Clique para ampliar |
Durante o mês de maio, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), os dois corpos artísticos do Teatro Castro Alves, promovem uma ocupação artística no Teatro Jorge Amado, num projeto batizado como Corpos Nômades. A OSBA ocupa a pauta do espaço localizado na Pituba com concertos realizados nas segundas-feiras de 11, 18 e 25 de maio, sempre às 19h, com entrada gratuita. Já o BTCA se apresenta nas terças de 12, 19 e 26 de maio, às 20h, também com entrada gratuita. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) são corpos artísticos do TCA mantidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Com uma proposta de ocupação que recebe o nome de “Segundas Musicais”, a Sinfônica da Bahia apresenta para o público do Jorge Amado nas duas primeiras segundas dois concertos que integram o projeto “Futurível”, que mistura música de concerto com outras linguagens artísticas. Na última apresentação, no dia 25, a OSBA apresenta “Ventos da OSBA”, que traz serenatas compostas por Mozart e Dvorák. A regência dos três concertos será do maestro Carlos Prazeres, atual curador artístico da OSBA. Já o Balé do TCA inaugura o “Terças Dançadas” e nesta primeira sequência de apresentações reapresenta a celebrada coreografia “...Ou Isso”, de Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, inspirada na obra do poeta Manoel de Barros (1916-2014). A ocupação artística dos Corpos do TCA no Jorge Amado deve seguir no mês de junho, trazendo novidades na programação. A bilheteria do teatro funciona normalmente de quarta a domingo, das 14h às 19h. No dia das apresentações ela estará aberta a partir de duas horas antes do início das mesmas.
SEGUNDAS MUSICAIS (OSBA) – As pautas das três últimas segundas do mês maio do Teatro Jorge Amado contemplam a música de concerto. Nas duas primeiras edições, dos dias 11 e 18, o público confere o projeto conhecido como “Futurível” que nas palavras do maestro Carlos Prazeres, “sugere levar a música moderna sob um novo formato que vai envolver dança, poesia e explicações sobre este período histórico da música”.
TERÇAS DANÇADAS (BTCA) – Com a proposta de ocupar o Teatro Jorge Amado nas três ultimas terças do mês de maio, a coreografia “...Ou isso”foi concebida em 2012 especialmente para o BTCA, por Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro. A montagem é inspirada na obra do escritor matogrossense Manoel de Barros (1916-2014), um dos principais poetas contemporâneos brasileiros, conhecido como o "esticador de horizontes". Exercitando o corpo, a alma e o coração, os bailarinos do BTCA sugerem neste espetáculo outras possibilidades de enxergar o mundo, de ver as coisas, transpondo sentidos, com um olhar ingênuo, lúdico, quase infantil, mas, ao mesmo tempo, astuto e sincero. Para falar dessa “reinvenção”, os bailarinos recorrem à tradição da dança de salão.
O quê: Projeto Corpos Nômades - TCA
Quando: Segundas e terças de maio
Onde: Teatro Jorge Amado - Pituba
Quanto: Gratuito
Fonte: tca.ba.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário