• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Música, cordel e literatura com Antônio Barreto no Espaço da Biblioteca

Rejane ouve atenta as
rimas de Antônio Barreto
Em meio aos passos acelerados de um shopping, Rejane Santana, de 11 anos, se interessou pelo som do pandeiro do cordelista Antônio Barreto. Observou, participou e no fim rimou junto com o também professor, que esteve na tarde desta terça-feira (17) no espaço  da Biblioteca no Shopping Center Lapa para apresentar os cordeis "Conhecendo uma Biblioteca Pública em versos de Cordel" e "Um Cordel para Jorge Amado". 

Para Rejane, "foi muito legal conhecer o cordel, quero ir depois na Biblioteca para saber mais". O interesse pelo cordel é explicado por Antônio: "na minha prática pedagógica, percebo que a criança se aproxima muito da leitura através do cordel, porque é uma poesia popular acessível à criança. O cordel é muito divertido, lúdico, é cantado, é recitado e isso faz com que a criança tenha mais curiosidade em ouvir um cordel do que até ler um texto de livro didático."

Exemplares dos cordéis "Conhecendo uma Biblioteca Pública em versos de Cordel" e "Um Cordel para Jorge Amado" também foram distribuídos para o público.

Exposição - Em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, o Shopping Center Lapa realiza a exposição “A história dos 200 anos da primeira Biblioteca Pública do Brasil” na Praça de Eventos (1.º Piso). 

O evento consiste em orientar gratuitamente os clientes interessados nas edições raras de livros, jornais e revistas, bem como obras publicadas pela Fundação Pedro Calmon. No local, os clientes podem ter acesso ao livro que conta toda a história do bicentenário da biblioteca mais antiga da América Latina e a primeira biblioteca pública do Brasil, além de possuir um espaço infantil onde crianças poderão participar de atividades artísticas e contação de histórias.

Essa é a primeira vez que a Biblioteca apresenta sua história e acervo ao público em um shopping da cidade. "Essa ação serve para mostrar que, mesmo com 200 anos, a biblioteca ainda desperta o interesse da sociedade. É a chance da biblioteca percorrer o bairro em outros espaços", afirmou a diretora da Biblioteca, Kilma Alves, que acredita na possibilidade da parceria acontecer em outras ações como a Lavagem, que este ano fará sua 5ª edição. 

Quando: de 09 a 21 de janeiro, das 09h às 21h
Onde: 1º piso do Shopping Center Lapa (Rua Portão da Piedade, 155 - Piedade)
Quanto:
 Gratuito