• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Seminário "A História Social do Futebol" abre inscrições gratuitas

Clique para ampliar
O Centro de Memória da Bahia, órgão vinculado a Fundação Pedro Calmon/SecultBA, promove nos próximos dias 17 e 18 o seminário “A História Social do Futebol”. O evento gratuito será realizado na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (3º andar), com palestras serão feitas por historiadores que pesquisam sobre tema. As inscrições para o seminário podem ser feitas através do site da Fundação Pedro Calmon.

Considerado como força motriz de um sentimento nacional, o futebol incita uma euforia e comoção geral que aparenta, atualmente, ser natural, mas esconde uma história de lutas e tensões ocorrida dentro e, principalmente, fora de campo. Introduzido no Brasil por imigrantes europeus no século XIX, os primeiros anos do futebol no Brasil esteve estreitamente ligado às elites, praticado por jovens que se associavam aos principais clubes das cidades, inacessível a trabalhadores em geral. Mas essa feição mudou rapidamente em fins de 1910, quando a prática esportiva passou a ser realizada por operários, em sua maioria, negros, como consequência do entusiasmo suscitado pelos jogos dos selecionados nacionais.

Através dos jogos se perfazia e se consolidava uma identidade geral e um sentimento de nacionalismo compartilhado por diferentes classes e raças.  Esse sentimento que se queria homogêneo apresentava ambiguidades e fissuras na medida em que o futebol aparecia como uma brecha também para exprimir diferenças e embates de uma sociedade marcada pela desigualdade social.

Debater as diferentes questões que se apresentam relativas à história social do futebol no período da Copa das Confederações, é uma oportunidade de refletir sobre sua importância para a construção da identidade nacional do Brasil, que se auto-intitula como país do futebol, numa valorização a cultura do seu povo.

Quando - Dia 17 de junho, às 19h; e dia 18 de junho, das 14h às 18h
Onde - Na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), na Sala Katia Mattoso
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário