• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dicas de Leitura


A Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP)  preparou uma lista de livros que você pode pegar emprestado conosco ou ler na própria Biblioteca. Em destaque, "Amy Winehouse" (foto), uma biografia escrita por Chas NewKey Barden, e "Modernidade Líquida", de Zygmund Bauman.

Para efetuar empréstimos na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), a pessoa deve se dirigir ao  Setor de Empréstimos (lateral esquerda do prédio da Biblioteca) e apresentar RG e comprovante de residência (atualizado). Após o cadastro, você pode pegar até dois livros por 15 dias ou um livro para o vestibular por 8 dias.

Mais informações pelo telefone do Setor de Empréstimo: (71) 3117-6021. Boa leitura!


  • Amy Winehouse - Chas NewKey Barden

Este livro começa a traçar a história de Amy a partir de sua família. A biografia escrita pelo jornalista britânico Chas Newkey-Burden conta ao leitor não só os escândalos da cantora, mas também a época de anonimato, as influências, as escolas artísticas que a formaram, além de trazer críticas dos jornais.
  • Modernidade Líquida - Zygmund Bauman
A modernidade imediata é 'leve', 'líquida', 'fluida' e mais dinâmica que a modernidade 'sólida' que suplantou. A passagem de uma a outra acarretou mudanças em todos os aspectos da vida humana. Nesta obra, o autor procura esclarecer como se deu essa transição e auxiliar o leitor a repensar os conceitos e esquemas cognitivos usados para descrever a experiência individual humana e sua história conjunta, fazendo uma análise das condições cambiantes da vida social e política.
  • Não matem as flores - Johannes Simmel
Narrativa que conta as aventuras de um advogado de sucesso, que, no auge de uma crise de tédio, viaja a Viena, onde adquire nova personalidade. Intercalam-se na história atentados racistas, histórias de amor nada convencionais e surpreendentes atos de humanidade.
  • Modernidade sem rosto - Adroaldo Belens
Em “modernidade sem rostos”, Adroaldo Belens nos revela uma face da historia  soteropolitana até então muito pouco conhecida. A implantação da telefonia na cidade de Salvador, entre 1881 e 1924, “[...] contribuiu decisivamente para promover mudanças no comportamento dos citadinos e do desenho urbano de Salvador [...]”, promovendo, contudo, o fortalecimento das classes dominantes da época que, ao adquirirem seus aparelhos, ampliaram a capacidade de comunicação, utilizando esse ganho para intensificar o controle social sobre as camadas populares da velha Bahia.

    • Identidade vacilante - Fabíola Kalil

    O livro busca identificar os impactos das tecnologias e dos suportes de informação na atividade editorial através da história, aborda o conceito de editor desde suas origens e a evolução da atividade editorial na Europa, especialmente a partir de Gutenberg e levanta aspectos sobre o surgimento das primeiras editoras e as práticas editoriais no Brasil e na Bahia, para apontar alterações e demandas provocadas pelas novas tecnologias e a criação dos cursos de Comunicação/editoração no Brasil. 

    Exposição da Subgerência de Periódicos retrata Jorge Amado jornalista

    Ainda em comemoração ao Dia da Imprensa (10/9) e ao Centenário de Jorge Amado (1912-2012), o Setor de Periódicos da Biblioteca Pública do Estado (Barris) prorrogou até o dia 31 de outubro a exposição dos títulos do acervo de periódicos raros, valiosos e contemporâneos sobre a atuação de Jorge Amado como jornalista.

    São textos escritos pelo escritor em atividade jornalística para a seção Hora da Guerra, do jornal O Imparcial, datados da década de 1940, além das revistas A Cigarra, Nossa América, Isto É e Marie Claire, que destacam o autor em suas reportagens e entrevistas, nas décadas de 1960 a 1990.

    “Os periódicos são documentos primários, fonte inesgotável de informações, onde estão registrados fatos do cotidiano, do passado e do presente, que servirão de instrumento de pesquisa para o futuro”, destaca Arlete Sodré Nunes, subgerente do Setor de Periódicos da Biblioteca.

    Para além da exposição, Arlete Nunes informa que possui um acervo grandioso onde são encontrados periódicos dos séculos XVIII e XIX até a presente data. Segundo a subgerente a seção é composta pelos setores de Jornais Correntes, Revistas Correntes, Recortes e Periódicos Raros e Valiosos, além de uma sala de exposições onde a cada mês são expostos periódicos de seu acervo, com uma temática específica.

    Origami – Outra exposição no Setor de Periódicos valoriza o trabalho de artistas que reutilizam o papel jornal para a confecção de materiais decorativos, os origamis. Com uma ideia na cabeça e papel nas mãos de repente surge uma baleia, uma flor, um pássaro, um avião... É Origami, a arte japonesa de dobrar o papel. A Biblioteca Pública do Estado (Barris) está sediando no Setor de Periódicos, até o final de outubro, a exposição Arte Origami com objetos feitos pelos artistas Isis Fófano Gama, Echel Antonio da Silva Perez e Carolina Vieira Pinto, estudantes da UFBA, com papel reciclado.

    Quando: Até dia 31 de outubro, das 8h30 às 21h.
    Onde: Setor de Periódicos da Biblioteca Pública do Estado – Barris (1º andar)

    quinta-feira, 29 de setembro de 2011

    Exposição "Prata da Casa" homenageia o servidor público


    Coleção Manoel Tranquilino Bastos é exposta na Biblioteca


    De 20 a 31 de outubro, a Subgerência de Obras Raras e Valiosas irá expor a coleção de Manoel Tranquilino Bastos, baiano cachoeirense, compositor e destacado professor de música. Manoel foi um importante descobridor e formador de talentos que o ajudaram a disseminar, na Bahia, o gosto pela boa música. Criador e incentivador de Bandas e Sociedades Filarmônicas, o músico deixou um expressivo legado nos diversos gêneros musicais, parte deste, sob a guarda da Biblioteca Pública.

    Onde: Sala de Exposição do 2º andar
    Quando: 20 a 31/10, das 08h30 às 18h

    quarta-feira, 28 de setembro de 2011

    Setor Infantil realiza 2ª edição do Projeto "Tecendo Caminhos para a Leitura"

    No mês de outubro, o Setor Infantil dará continuidade ao projeto "Tecendo Caminhos para a Leitura ", aprovado pelo BNB de Cultura – edição 2010. A atividade visa o incentivo à leitura, integração, criatividade e educação ambiental e consiste na confecção de livros em tecido, nos quais serão colocados as ilustrações e os textos elaborados por crianças. Para participar, a Instituição de Ensino precisa entrar em contato com o Setor Infantil  através do telefone 71 3117-6093 e agendar as visitações. As vagas são limitadas!

    Oficineiras: Rita Telles e Edna Melo
    Quando: 03, 10, 17 e 24, das 14h às 17h
    Onde: Setor Infantil (térreo)

    Perdeu seu documento na Biblioteca? Venha buscar!

    A Subgerência de Periódicos encontrou nesta semana documentos pessoais deixados por usuários no Setor de Jornais Correntes (1º andar). Os usuários poderão retirar seus documentos no Gabinete (3º andar), das 9h às 17h.

    Relação de documentos pessoais: 
    • Ademário Teles dos Santos
    • Altamira Castro de Almeida
    • Edilton Correia 
    • Elcir Rodrigues Melo
    • Elis Cley Nunes Barrozo
    • Luís Geraldo Figueiredo Andrade
    • Mario de Freitas Jatobá
    • Rosana Maria Souza Neves Luz
    • Rosimeire Pereira dos Santos
    • Sandro Francisco Santos de Jesus
    • Vanda Maria Almeida de Queiroz
    • Virgílio Antônio Gonçalves e Castro

    terça-feira, 27 de setembro de 2011

    Livros e leitura na Praça do Campo Grande



    Com o objetivo de divulgar escritores baianos e incentivar o hábito da leitura nos soteropolitanos, a Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon/SecultBA promoverá no dia 2 de outubro (domingo), das 9h às 17h, mais uma Feira de Livros, na tradicional Praça do Campo Grande, no Centro de Salvador. Durante todo dia, baianos e turistas poderão ter acesso a livros publicados pelo Governo do Estado, que estarão disponíveis a preços promocionais. Dessa vez, a Feira também contará com a participação da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), Livro. Com, Bazar 23 e a Casa de Cinema.  

    Além dos livros, os visitantes da Feira contam com sessão de autógrafos de autores baianos, a exemplo do cartunista e escritor, Antonio Cedraz, com o seu mais recente trabalho, Lendas e Mistérios Volume II. Neste livro, a Turma do Xaxado contracena com grandes figuras do Folclore Brasileiro: a Comadre Florzinha, o Lobisomem, o Homem do Saco (Papa-figo), o Boitatá, a Cabeça de Cuia, Iara e o Anão dos Trilhos.  

    Quem também marcará presença na Feira é o escritor e jornalista Luiz Afonso, com o romance Bye Bye Babilônia, livro lançado em 2010, que retrata a história de um grupo de insurgentes do caos urbano que migram do litoral para a Chapada Diamantina, em busca de reconciliação com a natureza.

    Jornada, FLICA e Bienal – A Fundação Pedro Calmon/SecultBA apóia e participa de mais três grandes eventos literários na Bahia: a Jornada de Leitura, no município de São Felipe, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro; a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), entre os dias 11 e 16 de outubro; e a 10ª Bienal do Livro da Bahia, que movimentará o Centro de Convenções da Bahia, de 28 de outubro a 6 de novembro.


    Quando: 2/10, das 9h às 17h
    Onde: Praça do Campo Grande (Centro de Salvador)

    Oficina Artística: Viva a Primavera

    Para celebrar a chegada da Primavera, o Setor Infantil promove a oficina artística "Viva a Primavera", ministrada por Rita Telles e Edna Melo. Explorando a criatividade e imaginação, as crianças confeccionarão um marcador de livro em forma de flor, após leitura da história “A Margarida Friorenta”, de Fernanda Lopes de Almeida.


    Oficineiras: Rita Telles e Edna Melo
    Onde: Setor Infantil (térreo)
    Quando: dia 28, às 15h

    segunda-feira, 26 de setembro de 2011

    Negros e mestiços formavam classe operária do período de 1919


    "Prisão, tortura e deportação eram alguns dos métodos de opressão utilizados pelos governantes baianos para reprimir as grandes greves ocorridas no Brasil, no período de 1917 a 1919, época de pós guerra”, afirmou o professor Aldrin Armistrong Silva Castelluci, em palestra no Curso Conversando com sua História ocorrido na tarde desta segunda-feira, na sala Kátia Mattoso, da Biblioteca Pública do Estado. O palestrante que destacou ainda a parcialidade da mídia  do período e a divergência dos partidos políticos nas disputas eleitorais como também, a decadência econômica do estado, devido a crise nas industrias açucareira como fatores que contribuíram para o 'boom' da greve de 1919. “A competição entre as oligarquias era tão forte que em 1912, a Bahia foi bombardeada para que se consolidasse o governo de J.J SEABRA”, disse o professor Aldrin Armistrong.

