07, das 08h30 às 21h
Onde: Foyer (térreo)

Biblioteca Pública do Estado da Bahia: Referência da Memória Cultural Baiana

Clique para ampliar
A Subgerência de Periódicos, dando continuidade à comemoração dos 200 anos da Biblioteca Pública do Estado de Bahia, expõe sua coleção de periódicos raros e valiosos datados dos séculos XIX e XX (revistas e jornais), fonte documental de pluralidade de saberes. 
Quando: de 04 a 31 de julho, das 08h30 às 21h.
Onde: Sala de Exposição (1º andar)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Encontro com o Escritor Especial com Neide Cortizo acontece na Biblioteca Pública

O Encontro com o Escritor, projeto da Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP) e da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, realizado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, recebe no dia 25 de julho, 15h, a escritora e ilustradora de livros infantis Neide Cortizo. Em 2009, Neide recebeu sua terceira menção honrosa em poesia no Prêmio OFF FLIP de Literatura - Categoria Nacional/ Exterior (Parati), com o conjunto de poemas intitulado Volátil, Disperso. Esses poemas farão parte da coletânea que será lançada pela FLIP em agosto deste ano.

Neide Cortizo também realiza oficinas (particulares e em ONGs) relacionadas à criação, às construções plásticas e à memória individual e coletiva, tendo como base suas trocas, construções e reconstruções.

Encontros -
Desde 2002 divulgando o trabalho de escritores baianos o projeto “Encontro com o Escritor” vem se consolidando na Bahia. Sendo um importante exemplo de valorização do escritor local, estabelecendo mais um elo de aproximação do autor e sua obra junto à sociedade em geral. O que se fortaleceu, ainda mais, com a publicação, no ano de 2010, do livro “Encontro com o Escritor 2002 – 2009”, obra que reúne 55 autores dos mais variados gêneros literários.

Onde: Setor infantil (térreo)
Quando: 25/07, às 15h

Cine Psiqueer discute filmes sobre sexualidade e cultura

No dia 8 de julho a primeira mostra do "Cine Psiqueer" exibe o filme "Orações para Bobby". Desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Debates em Psicologia e Teoria Queer, o projeto tem como objetivo discutir formas e estratégias das identidades sexuais não-heterossexuais a fim de reduzir o preconceito.
Os encontros, que acontecerão mensalmente até dezembro, acontecem todas as segundas sextas-feiras do mês (com exceção de dezembro, que acontece dia 16). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do grupo. Os participantes que frequentarem mais de 80% dos encontros receberão certificado expedido pela UFBA / IHAC - Instituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santos.
Confira a sinopse e ficha técnica do filme "Orações para Bobby"
Sinopse
Este é um filme baseado na história verídica de um jovem homossexual, que aos 20 anos suicida-se. A sua mãe, “Mary Griffith”, interpretada por Sigourney Weaver, a senhora dos ELIEN, sabedora da sexualidade do filho acredita “curar” o filho com base na religião e terapias, para quatro anos depois (1979) Bobby lançar-se de uma ponte.
Ficha técnica
Título: Orações para Bobby
Lançamento: 2009
Direção: Russell Mulcahy
Atores: Sigourney Weaver, Henry Czerny, Ryan Kelley, Dan Butler, Austin Nichols, Carly Schroeder, Shannon Eagen, Scott Bailey, Rebecca Louise.
Duração: 93 min
Gênero: Drama

Quando: 08/07 (sexta-feira), das 17h30 às 21h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

11º Tabuleiros da Bahia é realizado na Biblioteca

Acontece no próximo domingo, dia 10 de Julho, das 10 às 16 horas, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, o 11º Tabuleiros da Bahia: encontro regional sobre jogos de tabuleiro em Salvador.

O Tabuleiros da Bahia é um evento mensal que pretende proporcionar ao público baiano o acesso gratuito aos jogos de tabuleiro de vários colecionadores locais. Durante os eventos, os colecionadores disponibilizam seus jogos para que os freqüentadores possam conhecer suas mecânicas de funcionamento, mediante a assistência do próprio dono do jogo, ou outro jogador que conheça suas regras. Não é necessário possuir jogos de tabuleiro para participar do evento, qualquer pessoa tem livre acesso e a entrada é gratuita. Mais informações: http://tabuleirosdabahia.blogspot.com/  e http://twitter.com/tabuleirosbahia

Onde: 1º andar 
Quando: 10 de julho, das 10h às 16h

Curso & Oficina - Bahia 200 anos de poesia

O curso oficina tem como objetivo traçar uma panorâmica da poesia baiana de 1811 aos dias atuais, com suas escolas literárias, a vida e a obra dos seus escritores mais significativos, bem como, estudar e exercitar as diversas e distintas formas de interpretar – cenicamente – um poema. Com duração total de três meses (junho, julho e agosto de 2011), a poesia baiana será abordada no contexto dos séculos XIX, XX e XXI, mais precisamente de 1811 a 2011, retratando o mesmo período de vida da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Ao final, será apresentado um recital em duas partes. Inscrições abertas para o Módulo II até o dia 07/07 (quinta-feira).
Cronograma do curso:
MÓDULO II (Julho): Simbolismo e Parnasianismo Baiano
PUBLICO ALVO: poetas, cordelistas e atores já com experiência na arte de recitar poemas
VAGAS: 30
RESPONSÁVEL: Jorge Douglas Reis de Almeida
INSCRIÇÕES PELO E-MAIL: douglaspoeta@yahoo.com.br
INFORMAÇÕES: (71) 3117-6079/6041
- Sala 07 - 3º andar
2as e 6as feiras, das 14h às 16h

sexta-feira, 1 de julho de 2011

2 de Julho: Um Marco na História da Bahia

Em comemoração a data mais importante da Bahia (2 de julho), a Subgerência de Informação e Atendimento ao Público realiza a exposição "2 de Julho: Um Marco na História da Bahia", que traz a história da independência através do acervo dos setores de empréstimo, pesquisa e referência.

Biblioteca Anísio Teixeira - Também como parte das comemoraçãoes ao 2 de Julho, a Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento) abrirá suas portas das 9h às 17h, para abertura da exposição "Heroínas da Independência da Bahia", mostra  que homenageia as mulheres que lutaram pela Independência do Brasil na Bahia: Maria Felipa, Maria Quitéria, Joana Angélica e as lendárias Caretas de Saubara, representantes do Recôncavo Baiano. Imagens revelarão a representação popular sobre essas mulheres, como a figura da Cabocla, que une história e religiosidade.

Onde: Setores de Pesquisa, Referência e Empréstimo (térreo)
Quando: de 01 a 30 das 08h30 às 21h