• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Exposição sobre a história da Biblioteca acontece em maio

No mês do Bicentenário da Biblioteca, a Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP) contará a história da primeira Biblioteca Pública do Brasil e da América Latina através de livros didáticos, fotos, enciclopédias e cartilhas. 

Onde: Setores de Pesquisa, Referência e Empréstimo (térreo)
Quando: de 10 a 31 de maio, das 08h30 às 21h

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Curso Conversando com a sua História inicia novo ciclo de debates

Rever temas da história da Bahia analisados pela ótica de importantes historiadores e pesquisadores. Este é o principal objetivo do curso Conversando com sua História que, em sua 9º edição, iniciará um novo ciclo de debates, no dia 3 de maio (terça-feira), às 17h, no auditório da Biblioteca. Serão 21 palestras que se realizarão entre maio a outubro. Na abertura, com o tema em “A história da Igreja e Convento de São Francisco”, a Professora Doutora Maria Helena Matue Ochi Flexor falará das origens das igrejas que formam o conjunto franciscano, a partir da primeira construção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117- 6067 ou através do e-mail: cmb@fpc.ba.gov.br.

No tema da primeira aula, a professora Maria Helena Matue informa que irá centrar-se nas informações interessantes sobre o conjunto franciscano, de períodos e estilos diferentes como o coro, seus ornamentos, mobiliários e o altar mor que tem mais de dois séculos, incluindo a história do Santo Antônio, o primeiro padroeiro de Salvador.

Professora da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Helena Matue é Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e possui duas especializações: Arquivologia, pelo Arquivo do Estado da Bahia e em Metodologia do Ensino Superior, pela UFBA. Dentre os livros publicados e organizados destacam-se “Barroco nos Museus de Salvador”, 2010; “Igrejas e Conventos de Salvador e do Baixo Sul da Bahia”, 2009; e The church and couvent of São Francisco in Bahia, traduzido por H. Sabrina Gledhil, em 2009.

Curso – Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores. “A variedade temática dos debates é enriquecedora e traz a oportunidade para estudantes, professores e o público participante conferir as pesquisas que têm sido feitas sobre intrigantes aspectos da História da Bahia”, ressalta a diretora do Centro de Memória, a Prof.ª Dra. Consuelo Novais Sampaio.

Temas futuros - O curso acontece sempre às terças-feiras e se estende até o mês de outubro. Dentre os temas que serão debatidos nos próximos encontros estão: “Pintura religiosa em Salvador (1790 – 1850)”, “Yalorixá Cecília do Bonocô – História de vida” e “Ajuntar manuscritos, e convocar escritores: o discurso histórico institucional nos setecentos luso-brasileiro“, entre outros. Os participantes que tiverem 75% de freqüência receberão certificado.

Quando: Dia 3 de maio, às 17h
Onde: Foyer (térreo)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas de Leitura

A Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP)  preparou uma lista de livros que você pode pegar emprestado conosco ou ler na própria Biblioteca. Em destaque, o livro de auto-ajuda Nunca Desista dos Seus Sonhos, de Augusto Cury, e A Bruxa de Portobello, do famoso escritor Paulo Coelho.

Para efetuar empréstimos na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), a pessoa deve se dirigir ao  Setor de Empréstimos (lateral esquerda do prédio da Biblioteca) e apresentar RG e comprovante de residência (atualizado). Após o cadastro, você pode pegar até dois livros por 15 dias ou um livro para o vestibular por 8 dias.
Mais informações pelo telefone do Setor de Empréstimo: (71) 3117-6021. Boa leitura!
  • Os Mortos Permanecem Jovens (2003) - Anna Seghers

  • A Bússola de Ouro (1995) - Philip Pullman

  • Nunca Desista dos Seus Sonhos (2004) - Augusto Cury
  • O Mercador de Lã (2006) - Valeria Maldati

  • A Formação do Candomblé:  História e Ritual da Nação Jeje na Bahia (2007) - Luis Nicolau Parés

  • A bruxa de Portobello (2006) - Paulo Coelho
  • Eles Morrem, Você Mata (2003) - Stella  Carr

terça-feira, 26 de abril de 2011

"Filmes para o Vestibular" apresenta: O Pagador de Promessas

O projeto "Filmes para o Vestibular", sessão que a Biblioteca realiza com filmes que normalmente são pedidos em provas de vestibular, apresenta nesta quarta-feira (27), às 10h e 15h, o filme  O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte.