    Perfil- De acordo com o professor Aldrin, a classe operária era formada por negros e mestiços que herdaram a pobreza e as péssimas condições de trabalho, da época do Brasil escravista. “Diferente de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e da região do sul do Brasil, que entre 1870 e 1920 receberam milhões de emigrantes europeus para trabalhar nas indústrias cafeeiras, na Bahia não houve isso e a atividade açucareira, onde girava a economia do estado se encontrava em momentos de decadência”, afirma o professor.

    Elogio - O professor destacou o trabalho desenvolvido pela Biblioteca Pública do Estado e sua importância no avanço das pesquisas acadêmicas na Bahia ressaltando competência na disponibilização de materiais e o atendimento oferecido pelos funcionários ao publico. “Tenho muito carinho por esta Instituição! Aqui pude complementar e encontrar arquivos que não encontraria em outros lugares. Além de ótimo tratamento oferecido aos pesquisadores. Esta casa esta de parabéns”, elogia Aldrin.

    Atenção - No próximo Encontro do Curso Conversando com sua História, do Centro de Memória da Bahia haverá uma alteração na temática. Por motivos de agenda, a próxima palestra, marcada para o dia 3 de outubro será “Bibliofilia e marginalia: relações curiosas” proferida pela professora Graça Catalino.

    Palestra: “A inclusão é para você também?” com Cláudia Werneck

    "Há pessoas que para esconder seu preconceito trata a pessoa com deficiência com extremo carinho. A lógica é: quanto mais carinho eu dê, menos ela vai perceber que eu a estou discriminando. Expressões de extremo afeto, de extrema delicadeza exigem muita atenção. É bastante indelicado falar isso mas a verdade é que nós temos nos esforçado muito mais para disfarçar o nosso ímpeto de discriminar do que aprender a não discriminar." - Cláudia Werneck, jornalista e superintendente da Escola de Gente.

    Saiba mais sobre o projeto "Estratégias para a Inclusão", uma iniciativa do projeto de sustentabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

    Palestra “Acessibilidade: Estratégia para a Inclusão” com Manuel Aguiar

    "A deficiência carrega em si um duplo estigma: o de ser considerado institucionalmente ainda incapaz e nós, que discutimos a inclusão, colocarmos o deficiente como pessoas que não aprendem, porque achamos que elas têm que aprender no nosso ritmo.  Afinal, o que é ser diferente, hein? Quem é igual nessa plateia? O que é ser "deficiente"?" - Manuel Aguiar, Coord. do Comitê de Acessibilidade e Inclusão na Chesf.

    Saiba mais sobre o projeto "Estratégias para a Inclusão", uma iniciativa do projeto de sustentabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

    Prorrogado prazo para inscrições nos prêmios de publicação e humor gráfico da Fundação Pedro Calmon


    As inscrições para os prêmios:  Hera de Publicação e  Humor Gráfico: o fim e a continuidade do livro, da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), foram prorrogadas até o próximo dia 7 de outubro. O edital adiando a entrega dos trabalhos foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (22).

    Agora os interessados em concorrer a um total de R$ 35 mil (trinta e cinco mil reais) em premiação investidos pelo Governo do Estado terão aproximadamente 15 dias para se preparar.

    As obras deverão ser protocoladas diretamente na sede da Fundação Pedro Calmon, Av. Sete de Setembro, 282, Edf. Brasilgás, Sala 605, Centro, Salvador, 40.060-001, das 9h às 17h, ou por via postal com Aviso de Recebimento (AR). Os interessados poderão verificar o edital completo no endereço: http://www.fpc.ba.gov.br/node/1547. As dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser esclarecidas através do endereço eletrônico: dll.fpc@fpc.ba.gov.br ou no telefone 71 3116-6922 /6923.

    O Prêmio Hera contemplará com 10 mil reais o melhor livro de autor baiano publicado de janeiro a dezembro de 2010, em qualquer gênero e, com 5 mil cada, as duas melhores dissertações sobre literatura defendidas (mas não publicadas em livro) no mesmo ano. O prêmio total disponibilizado para este Edital será de R$20 mil (vinte mil reais).

    Já o Prêmio de Humor Gráfico vai contemplar os três melhores trabalhos nos gêneros cartum, HQ, charge, tira ou caricatura, com o tema “O fim e a continuidade do livro”. O primeiro colocado receberá 7 mil reais, o segundo, 5 mil, e o terceiro, 3 mil, além de integrar uma exposição com os 30 melhores trabalhos, na X Bienal do Livro da Bahia. O prêmio total disponibilizado para este Edital será de R$15 mil (quinze mil reais).

    Elaborados pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), os dois prêmios têm, por um lado, o objetivo de fomentar a produção editorial no Estado e, por outro, refletir sobre a condição do livro em nossa época, caracterizada por instituir novas tecnologias e sepultar a tradição. 

    sexta-feira, 23 de setembro de 2011

    Parabéns ao Blog da Biblioteca Pública do Estado da Bahia!


    Nesta sexta-feira o nosso Blog faz um ano! Queremos agradecer a todos os internautas baianos, brasileiros, estadunidenses, portugueses, alemães, russos, canadenses, argentinos, húngaros, espanhois e angolanos que interagem conosco lendo, escrevendo e divulgando a nossa página. Vocês nos motivam e dão razão ao nosso trabalho. Ao todo, são 302 postagens e 30 mil acessos.

