• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dicas de Leitura: Monteiro Lobato

Se estivesse vivo, Monteiro Lobato faria 129 anos nesta segunda-feira (18). Em homenagem ao grande escritor da literatura infantil brasileira, o Setor Infantil da Biblioteca listou cinco dos muito livros publicados pelo autor.

Sobre o autor - José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté (SP) em 18 de abril de 1882. Formou-se em direito e chegou a exercer a profissão de promotor público, mas foi como escritor que Monteiro Lobato se destacou. Entre suas obras, as que mais ganharam fama foi as de temática infantil. O escritor morreu em 4 de julho de 1948, vítima de um derrame.

Viagem ao Céu (1932)
Neste passeio interplanetário a turma do Sítio do Picapau Amarelo aprende noções de astronomia. Enquanto Pedrinho, Narizinho e Emília divertem-se no espaço, Tia Nastácia fica na Lua cozinhando para São Jorge. As crianças se divertem nos anéis de Saturno e chispam pelo universo na cauda de um cometa.



Caçadas de Pedrinho (1933)
Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventura numa caçada arriscada, divertida e cheia de surpresas.



O Poço do Visconde (1937)
Monteiro Lobato defendia a existência de petróleo no território nacional. E é sobre este assunto que ele escreveu 'O Poço do Visconde', para explicar às crianças e jovens tudo o que havia sobre esta fonte de energia e riquezas. Os Estados Unidos já produziam uma grande quantidade de petróleo e na América do Sul havia uma grande atividade de prospecção, enquanto o Brasil ficava para trás. Isto, claro, não poderia acontecer, e o pessoal do Sítio tinha que entrar em ação, com a sabedoria do Visconde, o atrevimento de Emília e a coragem de Pedrinho.

O Minotauro (1939)
Ninguém chamou mais a atenção de Dona Benta naquela festa do que um jovem de nariz feio. A sábia senhora estava emocionada diante do jovem Sócrates. Enquanto a avó e sua neta Narizinho frequentavam os elegantes salões atenienses do século de Péricles; Emília, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa se envolviam numa aventura com os semideuses e as criaturas mitológicas da Grécia Antiga. Mas, afinal, o que o pessoal do Sítio estava fazendo tão longe do Vale do Paraíba e tantos milênios no passado? Óbvio. Eles foram até lá para salvar Tia Nastácia, que havia sido raptada por monstros no casamento da Branca de Neve enquanto se distraía com o cozimento de mil faisões. Será que eles vão conseguir trazê-la de volta?

Os Doze Trabalhos de Hércules (1944)
Escondidos da avó, que fica em casa com crise de reumatismo, sob os cuidados da neta. Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa voam até a Grécia Antiga para ajudar um dos mais populares heróis da mitologia clássica. Vão acompanhar de perto as façanhas de Hércules, condenado pelo rei Euristeu a executar doze tarefas dificílimas até para um semideus como ele. Para terminar os trabalhos, Hércules terá de unir sua força gigantesca com a esperteza da boneca Emília 'dadeira de ideias', com inteligência de Pedrinho, seu 'oficial de gabinete' e com a sabedoria do Visconde, seu fiel escudeiro.

0 comentários:

Postar um comentário