Ficha técnica
Título: O Pagador de Promessas
Lançamento: 1962 Brasil
Direção: Anselmo Duarte
Atores: Norma Bengell, Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo
Duração: 95 min
Gênero: Drama

Sinopse
Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com oc afetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3° andar)
Quando: dia 27, às 10h e 15h

Noz Cego estreia peça "Um Causamento" em maio

Grupo Noz Cego
Em maio, o grupo de teatro Noz Cego estará em cartaz com o seu mais novo espetáculo Um Causamento, na sala cinco da escola de teatro da UFBA sempre às segundas-feiras, 19h. As senhas começarão a ser distribuídas as 18h30.

Um Causamento é sobre um casamento que está para acontecer, no entanto, o que parecia ser uma cerimônia normal se transforma em uma verdadeira confusão. O casamento é interrompido várias vezes pelos personagens, levando o padre e os demais à loucura.

Sobre o Noz Cego - O Grupo de Teatro Noz Cego é formado por pessoas com deficiência visual (cego total e de baixa-visão) e pessoas com visão normal. Foi formado em 2006, dentro da Associação Baiana de Cegos(ABC) - hoje sitiado no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) de Salvador (BA).

O grupo é coordenado por Cristina Gonçalves, que estudou teatro por dois anos na companhia de Teatro Manoel Lopes Pontes, TCA, no Projeto “Todos ao Teatro” (2005/2006). Retornou ao teatro na Associação Baiana de Cegos, por dois anos (2007/2008). O sucesso do curso na Associação resultou na formação do grupo, recentemente independente. Noz Cego já fez apresentações em Sergipe (2008) e Paraíba (2009) e participou da ação cultural Domingos Culturais em 2010, na Biblioteca.

Onde: sala cinco da escola de teatro da UFBA

Quando: às segundas-feiras de maio, 19h

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Encontro com o Escritor - João Carlos Teixeira Gomes

O escritor João Carlos Teixeira Gomes, autor do polêmico livro "Memória das Trevas - Uma devassa na vida de Antônio Carlos Magalhães", participou do Encontro com o Escritor nesta última quarta-feira (20) e falou um pouco sobre sua trajetória, obras e vida. 

Entre os espectadores, estava o antropólogo, pesquisador e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) Luiz Mott, o poeta Florisvaldo Mattos e alunos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim.

Bicentenário - Durante a ação cultural foram registrados depoimentos de personalidades, alunos e usuários da Biblioteca sobre o seu Bicentenário. Participaram o político Itaberaba Lyra, a jornalista Dóris Pinheiro, o cordelista Antônio Barreto, o jornalista Emanuel Silva, a escritora Cecilia Luz, entre outros. 

Confira o vídeo com a fala  do Pena de Aço sobre o livro "Memória das Trevas": 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Feliz Páscoa!

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia deseja a todos uma Feliz Páscoa repleta de paz, amor, alegrias e felicidade.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

João Carlos Teixeira Gomes comenta sobre "Memória das Trevas"

João Carlos Teixeira Gomes
"Não é um livro de vingança, nem um livro polêmico. O que é o 'Memória das Trevas'? É a narrativa objetiva,  detalhada, fundamentada do confronto de um jornalista que preservava, acima de tudo, a sua liberdade de informar e opinar, e um tirano que representava na época os interesses da ditadura militar na Bahia." João Carlos Teixeira Gomes, durante o Encontro com o Escritor 2011, realizado nesta quarta-feira (20) no auditório da Biblioteca.