    Referência - Em agosto, o Blog foi citado como exemplo por um palestrante do Rio de Janeiro, cujo tema foi Bibliotecas Públicas e as Redes Sociais no XXXIV CONGRESSO DE BIBLIOTECONOMIA, em Maceió (AL). Ainda em agosto, participamos da pesquisa sobre Webmarketing nas Bibliotecas Públicas Estaduais Brasileiras, feita por Mariana Dornelles Vargas, graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS)

    In Friday our blog for a year! We want to thank all the surfers from Bahia, Brazil, American, Portuguese, German, Russian, Canadian, Argentine, Hungarian, Spanish and Angolans who interact with us reading, writing and disseminating our site. You motivate us and give reason to our work. Altogether there are 302 posts and 30 000 hits.

    Reference - In August, the blog has been cited as an example for a speaker of Rio de Janeiro, whose theme was Public libraries and social networks in XXXIV LIBRARY OF CONGRESS in Maceió (AL). In August, we participated in the research on public libraries Webmarketing Brazilian state, made by Mariana Dornelles Vargas, graduate student in Library Science from the Federal University of Rio Grande do Sul (RS). 

    Am Freitag, unserem Blog für ein Jahr! Wir wollen alle Surfer aus Bahia, Brasilien, USA, Portugiesisch, Deutsch, Russisch, Kanada, Argentinien, Ungarisch, Spanisch und Angolaner, die mit uns das Lesen, Schreiben und Verbreitung unserer Website interagieren danken. Sie motivieren uns und geben Anlass zu unserer Arbeit. Insgesamt gibt es 302 Beiträge und 30 000 Zugriffe.

    Reference - Im August hat das Blog als ein Beispiel für einen Sprecher von Rio de Janeiro, deren Thema lautete Öffentliche Bibliotheken und soziale Netzwerke in XXXIV Library of Congress in Maceió (AL) zitiert worden. Im August nahmen wir in der Forschung über die öffentlichen Bibliotheken Webmarketing brasilianischen Bundesstaat, tun made by Mariana Dornelles Vargas, Doktorand in Library Science von der Federal University of Rio Grande do Sul (RS).

    В пятницу в нашем блоге в год! Мы хотим поблагодарить всех серферов из-Баия, Бразилия, американских, португальский, немецкий, русский, Канады, Аргентины, венгерский, испанский и ангольцев, которые взаимодействуют с нами, чтение, письмо и распространение нашем сайте. Вы мотивировать нас и дают основание для нашей работы. Всего Есть 302 сообщений и 30 000 хитов.

    Ссылка - В августе, блог был приведен в качестве примера для спикера Рио-де-Жанейро, темой которого была Публичные библиотеки и социальных сетей в XXXIV Библиотеки Конгресса в Maceió (AL). В августе мы принимали участие в исследованиях на общественное Webmarketing библиотеки бразильском штате, сделанные Мариана Dornelles Варгас, аспирант в библиотечном деле из Федерального университета Рио-Гранде-ду-Сул (РС). 

    El viernes el blog durante un año! Queremos agradecer a todos los surfistas de Bahía, Brasil, América, portugués, alemán, ruso, canadiense, argentino, húngaro, español y angoleños que interactúa con nosotros en lectura, escritura y difusión de nuestro sitio. Que nos motivan y dan razón a nuestro trabajo. En total, hay 302 puestos y 30 hits 000.

    Referencia - En agosto, el blog ha sido citado como un ejemplo de un representante de Río de Janeiro, cuyo tema fue Las bibliotecas públicas y las redes sociales en el XXXIV Biblioteca del Congreso en Maceió (AL). En agosto, se participó en la investigación sobre el estado público Webmarketing bibliotecas brasileñas, realizado por Mariana Dornelles Vargas, estudiante de posgrado en Ciencias de Biblioteca de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (RS).

    Pénteken a blog egy éve! Szeretnénk megköszönni minden szörfösök Bahia, Brazília, amerikai, portugál, német, orosz, kanadai, argentin, magyar, spanyol és angolai, aki kapcsolatba lép velünk olvasás, írás és terjesztése oldalunkon. Ön motiválni minket, és okot ad a munkánkat. Összesen van 302 hozzászólás és 30 000 találat.

    Referencia - Augusztusban a blog már idézett példaként a hangszóró a Rio de Janeiro, melynek témája volt a közkönyvtárak és a szociális hálózatok XXXIV Library of Congress-ben Maceio (AL). Augusztusban részt vettünk a kutatás közkönyvtárak Webmarketing brazil állam által Mariana Dornelles Vargas, végzős hallgató Library Science-től a Szövetségi Egyetem Rio Grande do Sul (RS).

    quinta-feira, 22 de setembro de 2011

    "Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho" aborda as diversas formas de discriminação

    Clique para ampliar
    Como parte da programação "Estratégias para a Inclusão", projeto promovido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), acontece a peça "Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho" nos dias 26 e 27 de setembro. 

    A história, adaptada para esquetes, conta com quatro atores e atrizes que, através de dezenas de personagens, interpretam pessoas comuns que em algum momento de suas vidas se encontram em situação de vulnerabilidade, sendo discriminadas ou mesmo discriminando outras pessoas por diversos motivos, sobretudo quando se trata de alguém com deficiência. Um espetáculo cômico e provocativo, que aborda formas sutis de discriminação que muitas vezes são difícieis de serem percebidas.


    Quando: dias 26 e 27/09, às 15h40 
    Onde: Quadrilátero (térreo)

    quarta-feira, 21 de setembro de 2011

    A Alemanha sob o olhar do escritor brasileiro Marcos A. P.Ribeiro

    Marcos A. P. Ribeiro
    Após um período de dois meses em Hamburgo (Alemanha), o escritor brasileiro Marcos A. P. Ribeiro é convidado para compartilhar com os leitores sobre as experiências vivenciadas naquele país e a respeito do livro Entre os Bárbaros Filósofos & Negro Alemão, lançado no dia 19/09 (segunda).

