• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Aulas gratuitas sobre história e memória serão reiniciadas em agosto

Conversando com Sua História
realizado no dia 31/05
Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, o curso Conversando com sua História, em sua nona edição, vem desde o mês de maio de 2011 promovendo aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores. Com uma variedade temática e proporcionando uma máxima interação entre palestrantes e platéia o programa é uma enriquecedora oportunidade para estudantes, professores e o público conferir as mais recentes pesquisas históricas da Bahia.

Com novo calendário de datas e dia, o curso acontece a partir deste segundo semestre, às segundas–feiras e se estende até o mês de outubro, sempre na Sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris). Na estréia deste novo ciclo, o tema abordado será “Senhoras da Morte: ancestralidade africana e culto à Virgem Maria no Recôncavo Baiano”, ministrado pelo Professor Luís Cláudio Nascimento, no dia 1º de agosto. O tema busca retratar uma das mais importantes manifestações religiosas da cidade de Cachoeira, a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Segundo o professor Luiz Cláudio “será uma análise numa perspectiva antropológica dos três ritos públicos que a irmandade da Boa Morte reatualiza, todos os anos”. Além de também buscar retratar metáforas e significados simbólicos das cerimônias privativas do culto aos Orixás.

Próximas palestras -
Dentre os temas que serão abordados, entre os meses de agosto a setembro, incluem-se: no dia 8 de agosto, Patrimônio etnográfico e Arqueológico dos Terreiros de Candomblé de Salvador, ministrado pelo professor Ademir Ribeiro Junior; no dia 16 de agosto; Casamento, cabaço e cabeceira: os imaginários de gênero e da honra na Bahia dos Oitocentos, facilitado pelo Professor Ilber Ascis; no dia 22 de agosto, O gradil de ferro em Salvador no século XIX; e finalizando o mês de agosto, no dia 29, Ritual de uma farsa questionada: eleição e povo na Campanha Civilista, ministrado pelo Professor Doutor Rogério Rosa Rodrigues.

Já no mês de setembro serão debatidas temáticas como: o rádio na Era Vargas, com o Prof. Dr. Othon Jambeiro Barbosa; a história da educação na Bahia, com o Prof. Dr. José Augusto Ramos da Luz; a trajetória de Leopoldo Amaral, pela Profa. Gláucia Nielsen; e a greve geral de 1919, na Bahia, pelo Prof. Dr. Aldrin Armstrong S. Castellucci. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117- 6067 ou através do e-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br. Até final das aulas os participantes que tiverem com 75% de presença no curso receberão certificados.

Com o objetivo de rever temas analisados pela ótica de importantes historiadores e pesquisadores, o Ciclo de Debates realizará em todo o ano de 2011, entre os meses de maio e outubro, um total de 21 palestras. “Neste primeiro semestre, o Conversando Com Sua História vem cumprindo o seu papel de promover o conhecimento e o reconhecimento da História da Bahia. O público participa cada vez mais e pretendemos dar continuidade a esta metodologia aplicada na programação. A única mudança feita será no dia (agora na segunda-feira), mas sempre distinguindo o caráter diversificado e enriquecedor das abordagens”, ressalta a atual diretora do Centro de Memória da Bahia, Jacira Cristina Santos Primo.

Nova direção - Mestre em História Social e Doutoranda em História, ambas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jacira Cristina Santos Primo assumiu a direção do Centro de Memória da Bahia em junho. Com uma vasta experiência acadêmica, a atual gestora já desenvolveu diversas atividades na área, integra o Conselho editorial da revista de História da Universidade Federal da Bahia e participou do livro Estado Novo: as múltiplas faces de uma experiência autoritária (Salvador: EDUNEB, 2008), organizado por Paulo Santos Silva e Carlos Zacarias de Sena Júnior. E em dezembro de 2006 apresentou a dissertação de mestrado na UFBA com o titulo “Tempos Vermelhos: A Aliança Nacional Libertadora e a Política Brasileira (1934-1937)”. Atualmente está concluindo sua tese “Nas fileiras do Sigma: os integralistas e a política brasileira na década de 30”, orientado pelo Doutor em História pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor da UFBA, Antonio Luigi Negro.

"O Centro de Memória da Bahia, com sua nova atribuição de tornar-se um núcleo de História e Memória, realizará novos projetos, que resultarão em produção intelectual voltada para a área de História, como a organização de eventos, lançamento de livros e revistas especializadas. Enquanto mantenedor de acervos privados de governadores e personalidades públicas, o Centro de Memória da Bahia permanece recebendo o público interessado na pesquisa histórica sobre a Bahia e seus governantes”, afirma a diretora.   

Até o momento, o curso já debateu 8 (oito) temas, que foram abordados entre os meses de maio e junho. As palestras caracterizadas pela diversidade temática trouxeram assuntos como: A história da Igreja e Convento de São Francisco, A pintura religiosa em Salvador (1790-1850), escravidão em Salvador na primeira metade do século XVII, discursos sobre o negro na imprensa baiana, entre outros.

Quando: 1º de agosto, às 17h
Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)

0 comentários:

Postar um comentário