Macus Welby homenageia 70º aniversário do rei Roberto Carlos

Em celebração ao 70º aniversário do cantor Roberto Carlos, a Biblioteca realizou no dia 19 de abril o show "Tantas Emoções..." de Marcus Welby. O cantor interpretou as músicas mais famosas que marcaram a trajetória do rei.

Confira:


terça-feira, 19 de abril de 2011

"Encontro com o Escritor 2011" recebe o polêmico João Carlos Teixeira Gomes nesta quarta-feira (20)

O Encontro com o Escritor, projeto da Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP) da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, recebe nesta quarta-feira (20) o escritor João Carlos Teixeira Gomes, conhecido como “pena de aço”, poeta e autor do polêmico "Memórias das Trevas - Uma devassa na vida de Antônio Carlos Magalhães", Geração Editorial - São Paulo, que completa 10 anos da sua publicação em 2011. O escritor ocupa a cadeira nº. 15 da Academia de Letras da Bahia e publicou em 1985 um livro sobre Gregório de Mattos e a tradição da sátira peninsular ("Gregório de Mattos, o Boca de Brasa") que foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. 
 
Outro trabalho de sua autoria também publicado foi "Camões Contestador e Outros Ensaios". Além desses, participou, em colaboração, dos livros "Dezoito Contistas Baianos", "Da Ideologia do Pessimismo à Ideologia da Esperança", "A Obsessão Barroca da Morte de Manuel Bernardes e Quevedo". Tem três livros de poesias publicados: "Ciclo Imaginário", "O Domador de Gafanhotos" e "A Esfinge Contemplada".
 
Onde: Auditório – 3º andar
Quando: dia 20/04, às 15h

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dicas de Leitura: Monteiro Lobato

Se estivesse vivo, Monteiro Lobato faria 129 anos nesta segunda-feira (18). Em homenagem ao grande escritor da literatura infantil brasileira, o Setor Infantil da Biblioteca listou cinco dos muito livros publicados pelo autor.

Sobre o autor - José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté (SP) em 18 de abril de 1882. Formou-se em direito e chegou a exercer a profissão de promotor público, mas foi como escritor que Monteiro Lobato se destacou. Entre suas obras, as que mais ganharam fama foi as de temática infantil. O escritor morreu em 4 de julho de 1948, vítima de um derrame.

Viagem ao Céu (1932)
Neste passeio interplanetário a turma do Sítio do Picapau Amarelo aprende noções de astronomia. Enquanto Pedrinho, Narizinho e Emília divertem-se no espaço, Tia Nastácia fica na Lua cozinhando para São Jorge. As crianças se divertem nos anéis de Saturno e chispam pelo universo na cauda de um cometa.



Caçadas de Pedrinho (1933)
Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventura numa caçada arriscada, divertida e cheia de surpresas.



O Poço do Visconde (1937)
Monteiro Lobato defendia a existência de petróleo no território nacional. E é sobre este assunto que ele escreveu 'O Poço do Visconde', para explicar às crianças e jovens tudo o que havia sobre esta fonte de energia e riquezas. Os Estados Unidos já produziam uma grande quantidade de petróleo e na América do Sul havia uma grande atividade de prospecção, enquanto o Brasil ficava para trás. Isto, claro, não poderia acontecer, e o pessoal do Sítio tinha que entrar em ação, com a sabedoria do Visconde, o atrevimento de Emília e a coragem de Pedrinho.

O Minotauro (1939)
Ninguém chamou mais a atenção de Dona Benta naquela festa do que um jovem de nariz feio. A sábia senhora estava emocionada diante do jovem Sócrates. Enquanto a avó e sua neta Narizinho frequentavam os elegantes salões atenienses do século de Péricles; Emília, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa se envolviam numa aventura com os semideuses e as criaturas mitológicas da Grécia Antiga. Mas, afinal, o que o pessoal do Sítio estava fazendo tão longe do Vale do Paraíba e tantos milênios no passado? Óbvio. Eles foram até lá para salvar Tia Nastácia, que havia sido raptada por monstros no casamento da Branca de Neve enquanto se distraía com o cozimento de mil faisões. Será que eles vão conseguir trazê-la de volta?

Os Doze Trabalhos de Hércules (1944)
Escondidos da avó, que fica em casa com crise de reumatismo, sob os cuidados da neta. Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa voam até a Grécia Antiga para ajudar um dos mais populares heróis da mitologia clássica. Vão acompanhar de perto as façanhas de Hércules, condenado pelo rei Euristeu a executar doze tarefas dificílimas até para um semideus como ele. Para terminar os trabalhos, Hércules terá de unir sua força gigantesca com a esperteza da boneca Emília 'dadeira de ideias', com inteligência de Pedrinho, seu 'oficial de gabinete' e com a sabedoria do Visconde, seu fiel escudeiro.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bicentenário: 30 diretores fizeram parte desta história

Ao longo dos seus 200 anos a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a mais antiga da América do Sul e a primeira biblioteca pública do Brasil, contou com apenas 30 diretores, sendo 14 homens e 16 mulheres. De Pedro Gomes Ferrão Castelbranco (1811-1814) a atual diretora, Kilma Aparecida dos Santos Alves, a Biblioteca foi bombardeada,  mudou de endereço seis vezes, possuiu a maioria do acervo em língua francesa, se renovou e transformou o seu espaço, antes dedicado somente para a leitura e pesquisa, em um ambiente de convivência.

Confira os nomes dos diretores que participaram da construção, desenvolvimento e história da Biblioteca: 


Pedro Gomes Ferrão Castelbranco                             1811-1814
Francisco Agostinho Gomes                                       1814-1821
Manoel José de Mello                                                1821-1829
Vicente Ferreira de Oliveira                                        1829-1836
Joaquim Batista Rodrigues Roiz Villas-Boas                1836-1850
Antonio Joaquim Alvares do Amaral                           1850-1853
Gaspar José Lisboa                                                    1853-1865
Antonio Ferrão Moniz de Aragão                               1865-1886
José de Oliveira Campos                                            1886-1924
César Gambetta Moreira Spínola                                1924-1939
Jorge Calmon Muniz de Bittencourt                             1939-1943
Osvaldo Imbassay da Silva                                          1943-1955
José Acácio Ferreira                                                   1955-1959
Péricles Diniz Ferreira                                                 1959-1966
Cândida Maria Santiago Linhares                                1967-1969
Moema Figueredo Brazileiro                                       1969-1974
Vanda Angélica da Cunha                                           1974-1975
Eurydice Pires Sant’Ana                                              1975-1979
Nídia Maria Lubisco Portela                                        1979-1980
Vasti de Oliveira Gondim                                             1980-1981
Vanda Angélica Cunha                                                1981-1985
Maria Ligia Alves de Souza                                         1985-1987
Lídia Maria Batista Brandão                                        1987-1989
Joanete Maria Cacique                                                1989-1991
Julita Marques Rebouça Sampaio                                1991-1992
Maria Cristina Imbassahy da Silva                               1993-1998
Sandra Lima Damasceno                                             1998-2003
Erliete Magda Ledo Santos Pereira                              2003-2007
Kilma Aparecida dos Santos Alves                              2007-2008
Ivana Aparecida Lins Gesteira                                     2008-2010
Ivanise  Azevedo Tourinho                                          2010-2011
Kilma Aparecida dos Santos Alves                              2011-dias atuais

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Biblioteca Pública do Estado da Bahia: Um Constructo de Intelectualidade e Conhecimento em Suas Coleções Rara e Valiosa

Inserida na programação “Rumo aos 200 anos da Biblioteca Pública”, a exposição da SORV terá  como tema principal a Biblioteca e a formação de suas coleções rara e valiosa. A mostra apresenta a coleção do Dr. Gonçalo Muniz, a maior do acervo, incorporada em 1940 e composta de obras raras e valiosas que representam uma época e revelam a consistência da formação intelectual do colecionador.

Onde: Sala de exposições, 2º andar
Quando: 01 a 30, das 08h30 às 18h

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Filmes para o Vestibular" apresenta: O Homem que Copiava

O projeto "Filmes para o Vestibular", sessão que a Biblioteca realiza com filmes que normalmente são pedidos em provas de vestibular, apresenta nesta quarta-feira (13), às 10h e 15h, o filme  nacional "O Homem que Copiava", de Jorge Furtado. A comédia romântica, estrelada por Lázaro Ramos, conta a história de um jovem humilde que decide copiar dinheiro para tentar impressionar a garota pela qual é apaixonado.

Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quando: dia 13/04, às 10h e 15h
Ficha técnica
Título: O Homem que Copiava
Lançamento: 2002 (Brasil)
Direção: Jorge Furtado
Atores: Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani, Pedro Cardoso
Duração: 123 min
Gênero: Comédia Romântica

Sinopse
André (Lázaro Ramos) é um jovem de 20 anos que trabalha na fotocopiadora da papelaria Gomide, localizada em Porto Alegre. André mora com a mãe e tem uma vida comum, basicamente vivendo de casa para o trabalho e realizando sempre as mesmas atividades. Num dia André se apaixona por Sílvia (Leandra Leal), uma vizinha, a qual passa a observar com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, André descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um suposto presente para sua mãe.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais acontece na Biblioteca

Nos dias 15, 16 e 17 deste mês, o Instituto Claro e o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro  Curtas, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon, promovem o projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais.

No dia 15, lançamento do projeto e palestra "Audiovisual e Mídias Móveis - Experimentação, expressão e aprendizado" ministrada pelo cineasta Marco Del Fiol, tem início às 19h na Sala de Projeção Luiz Orlando (3° andar). Já a oficina, coordenada pelos cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, acontece nos dias 16 e 17, nas Salas de Aula 6 e 7 (3° andar). Serão realizadas atividades práticas e teóricas que vão da ideia inicial à finalização de um video e a produção de ensaios fotográficos e vídeos de até 3 minutos de duração utilizando equipamentos acessíveis.

O interessado deve fazer o download da ficha de inscrição através do site http://projetolaboratorio.com.br/inscreva-se/ e mandar para o e-mail: oficinasba@projetolaboratorio.com.br

Lançamento do Projeto & Palestra de Apresentação: "Audiovisual e Mídias Móveis - Experimentação, expressão e aprendizado"
Quando: 15/04, às 19h
Onde: Quadrilátero (térreo)

Oficina de Realização Audiovisual
Quando: 16 e 17, das 8h às 19h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando e Salas de Aula 6 e 7 (3° andar)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Oficinas infantis homenageiam Páscoa e Dia do Índio

Em comemoração a Páscoa (11/04) e ao Dia do Índio (19/04), o Setor Infantil da Biblioteca promove as oficinas artística e literária "Índio em Evidência", no dia 13, e "Pintando à Páscoa", no dia 18. Serão confeccionados acessórios indígenas e, para a Páscoa, pinturas decorativas em ovos e outros materiais que serão expostos após a sua criação.

Artística
Índio em Evidência
Oficineira: Rita Telles
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando: dia 13, às 15h

Literária
Pintando à Páscoa
Oficineiras: Rita Telles e Andréa Rêgo
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando: dia 18, às 15h

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Exposição "200 Anos da Imprensa no Brasil"

Clique na imagem para ampliá-la
Em comemoração ao Bicentenário da Imprensa no Brasil, a Subgerência de Periódicos exibe periódicos raros e valiosos, datados do século XIX, como forma de apresentar parte da história da imprensa brasileira. A mostra, que está disposta na Sala de Exposições do 1º andar, fica até o dia 30 deste mês, das 8h30 às 21h. 

Onde: Sala de exposições (1º andar)
Quando: de 04 a 30, das 08h30 às 21h

quarta-feira, 6 de abril de 2011

"Filmes para o Vestibular" apresenta: O Crime do Padre Amaro

O projeto "Filmes para o Vestibular", sessão que a Biblioteca realiza com filmes que normalmente são pedidos em provas de vestibular, apresenta nesta quarta-feira (06), às 10h e 15h, o filme "O Crime do Padre Amaro". O drama, estrelado por Gael Garcia Berna, aborda questões da Igreja Católica. 