    Natural de Jequié (BA), Marcos Ribeiro tem formação inicial em Medicina, mas abandonou a profissão para se dedicar às letras. Além de ter escrito poemas, contos, ensaios e romances, o escritor também já traduziu diversas obras em inglês e alemão. A oportunidade de ir para a Alemanha surgiu do concurso Salvador/Hamburgo: Passado e Presente da Globalização realizado pelo Goethe-Institut/ICBA de Salvador em parceria com a Fundação Pedro Calmon/ SecultBA. Marcos foi selecionado no concurso e realizou uma viagem para a cidade de Hamburgo (Alemanha), ao mesmo tempo em que o escritor alemão Thomas Meinecke, também contemplado pelo concurso, realizava o percurso inverso, vindo da Alemanha para Salvador. 
    No dia 16/09, os baianos tiveram a oportunidade de perceber a cidade de Salvador pelo olhar de um alemão, Thomas Meinecke, e agora, no próximo dia 22/09 (quinta-feira), a mesma oportunidade será dada ao escritor brasileiro.

    Algumas obras do autor:
    Vagas Obscenidades - Poesia
    A Faculdade de Medicina da Bahia na visão de seus memorialistas (1854 -1924) - História
    Todas as coisas são iguais - Romance
    Contos do Porto da Barra - Contos

    Encontro com Escritor Especial - Marcos A. P. Ribeiro
    Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar).
    Quando: Dia 22 (quinta-feira) às 18h
    Entrada Franca

    Edital selecionará mais 111 pontos de leitura no Estado da Bahia

    Estão abertas, no período de 21 de setembro a 21 de outubro de 2011, as inscrições para o Concurso Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia, que selecionará e premiará até 111 iniciativas culturais em atividade de fortalecimento, estímulo e incentivo à leitura, em todo território da Bahia. Serão investidos cerca de R$2,2 milhões (dois milhões e duzentos mil reais) para projetos de pessoas físicas ou jurídicas que atuem em ações de: promoção da leitura, contribuindo para o fomento da prática leitora; democratização do acesso gratuito aos livros, gibis e outros suportes de leitura; fomento à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações; e o estímulo à formação de redes sociais e culturais. Todos os formulários e informações se encontram nos endereços: http://www.fpc.ba.gov.br/ e  http://www.cultura.ba.gov.br/

    Os interessados devem efetuar inscrição e enviar os documentos e formulários devidamente preenchidos e assinados, através dos Correios, por Sedex ou Carta Registrada, ou entregar pessoalmente na sede da Fundação Pedro Calmon (Avenida Sete de Setembro, n. 282, Edf. Brasilgás), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 14h às 17h, conforme programa constante no edital já disponível no site da Fundação.

    Podem se inscrever, pessoas físicas e pessoas jurídicas, de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação no território do Estado da Bahia há pelo menos um ano, tais como: associações, sindicatos, cooperativas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), organizações sociais (OS) e escolas comunitárias.

    O prêmio consiste no apoio no valor bruto de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para cada iniciativa selecionada. O valor repassado deverá ser utilizado no fortalecimento da iniciativa de aquisição de acervo, apoio a atividades sócio culturais, aquisição de equipamentos e etc.

    Na edição anterior do Concurso Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia foram contemplados 146 projetos representantes de diversos municípios baianos.

    Baixe o edital e os anexos clicando nos links abaixo:

    segunda-feira, 19 de setembro de 2011

    Fotografias em alto relevo compõem exposição "Olhar do Coração"


    Tocar, sentir e imaginar. A exposição “Olhar do Coração” da fotógrafa cratense Jaquelina Rolim estará na Biblioteca de 21 a 28 de setembro como parte da programação do projeto “Primavera da Inclusão” e irá expressar de forma simples e marcante a sua percepção do mundo. As fotografias possuem relevo e os textos estão em braile para que as pessoas possam tocar e senti-las.

    Precursora da luta pela inclusão das pessoas com deficiência visual na região do Cariri, Jaquelina mostra em sua exposição a necessidade de se trabalhar com o foco voltado para as potencialidades dos indivíduos, independente da sua condição física, e não preestabelecer ou medir suas capacidades. Massoterapeuta, Jaquelina Caldas Rolim de Oliveira, tem baixa visão decorrente no seu caso específico, da perda gradual da visão na área central da retina, enxergando apenas com a sua visão periférica. Começou a fotografar a partir das experiências adquiridas no curso básico de Fotografia Digital, promovido pelo SENAC do Crato – CE e após fazer o curso de aperfeiçoamento, ministrado pelo renomado professor e profissional de fotografia, Dimang Kon Beu, radicado em Minas Gerais.
    Primavera da Inclusão - Como parte das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que acontece em todo o Brasil no dia 21/09, uma série de ações sócio-culturais serão promovidas pelo segmento das pessoas com deficiência no Estado da Bahia. O projeto é uma parceria da Fundação Pedro Calmon - FPC, Biblioteca Pública do Estado da Bahia - BPEB e Associação para Inclusão à Comunicação Cultura e Arte da Pessoa com Deficiência - ARCCA.


