• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dicas de Leitura: Tarsila do Amaral

Em homenagem ao 125º aniversário de nascimento da artista plástica Tarsila do Amaral, o Setor de Artes da Biblioteca reuniu obras e catálogos referentes a uma das maiores e mais influentes artistas brasileiras. Tarsila nasceu no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo, e em 1920 foi estudar em Paris. Em 1922, quando soube da Semana de Arte Moderna, retornou ao Brasil e juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia formou o "grupo dos cinco". Juntos, revolucionaram a capital paulista e a arte brasileira.

Os livros encontram-se disponíveis para pesquisa no Setor de Artes da Biblioteca (3º andar). Confira e venha conhecer!

Tarsila do Amaral - Anos 20 
Ao promover esta exposição de Tarsila do Amaral, a galeria de arte do Sesi cumpre sua função de disseminar a cultura de alto nível para um público amplo. As 70 preciosidades reunidas fazem parte de um acervo que, na maior parte, pertence a coleções particulares. Isso significa colocar à disposição das milhares de pessoas que frequentavam as exposições da galeria do Sesi trabalhos de uma artista fundamental na cultura brasileira, destacando sua fase mais criativa, desenvolvida na década de 20.




A Infância de Tarsila do Amaral 
Neste livro Carla Caruso apresenta Tarsila do Amaral de uma forma encantadora - uma menina que adorava brincar, ouvir música e histórias e que aos poucos vai descobrindo o desenho e a pintura. Juntos com belas e importantes obras de Tarsila, esta narrativa nos mostra momentos mágicos de sua infância e nos aproxima de seu universo repleto de cores e imagens.




Tarsila do Amaral - Projeto Cultural - Artistas do Mercosul
O catálogo reune mais de 30 obras dessa artista que "dentro da história da nossa pintura ela foi a primeira que conseguiu realizar uma obra de realidade nacional" (citação de Mário de Andrade inserida no catálogo)




Tarsila (disponíveis volume I, II e III)
Ao longo de décadas de uma atividade incessante, Tarsila do Amaral esteve presente, de uma forma ou de outra, ao que de mais importante aconteceu na cultura do país. Deixou mais de 2 mil trabalhos. Esse acervo fabuloso encontra-se agora reunido e publicado no catálogo Raisonné dedicado a essa artista única.