• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Oficinas e brincadeiras animaram o espaço da Biblioteca no Shopping Center Lapa

Pintura facial e desenhos foram algumas
das atividades oferecidas esta tarde
Durante a tarde desta sexta-feira (13), a criançada teve diversão garantida no Shopping Center Lapa.  O Movimento Circo Sem Lona, que completa 31 anos em 2012, esteve na Praça de Eventos oferecendo inúmeras atividades de recreação e de incentivo à leitura. 'Essa "tirada" de unir livro, biblioteca e ação cultural com o circo é interessante e mostra a preocupação que a biblioteca tem de trazer o livro e a cultura para todos', afirma o programador de eventos e idealizador do Circo Sem Lona, Pedro Pontes. "É importante que a biblioteca tenha essa extensão de sair da sua sede e colocar-se a disposição em outros locais. Ficamos muito orgulhosos em poder participar dessa iniciativa",  conclui.

Palhaço Desdentado (Pedro) brinca com Luiza e outras crianças

A funcionária pública Marta Liriam estava realizando um pagamento com sua neta Luiza (5 anos) quando viram o espaço. "Acho ótima a possibilidade de minha neta poder ler e brincar em um shopping. Gostaria que esse tipo de evento se repetisse em outros shoppings também", afirma. 

Exposição - “A história dos 200 anos da primeira Biblioteca Pública do Brasil” consiste em orientar gratuitamente os clientes interessados nas edições raras de livros, jornais e revistas, bem como obras publicadas pela Fundação Pedro Calmon. No local, os clientes podem ter acesso ao livro que conta toda a história do bicentenário da biblioteca mais antiga da América Latina e a primeira biblioteca pública do Brasil, além de possuir um espaço infantil onde crianças poderão participar de atividades artísticas e contação de histórias.

Essa é a primeira vez que a Biblioteca apresenta sua história e acervo ao público em um shopping da cidade. "Essa ação serve para mostrar que, mesmo com 200 anos, a biblioteca ainda desperta o interesse da sociedade. É a chance da biblioteca percorrer o bairro em outros espaços", afirmou a diretora da Biblioteca, Kilma Alves, que acredita na possibilidade da parceria acontecer em outras ações como a Lavagem, que este ano fará sua 5ª edição.