    Programação:
    8h30 – Execução do hino nacional com banda dos fuzileiros navais
    9h – Abertura da exposição “Olhar do Coração” (Setor Braille) e Mesa de abertura (Sala Kátia Mattoso)
    10h – Circuito de palestras (Sala Kátia Mattoso)
    10h – “A Escravidão na Bahia” com o Prof. Ubiratan Castro
    10h20 – “A Mulher Negra na Bahia” com Maisa Flores - Coord. do Instituto do Meio Ambiente 
    10h40 – “Pessoa com Deficiência na História” com Elenilson Sacramento - Pres. do Conselho Estadual de Saúde 
    11h – “Albinos na África” com Lilia de Azevedo Moreira - Profª do Instituto de Biologia da Ufba 
    12h – Serviço de almoço (Quadrilátero)
    12h às 14h – Visita guiada na Biblioteca Pública do Estado da Bahia
    15h – Apresentações artísticas (Quadrilátero)
    18h – Coquetel de encerramento

    Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar) e Quadrilátero (térreo)
    Quando: dia 21, das 9h às 18h 

    Convite para o lançamento do livro "Entre os Bárbaros e Filosóficos" e "Negro Alemão"

    Clique para ampliar

    sexta-feira, 16 de setembro de 2011

    Curso - oficina "Bahia: 200 Anos de Poesia" presta homenagem à poesia baiana

    clique para ampliar
    Quem veio hoje à tarde ao Quadrilátero da Biblioteca Publica do Estado da Bahia pode fazer uma viajem poética que foi desde o  início do século XIX  aos românticos e pós-modernos dos nossos tempos. Finalizando o curso – oficina Bahia: 200 Anos de Poesia, ministrado pelo poeta Douglas de Almeida, escritores, poetas, atrizes e professores de literatura retribuíram o aprendizado em forma de versos. “Poesia é vida. É amor. É expressão. É contestação. E também é arte. Fazemos um trajeto sobre a poesia baiana que é rica e expressiva. Buscamos utilizar esta arte como satisfação humana. Para isso, estudamos  ícones  que sempre  nos serviram de exemplos, que vão desde Junqueira Freire, Castro Alves, Luiz Gama,  poeta negro  e filho de Luiza Mahin, militante negra símbolo de resistência da identidade afro-brasileira, que são poetas e poetizas do século passado", destacou Douglas de Almeida.

    Artista e poeta, Marcos Peralta participou do curso-oficina. “O curso serviu bastante para aprofundar o conhecimento sobre a poesia baiana e  também  serviu para despertar novos escritores e leitores desta imensidão rica e expressiva que é a nossa poesia”, destacou Peralta.

    Ao final, o facilitador da oficina Douglas de Almeida prestou uma homenagem aos funcionários da Biblioteca Pública do Estado com os poemas O livro e América, de Castro Alves.  "Agradeço a todos os funcionários desta casa bicentenária que há tempos contribui para o conhecimento", disse.

    O Frevo Nordestino é tema da Mostra Música no Áudio


    Setor Braille brinda a chegada da primavera com poesia e música

    Festejando a chegada da estação das flores e antecipando as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado da Bahia promove nesta sexta-feira (16) o seu primeiro festival de arte com muita música e poesia. Confira a programação:

    15h - Abertura com a Diretora da BPEB - Sra. Kilma Alves
    Participações:
    Zana Santos (poesia)
    Evangel Vaile (música)
    Chico Poeta (poesia)
    Marcos Welby - (música)
    Jerusa Ferreira (poesia)
    Grupo de Teatro Noz Cegos (apresentação da esquete - Causamento)

    Nota - Informamos que a participação do Coral Musical - do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) de Salvador - foi suspensa devido ao falecimento de um dos seus componentes e a apresentação Uma Baiana Diferente com Odelita Figueiredo foi cancelada por motivos de saúde.

    Setor Braille abrirá aos sábados - A partir do dia 17/09, o Setor Braille também funcionará aos sábados, no horário de 8h30 às 12h, possibilitando o acesso dos seus serviços nos finais de semana. Situado no térreo da Biblioteca Pública, o acervo do setor é composto em sua maior parte por publicações em braille e multimeios (CD, DVD, fitas VHS) e são oferecidos, diariamente, serviços de leitura, transcrição de texto, à tinta ou em escrita Braille, e impressão em Braille e ou em tinta. Para mais informações: (71) 3117-6021/ bpeb.sae@gmail.com

    Festival "Tocante Primavera"
    Quando: dia 16/09, a partir das 15h
    Onde: Setor Braille (térreo)

    Exposição de Eduardo Santana
    Quando: 16 a 21/09. Abertura dia 16, às 15h
    Onde: Setor Braille (térreo)

    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    "Dos românticos aos pós-modernos" encerra curso de poesia em grande estilo

    Simbolista Kilkerry será lembrado em recital
    Escritores, poetas, atrizes e professores de literatura serão porta-vozes de poemas de autores representativos da poesia baiana, desde o início do século XIX (Romantismo) até a atualidade no recital Dos românticos aos pós-modernos. A apresentação é fruto do curso-oficina Bahia: 200 Anos de Poesia na Bahia, ministrado pelo poeta Douglas de Almeida, durante três meses, como parte da programação alusiva aos 200 Anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia – criada em 13 de maio de 1811.

    Sobre o recital - Serão apresentados vinte poemas, alguns individualmente, como os sonetos Feitiço, do simbolista  Pethion de Villar com a poeta Semírames Sé, e Dever de casa do contemporâneo Adelmo Oliveira com o poeta performático Marcos Peralta. Outros textos serão em forma de jogral como o poema O verme e a estrela do simbolista Pedro Kilkerry, com os jovens poetas Thiago Lessa e Tiago Ribeiro. A contadora de histórias Jeane Sánchez vai apresentar o poema Restos de Ildásio Tavares e a atriz Jina Carmem recitará o poema Campo de Eros de Ruy Espinheira Filho, estes dois poetas, representantes da geração dos anos 1960. O destaque fica para o poema O Livro e a América de Castro Alves que será interpretado por vinte e uma pessoas (quase  a totalidade dos participantes do curso-oficiana), em homenagem aos bibliotecários e demais funcionários da aniversariante bicentenária – Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

    Quando: 16/09 (sexta-feira), às 16 horas
    Onde: Quadrilátero - Térreo
    Entrada franca

    Intercâmbio Brasil-Alemanha é tema do "Encontro com o escritor"

    Thomas Meinecke

    A Fundaçao Pedro Calmon/ SecultBA, através da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) promove duas edições especiais do projeto "Encontro com o escritor" nos dias 16 (sexta-feira) e 22 (quinta-feira) deste mês. Foram convidados os escritores Thomas Meinecke (alemão) e Marcos Ribeiro (brasileiro) para falar sobre o processo de elaboração do livro bilíngue Entre os “bárbaros filósofos” & Negro alemão, resultante da experiência de intercâmbio que os escritores tiveram no Brasil e na Alemanha, respectivamente.

    Do livro - Entre os “bárbaros filósofos” & Negro alemão será lançado no dia 19/09 (segunda-feira), no Palácio Rio Branco, e é resultado do concurso Passado e Presente da Globalização: residências literárias nas cidades portuárias de Salvador e Hamburgo, realizado no final de 2009, pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, em parceria com o Goethe-Institut (Instituto Cultural Brasil-Alemanha - ICBA). Como vencedores do concurso, o alemão Thomas Meinecke pôde conviver em Salvador e o soteropolitano Marcos Ribeiro visitou a cidade portuária de Hamburgo, na Alemanha. Suas experiências estão relatadas no livro.

    ENCONTRO COM O ESCRITOR - Especial
    Dia 16/09 (sexta-feira), às 18h, com Thomas Meinecke, na Sala Kátia Mattoso (3º andar)
    Dia 22/09 (quinta-feira), às 18h, com Marcos Ribeiro, na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)

    quarta-feira, 14 de setembro de 2011

    Chesf promove "Estratégias para a Inclusão" na Biblioteca


    A atividade "Estratégias para a Inclusão" é uma iniciativa do projeto de sustentabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que, por intermédio de seu Comitê de Acessibilidade e Inclusão, realiza ações de promoção do reconhecimento e valorização da diferença e singularidades das pessoas.  Confira a programação:

    Dia 26/09
    8h às 12h – Oficina de Teatro com o grupo teatral da Escola de Gente - Inclusos e os Sisos   
    (40 vagas)
    Público: Pessoas interessadas em artes cênicas ou com alguma experiência em teatro.
    Inscrições gratuitas. Aos interessados enviar nome completo e RG para o e-mail: bpebbibliotecaviva@gmail.com até o dia 25/09.
    14h – Palestra: “Acessibilidade: Estratégia para a Inclusão” com Manuel Aguiar – Coord. do Comitê de Acessibilidade e Inclusão na Chesf
    15h – Palestra: “A inclusão é para você também?” com Cláudia Werneck – Superintendente da Escola de Gente
    15h40 – Apresentação da peça: “Ninguém mais vai ser bonzinho - em esquetes” com o grupo teatral da Escola de Gente – Os Inclusos e os Sisos

    Dia 27/09
    14h – Palestra: “Acessibilidade: Estratégia para a Inclusão” com Manuel Aguiar – Coord. do Comitê de Acessibilidade e Inclusão na Chesf
    15h – Palestra: “A importância do COEDE na promoção das ações de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência” com Evangel Valle Santos Jr. – Coord. da Comissão de Articulação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
    15h40 – Apresentação da peça: “Ninguém mais vai ser bonzinho - em esquetes” com o grupo teatral da Escola de Gente – Os Inclusos e os Sisos

    Onde: Quadrilátero (térreo)
    Quando: Dias 26 e 27

    Ouça na Biblioteca: Influências de Amy


    Se estivesse viva, Amy Winehouse faria 28 anos nesta quarta-feira. Graças ao seu pai, a jovem cantora teve fortes  influências do jazz e soul durante sua infância e adolescência. Em homenagem a polêmica artista, dona da voz que conquistou o mundo, o Setor de Audiovisual  preparou uma lista com vinis que você pode conferir na Biblioteca de cantores que a influenciaram musicalmente. Mais informações pelo telefone do Setor: (71) 3117-6078.




    Marvin Gaye - A Tribute to The Great Nat "King" Cole (1965)

    1. Nature Boy
    2. Ramblin' Rose
    3. Too Young
    4. Pretend
    5. Straighten Up and Fly Right
    6. Mona Lisa
    7. Unforgettable
    8. To the Ends of the Earth
    9. Sweet Lorraine
    10. It's Only a Paper Moon
    11. Send for Me
    12. Calypso Blues

    Ray Charles - Coletânea Gigantes do Jazz: Ray Charles, o Gênio do Blues (1980)

    Lado A:
    Loosing Hand
    Mess Around
    A Fool For You
    I Got a Woman

    Lado B:
    Dond't Let The Sun Catch you Cryng
    Drown in My Tears
    The Right Time
    Alexander's Ragtime Band
    Let the Good Time Roll


    Sarah Vaughan - Songs of The Beatles (1981) 

    1. Get Back
    2. And I Love Her
    3. Eleanor Rigby
    4. Fool On the Hill
    5. You Never Give Me Your Money
    6. Come Together
    7. I Want You (She´s So Heavy)
    8. Blackbird
    9. Something
    10. Here There And Everywhere
    11. The Long And Winding Road
    12. Yesterday
    13. Hey, Jude



    Frank Sinatra - As 15 Grandes de Frank Sinatra (1982) 

    Lado A
    1. New York, New York
    2. I've Got You Under My Skin
    3. Young At Heart
    4. Something Stupid (with Nancy Sinatra)
    5. Love and Marriage
    6. Misty
    7. Little Green Apples
    8. Hello Dolly

