• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fundação Pedro Calmon celebra o 2 de Julho

Em comemoração ao Dois de Julho, a Fundação Pedro Calmon, Unidade da Secretaria de Cultura do Estado e guardiã da memória da Bahia, se junta aos baianos através de uma série de ações que serão realizadas com o objetivo de aprofundar o conhecimento deste importante fato da história do Brasil.

No dia 1º (sexta-feira) uma homenagem será feita à mártir da Independência, Joana Angélica, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapa (Avenida Joana Angélica, Centro), às 18h. O historiador Ubiratan Castro de Araújo falará sobre a importância da religiosa, quando tentava defender as tropas brasileiras do ataque das forças portuguesas. Essa ação conta a parceria da Rádio Excelsior (840 AM), que transmitirá o evento ao vivo.

Cortejo - Já no dia 2, a Fundação Pedro Calmon participará do cortejo, com performance artística e cultural e distribuição do informativo Folha Literária especial sobre a Independência da Bahia, incluindo o hino oficial do Estado, o Hino ao Dois de Julho. O cantor Adailton Poesia e o grupo Tambores da Raça participarão das duas etapas do desfile: pela manhã, da Lapinha ao Pelourinho, e à tarde, do Pelourinho ao Campo Grande.

Situada na rota do desfile, a Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento) abrirá suas portas no dia 2 de julho, das 9h às 17h, para abertura da Exposição Heroínas da Independência da Bahia, mostra  que homenageia as mulheres que lutaram pela Independência do Brasil na Bahia: Maria Felipa, Maria Quitéria, Joana Angélica e as lendárias Caretas de Saubara, representantes do Recôncavo Baiano. Imagens revelarão a representação popular sobre essas mulheres, como a figura da Cabocla, que une história e religiosidade.

Ao pé do Caboclo - durante os dias 03 a 05 de julho, das 9h às 18h, a Praça Campo Grande receberá o projeto “Ao Pé do Caboclo”. Feira de Livros, sessão de autógrafos, contação de história e performances artísticas acontecerão em volta do monumento em homenagem ao Dois de Julho, em uma ação que reforça a importância da Bahia no processo de independência do Brasil. A Biblioteca Móvel também estará presente com estantes e mesas repletas de livros e revistas (cerca de 2 mil títulos), apresentação teatral, músicos, poetas e violeiros.

Publicações - Uma série de materiais informativos e didáticos que narram o contexto histórico da independência serão publicados pela Fundação Pedro Calmon, com as principais batalhas, a participação das cidades baianas e os personagens heróicos. Esse material está sendo distribuídos em todas as atividades alusivas à Independência do Brasil na Bahia. “Todo brasileiro, especialmente os baianos, devem conhecer o processo histórico que culminou com a independência do Brasil do poder colonial. São referências de coragem, determinação e, acima de tudo, união do povo baiano em nome da soberania nacional”, destaca Ubiratan Castro de Araújo, historiador e diretor-geral da Fundação Pedro Calmon / SecultBA.

Outras atividades sobre a Independência do Brasil na Bahia movimentarão as bibliotecas públicas do Estado, administradas pela Fundação Pedro Calmon, durante todo o mês de junho. A programação está disponível no site do órgão: www.fpc.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário