(Clique na imagem para ampliar)
- Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
- Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
- Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
- Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
"Filmes para o Vestibular" apresenta: O Que É Isso, Companheiro?
Nesta quarta-feira (22), o Filmes para Vestibular apresenta o longa "O Que É Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto. O filme retrata a situação do Brasil durante o período da Ditadura Militar e a implantação do AI-5. A exibição acontece na Sala Luiz Orlando, às 10h e 15h.
Título Original: O Que É Isso, Companheiro?
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1997
Direção: Bruno Barreto
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1997
Direção: Bruno Barreto
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Acontece na Biblioteca
O Samba da Minha Terra
A exposição "O Samba da Minha Terra", que comemora o “Dia do Samba” (02), vai até o último dia do mês e destaca os principais sambistas baianos.
Onde: corredor do 3° andar
Horário: das 08h30min às 18h
Forte de São Paulo da Gamboa
A exposição virtual, que acontece até o dia 10 de janeiro de 2011, aborda a história do Forte São Paulo da Gamboa e sua importância para a historia baiana. O Setor de Documentação Baiana disponibiliza mensalmente uma exposição virtual intitulada “Memória Fotográfica da Bahia”. Os interessados devem enviar um e-mail para: bpeb.sae@gmail.com.
Horário: das 08h30min às 18h
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
"Viver com AIDS é possível. Com preconceito, não"
Em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (01/12), a Subgerência de Periódicos expõe seu acervo raro e contemporâneo, abordando o tema. A mostra acontece na sala de exposições do 1º andar e permanece até o dia 31, das 08h30min às 21h.
Aids na Bahia - De acordo com o Boletim epidemioliógico Aids/DST 2010, divulgado pelo Ministério da Saúde, entre 1980 e 2010, 5.929.14 casos foram notificados em todo o Brasil, sendo 17.886 na Bahia. Atualmente, existem 12 mil infectados, sendo 51% em Salvador, o que corresponde a 5.935 pessoas.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
“Less Than a wall, Trapped insed a Box"
Biblioteca Pública do Estado da Bahia - BPEB apresenta a exposição “Less Than a wall, Trapped insed a Box”, da artista Sylvia Dies. A instalação itinerante ficará em cartaz do dia 03 a 19 de dezembro, das 08h30min às 21h, no Quadrilátero da BPEB. Ao reproduzir uma caixa, a instalação reconstrói indagações e provoca a experiência, repleta das riquezas que a caixa contém, da aspiração humana de transcender. A artista através de suas fotografias coloca seu corpo no território da metáfora, em sua condição de “presa”, e revela-nos o frágil ou aquilo que mais tememos. A exposição passou pelo ICBA e, após a BPEB, percorrerá outras cidades do nordeste e seguirá para São Paulo.
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quando: Do dia 03 a 19 de dezembro, das 08h30min às 21h.
Quanto: Grátis
Contato: (71) 3117-6084
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quando: Do dia 03 a 19 de dezembro, das 08h30min às 21h.
Quanto: Grátis
Contato: (71) 3117-6084
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Campanha 16 dias de ativismo na UNEB pelo fim da violência contra as mulheres
A Campanha 16 dias de Ativismo na UNEB pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pelo Sistema de Bibliotecas da UNEB em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade – NUGSEX/Diadorim, irá até o dia 10 de dezembro. A programação contará com várias atividades (palestras, exibição de filmes, exposição fotográfica, mesas-redondas, Cine debate, oficinas, minicurso, entre outras).
A Campanha também se estende para a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que nos dias 06 e 07 de dezembro, terá uma programação especial. Confira:
Exposição Fotográfica:
Margaridas Africanas – Silvana Conti (Ativista lésbica LBL/RS)
Exposição que foi lançada no Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho, que aconteceu no México em 2009. Tem por objetivo visibilizar as mulheres negras de diversos lugares, classes sociais, idades e orientação sexual que a fotógrafa considera Margaridas Africanas e que não fazem parte da história oficial do Brasil.
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia
07/12/2010
16h - Roda de Prosa:
“Representação da Mulher Negra”
- Maria Noelci Homero (Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras/RS)
- Silvana Conti (LBL - RS)
17h - Cine Debate (Cineasta Márcia Cabral – ONG Minas de Cor /SP)
Exibição de Vídeos/documentários:
- EU SOU HOMEM (21´)
- MEU MUNDO É ESSE (15´)
Debatedoras:
- Márcia Cabral (Cineasta, ONG Minas de Cor)
- Profª e Jornalista Céres Santos (Coordenadora do CEAFRO)
- Prof. Dr.ª Suely Aldir Messeder – Coordenadora do Núcleo Estudo de Gênero e Sexualidades da UNEB – NUGSEX-Diadorim
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Abertura da exposição "Ruínas de Igatu"
A abertura da exposição “Ruínas de Igatu” acontece nesta quarta-feira (01), às 18h., na Sala Luiz Orlando. A mostra, organizada pela arquiteta da Companhia de Restauro e coordenadora do Projeto de Consolidação e Reabilitação das Ruínas de Luís dos Santos -Igatu-Andaraí-BA Liziane Peres Manglini, apresentará painéis com textos e imagens sobre o vilarejo (Igatu) e sobre o projeto, realizado pela Companhia de Restauro, com o patrocínio da Petrobrás. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural, e desenvolvido através do mecanismo cultural da Lei Rouanet.
Onde: Foyer
Quando: De 01 a 15 das 08h30min às 21h
Assinar:
Postagens (Atom)