    Lado B
    1. Strangers In The Night
    2. Fly Me To The Moon
    3. All The Way
    4. Night And Day
    5. My kind Of Town
    6. That's Life
    7. My Way

    Ella Fitzgerald - Ella in Berlin: Mack the Knife (1987) 

    Lado A 
    1. Gone with the Wind
    2. Misty
    3. The Lady Is a Tramp
    4. The Man I Love
    5. Summertime

    Lado B
    1. Too Darn Hot
    2. Lorelei
    3. Mack the Knife
    4. How High the Moon


    terça-feira, 13 de setembro de 2011

    Prêmio Katia Mattoso de História da Bahia


    A partir do dia 14 de outubro até o próximo dia 16 de dezembro de 2011, estarão abertas as inscrições para o primeiro Prêmio Katia Mattoso de História da Bahia, promovido pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, com apoio da Assembléia Legislativa da Bahia.O prêmio tem como finalidade contemplar, anualmente, livros e trabalhos acadêmicos que abordem a história do Estado. Assim, poderão concorrer ao prêmio livros, teses ou dissertações, escritos em língua Portuguesa, publicados ou defendidos até a data final das inscrições.

    Para Ubiratan Castro de Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA “Essa premiação é a melhor forma de mantermos viva a memória da professora Katia Mattoso e dar continuidade ao que ela mais gostava de fazer: estimular jovens pesquisadores interessados na história da Bahia”, afirmou o historiador. As obras inscritas serão avaliadas por uma Comissão de seleção, composta por doutores em história, que analisarão os seguintes critérios: originalidade, erudição bibliográfica, rigor metodológico, esforço de pesquisa e criatividade narrativa.

    A premiação será dividida nas três categorias, sendo R$ 20 mil para obra publicada, R$ 10 mil para tese de doutorado e R$ 5 mil para a dissertação de mestrado. Além disso, a Assembléia Legislativa da Bahia se encarregará da publicação dos trabalhos acadêmicos premiados.
    Mais informações sobre o Prêmio Katia Mattoso de História da Bahia podem ser obtidas no endereço: www.fpc.ba.gov.br ou pelo e-mail premiokatiamattoso@fpc.ba.gov.br

    Encontro com o Escritor Especial com Thomas Meinecke e Marcos A. P. Ribeiro

    Clique para ampliar

    Clique para ampliar

    segunda-feira, 12 de setembro de 2011

    I Festival de Arte para Pessoa com Deficiência acontece na Biblioteca


    Celebrando a chegada da Primavera e antecipando as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência o Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado da Bahia promove no mês de setembro o I Festival de Arte. 

    O Festival, que será aberto às 15h pela diretora da BPEB - Sra. Kilma Alves, terá apresentações do coral composto por alunos do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) de Salvador, Odelita Figueiredo (Poesia) com "Uma Baiana Diferente", Zana Santos (Poesia), Evangel Valle (Música), Chico Poeta (Poesia), Marcos Welby (Música), Jerusa Ferreira (Poesia) e Grupo de Teatro Noz Cego (Apresentação da esquete - "Causamento"). No mesmo dia, será aberta a exposição de quadros do pintor Eduardo Santana.

    Festival
    Quando: dia 16/09, a partir das 15h
    Onde: Setor Braille (térreo)

    Exposição
    Quando: 16 a 21/09. Abertura dia 16, às 15h
    Onde: Setor Braille (térreo)

    Recital "Dos Românticos aos Pós-Modernos"

    Clique para ampliar
    Como resultado do curso-oficina “Bahia: 200 anos de poesia”, ministrado pelo poeta Douglas de Almeida, a Fundação Pedro Calmon, através da Biblioteca Pública do Estado da Bahia apresenta um recital com escritores, poetas, atrizes e professores de literatura que interpretarão poemas de autores representativos da poesia baiana, desde o início do século XIX (Romantismo) até a atualidade.

    Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública
    Quando: dia 16, às 16h

    Mais informações: (71) 8123-0873

    sexta-feira, 9 de setembro de 2011

    Oficina "Pequenos Contadores de Histórias"


    Ensino primário da década de 1920 será tema de aula na Biblioteca

    Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924 – 1928) será o tema do próximo encontro, dia 13 de setembro, às 17h, do curso Conversando com sua Historia do Centro de Memória da Bahia. Ministrado pelo Professor Doutor José Augusto Ramos da Luz, a aula acontece na Sala Kátia Mattoso da Biblioteca Publica do Estado da Bahia. As inscrições são gratuitas e os participantes recebem certificados.

    Segundo o professor, a proposta é realizar uma análise do ensino primário na década de 1920, especificamente entre 1924 e 1928, mostrando inicialmente como a educação foi vista pelos governadores em suas mensagens e de que maneira as crises econômicas e transformações sociais e políticas que antecederam o governo de Góes Calmon (1924-1928) se refletiram na prática e nos embates políticos dos docentes. “Nesse período começou a se consolidar na Bahia uma nova concepção de escola e de ensino onde se buscava valorizar o meio e a cultura. E, ao mesmo tempo, novas práticas foram exigidas dos professores através de novos métodos de ensino”, afirma.
    José Augusto Ramos da Luz possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado e Doutorado em História Social também pela UFBA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB na UEFS.

    O próximo encontro do Curso Conversando com sua História acontecerá no dia 20 de setembro e terá como tema, “Leopoldo Amaral: o homem, cientista e o visionário”, proferido pela professora Gláucia Nielsen.  As inscrições podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 71 3117-6067 ou através do email: cmb.fpc@fpa.ba.gov.br

    Quando: 13 de setembro, às 17h
    Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)