• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Filmes para o Vestibular" apresenta: O Que É Isso, Companheiro?

Nesta quarta-feira (22), o Filmes para Vestibular apresenta o longa "O Que É Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto. O filme retrata a situação do Brasil durante o período da Ditadura Militar e a implantação do AI-5. A exibição acontece na Sala Luiz Orlando, às 10h e 15h.










Título Original:  O Que É Isso, Companheiro?
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento:  1997
Direção:  Bruno Barreto






Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Acontece na Biblioteca

O Samba da Minha Terra

A exposição  "O Samba da Minha Terra", que comemora o “Dia do Samba” (02), vai até o último dia do mês e destaca os principais sambistas baianos.
 
Onde: corredor do 3° andar
Horário: das 08h30min às 18h



Forte de São Paulo da Gamboa

A exposição virtual, que acontece até o dia 10 de janeiro de 2011, aborda a história do Forte São Paulo da Gamboa e sua importância para a historia baiana. O Setor de Documentação Baiana disponibiliza mensalmente uma exposição virtual intitulada “Memória Fotográfica da Bahia”. Os interessados devem enviar um e-mail para: bpeb.sae@gmail.com.

Horário: das 08h30min às 18h

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Viver com AIDS é possível. Com preconceito, não"

Em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (01/12), a Subgerência de Periódicos expõe seu acervo raro e contemporâneo, abordando o tema. A mostra acontece na sala de exposições do 1º andar e permanece até o dia 31, das 08h30min às 21h.

Aids na Bahia - De acordo com o Boletim epidemioliógico Aids/DST 2010, divulgado pelo Ministério da Saúde, entre 1980 e 2010,  5.929.14 casos foram notificados em todo o Brasil, sendo 17.886  na Bahia. Atualmente, existem 12 mil infectados, sendo 51% em Salvador, o que corresponde a 5.935 pessoas.



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

“Less Than a wall, Trapped insed a Box"

Biblioteca Pública do Estado da Bahia - BPEB apresenta a exposição “Less Than a wall, Trapped insed a Box”, da artista Sylvia Dies. A instalação itinerante ficará em cartaz do dia 03 a 19 de dezembro, das 08h30min às 21h, no Quadrilátero da BPEB. Ao reproduzir uma caixa, a instalação reconstrói indagações e provoca a experiência, repleta das riquezas que a caixa contém, da aspiração humana de transcender. A artista através de suas fotografias coloca seu corpo no território da metáfora, em sua condição de “presa”, e revela-nos o frágil ou aquilo que mais tememos. A exposição passou pelo ICBA e, após a BPEB, percorrerá outras cidades do nordeste e seguirá para São Paulo.

Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quando: Do dia 03 a 19 de dezembro, das 08h30min às 21h.
Quanto: Grátis
Contato: (71) 3117-6084

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campanha 16 dias de ativismo na UNEB pelo fim da violência contra as mulheres

A Campanha 16 dias de Ativismo na UNEB pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pelo Sistema de Bibliotecas da UNEB em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade – NUGSEX/Diadorim, irá até o dia 10 de dezembro. A  programação contará com várias atividades (palestras, exibição de filmes, exposição fotográfica, mesas-redondas, Cine debate, oficinas, minicurso, entre outras). 

A Campanha também se estende para a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que nos dias 06 e 07 de dezembro, terá uma programação especial. Confira:
06/12/2010 e 07/12/2010
Exposição Fotográfica:
Margaridas Africanas – Silvana Conti (Ativista lésbica LBL/RS)
Exposição que foi lançada no Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho, que aconteceu no México em 2009. Tem por objetivo visibilizar as mulheres negras de diversos lugares, classes sociais, idades e orientação sexual que a fotógrafa considera Margaridas Africanas e que não fazem parte da história oficial do Brasil.
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia

07/12/2010
 16h - Roda de Prosa:
 “Representação da Mulher Negra”
  • Maria Noelci Homero (Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras/RS)
  • Silvana Conti (LBL - RS)

17h - Cine Debate (Cineasta Márcia Cabral – ONG Minas de Cor /SP)    
Exibição de Vídeos/documentários:
  • EU SOU HOMEM (21´)
Relata histórias de quatro homens transexuais que, ao nascerem tiveram suas identidades de gênero definida como feminina, mas que, ao longo de suas vidas, lutam pelo reconhecimento social de suas identidades masculinas. A produção é do Coletivo de Feministas Lésbicas e do grupo Minas de Cor.

  • MEU MUNDO É ESSE (15´)
Meu Mundo é esse conta a história de lésbicas negras no Brasil multicolorido e multifacetado, onde elas relatam com suas próprias vozes e olhares, suas vidas e suas histórias).
 Debatedoras:
  • Márcia Cabral (Cineasta, ONG Minas de Cor)
  • Profª e Jornalista Céres Santos (Coordenadora do CEAFRO)
  • Prof. Dr.ª Suely Aldir Messeder – Coordenadora do Núcleo Estudo de Gênero e Sexualidades da UNEB – NUGSEX-Diadorim
 Local: Sala Luiz Orlando (Biblioteca Pública do Estado da Bahia)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Abertura da exposição "Ruínas de Igatu"

A abertura da exposição “Ruínas de Igatu” acontece nesta quarta-feira (01), às 18h., na Sala Luiz Orlando. A  mostra, organizada pela arquiteta da Companhia de Restauro e coordenadora do Projeto de Consolidação e Reabilitação das Ruínas de Luís dos Santos -Igatu-Andaraí-BA Liziane Peres Manglini, apresentará painéis com textos e imagens sobre o vilarejo (Igatu) e sobre o projeto, realizado pela Companhia de Restauro, com o patrocínio da Petrobrás. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural, e desenvolvido através do mecanismo cultural da Lei Rouanet

Onde: Foyer
Quando: De 01 a 15 das 08h30min às 21h