• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dica Cultural: Exposição "OcupAção" na galeria do Goethe-Institut

Performance integra programação da OcupAção
Entre performances, instalações, pinturas e colagens, nasceu a exposição coletiva OcupAção, a partir de inquietações comuns das artistas Roberta Nascimento, Talitha Andrade e Tina Melo, onde estas abordam o mal estar urbano vivenciado na contemporaneidade. Arte e política se aliam na proposta para falar de questões que incomodam não apenas as autoras, mas também a maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades. A mostra ocupará a galeria do Goethe-Institut/ICBA, com coquetel de abertura em 1º de agosto (quinta-feira), às 19 horas, quando será realizada a performance Agente se liga em você!. A visitação, gratuita, segue durante todo o mês, com uma programação formativa em paralelo. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2012, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Em suas trajetórias artísticas, Talitha, Tina e Roberta têm em comum a discussão e o questionamento de aspectos da sociedade em que estamos inseridos, fruto do sistema econômico, cultural e social vigente. Dentre eles, o consumismo exacerbado, mídia como elemento de manipulação das massas, falta de acesso a bens culturais e da educação para a maioria, distribuição de renda desproporcional, falta de segurança pública, violências contra a mulher, solidão urbana, repressão e preconceito racial.

OcupAção irá abordar os problemas que nos atingem histórica e cotidianamente de forma crítica. Além disso, faz parte de um pensamento que percebe a arte como ferramenta de transformação, para questões que envolvem pessoas de diversos credos e culturas, mas que são abatidas pelos mesmos mecanismos que não funcionam na sociedade. Para realização das intervenções, o espaço da galeria do Goethe-Institut/ICBA terá a aparência temporariamente alterada, coberta em parte por jornais e pinturas na parede, como também em áreas para interação do público – que poderá registrar suas impressões num espaço reservado.

Na programação de ações de formação, oficinas e debates terão participação de artistas locais, representantes de algumas das linguagens artísticas contemporâneas de maior expressão, e presentes nas grandes metrópoles. A arte aqui é utilizada como forma de atrair olhares e consciências para questões que afligem a cidade. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada oficina, preenchidas de acordo a com a ordem de recebimento das inscrições. Os interessados deverão enviar e-mail para o endereço eletrônico exposicaocupacao@gmail.com, informando o nome completo, RG, data de nascimento, telefone para contato e atividade que deseja participar (consultar programação). Poderão também se inscrever presencialmente, na secretaria do ICBA, de segunda a sexta, no horário comercial. As inscrições para as oficinas se encerram em 31 de julho. Já as mesas de debates terão acesso livre, respeitando a capacidade de assentos do local.

Exposição OcupAção
Onde: Galeria do Goethe-Institut/ICBA – Corredor da Vitória
Abertura: 1º de agosto (quinta-feira), 19h
Visitação: 1º a 31 de agosto, segunda a sexta, 9h às 18h30; sábado, 9h às 13h
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 8773-1729 | (71) 8188-4561
Apoio financeiro: FUNCEB/ FCBA/ SecultBA/ Sefaz

0 comentários:

Postar um comentário