Onde: Sala Luiz Orlando (3º andar)
Quando: dia 6/04, às 10h e 15h

Ficha técnica
Título original: (El Crimen del Padre Amaro)
Lançamento: 2002 (México)
Direção: Carlos Carrera
Atores: Gael García Berna, l, Ana Claudia Talancón, Sancho Gracia.
Duração: 118 min
Gênero: Drama

Sinopse
O jovem padre Amaro (Gael García Bernal) acaba de ser ordenado e em breve irá para Roma continuar seus estudos, graças à boa relação que mantém com o bispo. Antes, contudo, deve trabalhar em uma paróquia. Ele é enviado para Los Reyes para atuar sob as ordens do padre Benito (Sancho Gracia), o vigário que aparentemente vive uma existência corrupta e contraditória. Lá ,Amaro conhece a linda e devota Amelia (Ana Claudia Talancón), filha de Sanjuanera (Angélica Aragón), dona do restaurante mais importante da cidade e amante do padre Benito. Diante do mundo real, Amaro é confrontado com a hipocrisia da Igreja, que condena as guerrilhas mas convive com chefes do tráfico de drogas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

"Encontro com o Escritor 2011" recebe o polêmico João Carlos Teixeira Gomes

O Encontro com o Escritor, projeto da Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP) da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, recebe no dia 20 deste mês o escritor João Carlos Teixeira Gomes, conhecido como “pena de aço”, poeta e autor do polêmico "Memórias das Trevas - Uma devassa na vida de Antônio Carlos Magalhães", Geração Editorial - São Paulo, que completa 10 anos da sua publicação em 2011. O escritor ocupa a cadeira nº. 15 da Academia de Letras da Bahia e publicou em 1985 um livro sobre Gregório de Mattos e a tradição da sátira peninsular ("Gregório de Mattos, o Boca de Brasa") que foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. 
Outro trabalho de sua autoria também publicado foi "Camões Contestador e Outros Ensaios". Além desses, participou, em colaboração, dos livros "Dezoito Contistas Baianos", "Da Ideologia do Pessimismo à Ideologia da Esperança", "A Obsessão Barroca da Morte de Manuel Bernardes e Quevedo". Tem três livros de poesias publicados: "Ciclo Imaginário", "O Domador de Gafanhotos" e "A Esfinge Contemplada".
Onde: Auditório – 3º andar
Quando: dia 20/04, às 15h

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Exposição "As Mulheres no Poder!!!"

Em comemoração ao Dia Nacional da Mulher (30/04), a Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP) realiza uma exposição através de livros didáticos, fotos, enciclopédias e cartilhas as mudanças das mulheres brasileiras na política, na cultura e nas relações sociais. A mostra, que tem início nesta segunda (04), acontece nos  Setores de Pesquisa, Referência e Empréstimo até o fim de abril, das 8h30 às 21h.

Onde: Setores de Pesquisa, Referência e Empréstimo (Térreo)
Quando: de 04 a 30 das 08h30 às 21h

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Exposição "Tantas Emoções" e show de Marcus Welby homenageiam o rei Roberto Carlos

Em 19 de abril comemora-se o dia do aniversário de um dos maiores ícones da música popular brasileira: Roberto Carlos. Em homenagem a esse grande artista, a Biblioteca realiza a exposição "Tantas Emoções", com vinis e periódicos que registram os momentos mais marcantes da biografia do cantor. Como parte da mostra, o público poderá ouvir as principais canções do rei sob a interpretação do cantor Marcus Welby.

Onde: Subgerência de Recursos Audiovisuais (3º andar)
Quando:  
Exposição: de 11 a 29/04
Show musical (única apresentação): dia 19/04 (terça-feira) às 15h, Quadrilátero