• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dica de Leitura: Charles Dickens


Foto: Wikipedia
Hoje é dia de festa no mundo literário: há 200 anos nascia Charles Dickens, o mais célebre romancista da era vitoriana (1837-1901), quando o romance se tornou o gênero principal da Literatura Inglesa.

Dickens nasceu no condado de Hampshire, na Inglaterra. Vindo de família pobre, chegou a trabalhar em uma fábrica de graxa de sapatos antes de estrear sua carreira de escritor. A exploração do trabalho da classe operária se tornaria, mais tarde, tema frequente de suas obras, que são marcadas pelo humor e pela crítica social. Começou a escrever profissionalmente em 1832 como repórter do jornal Morning Chronicle, onde passou a publicar crônicas humorísticas assinando com o pseudônimo de “Boz”, mas só alcançou a fama em 1838, com a repercussão da série Pickwick.

Com o passar dos anos, suas obras se tornariam ainda mais críticas em relação às instituições inglesas, como no romance Tempos Difíceis. Adaptado para o cinema em 1988 com produção portuguesa de João Botelho, Tempos Difíceis é um livro de ideias sobre a sociedade do seu tempo. Outras obras também foram levadas às telonas, como Canção de Natal e David Copperfield, um de seus livros mais conhecidos:

                            Trailler do filme David Copperfield, em inglês. 


Para quem quiser viajar pelo mundo de Charles Dickens, a Biblioteca Pública disponibiliza os seguintes livros para empréstimo:

- O Abismo
- Uma Aventura de Natal e Outros Contos
- As Aventuras do Sr. Pickwick
- Canção de Natal
- A Casa Soturna
- David Copperfield
- Tempos Difíceis

Mais informações:
Setor de Empréstimo – (71) 3117-6021.