• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Camerata "Quadro Solar" se apresenta na Biblioteca

Trio fará concerto no Quadrilátero da Biblioteca. | Divulgação
A Biblioteca recebe na próxima sexta-feira, dia 9, o concerto da camerata Quadro Solar, integrante do Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). A apresentação acontecerá às 15h no Quadrilátero da Instituição, com entrada gratuita.

Os integrantes do Quadro Solar são músicos da OSBA e têm experiência em diferentes trabalhos de câmara e como solistas. O grupo se apresentou em alguns projetos como “Porque Hoje é Sábado”, Projeto “Tocarte”, e no “X Festival de Música Instrumental da Bahia”. No repertório, artistas como Mozart, Rossini, Bach, Boccherini e Gershwin.

Formado em 2001, o grupo “Quadro Solar” atualmente é composto por Andréa Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino) e Cândida Lobão (violoncelo). O “Projeto Cameratas”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, através da Fundação Cultural e Teatro Castro Alves, tem como objetivo aproximar o grande público da música erudita, promovendo a formação de plateia.

Quando: Dia 09 de agosto (sexta-feira), às 15h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Exposição Itinerante da Biblioteca Pública do Estado da Bahia entra em cartaz na ACBEU Vitória


Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) lançará no dia 05 de agosto de 2013, segunda-feira, a Exposição Itinerante Dia Nacional da Cultura – 5ª Lavagem da BPEB. A mostra integra as comemorações do aniversário de 202 anos da Instituição e ficará em cartaz na biblioteca da ACBEU Vitória até o dia 30 deste mês, das 08h às 20h, com visitação gratuita.

Com fotografias de Alessandra Lori e vídeo produzido pela 3baías Filmes, a exposição apresenta ao público os registros da 5ª edição da única lavagem “profano-literária” do calendário cultural de Salvador, realizada pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia em 2012, através do Núcleo Biblioteca Viva. A “Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia” é realizada anualmente em 5 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura.

SERVIÇO
O quê: Exposição Itinerante Dia Nacional da Cultura – 5ª Lavagem da BPEB
Quando: De 05 a 30 de agosto de 2013, das 08h às 20h
Onde: Biblioteca da ACBEU Vitória
Quanto: Gratuito

Equipe do Viva - Núcleo de Produção Cultural
Edwin Neves - Coordenador de Produção Cultural
Fidelis Tavares  - Produtor Cultural e Curador da Exposição
Silvia Dias - Produtora Cultural
Juliana Neri - Técnica em Assuntos Culturais e Curadora da Exposição
Ana Paula Fernandes - Técnica Administrativa
Amanda Julieta - Web Writer
Richard Camargo - Designer

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dica Cultural: Exposição "OcupAção" na galeria do Goethe-Institut

Performance integra programação da OcupAção
Entre performances, instalações, pinturas e colagens, nasceu a exposição coletiva OcupAção, a partir de inquietações comuns das artistas Roberta Nascimento, Talitha Andrade e Tina Melo, onde estas abordam o mal estar urbano vivenciado na contemporaneidade. Arte e política se aliam na proposta para falar de questões que incomodam não apenas as autoras, mas também a maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades. A mostra ocupará a galeria do Goethe-Institut/ICBA, com coquetel de abertura em 1º de agosto (quinta-feira), às 19 horas, quando será realizada a performance Agente se liga em você!. A visitação, gratuita, segue durante todo o mês, com uma programação formativa em paralelo. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2012, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Em suas trajetórias artísticas, Talitha, Tina e Roberta têm em comum a discussão e o questionamento de aspectos da sociedade em que estamos inseridos, fruto do sistema econômico, cultural e social vigente. Dentre eles, o consumismo exacerbado, mídia como elemento de manipulação das massas, falta de acesso a bens culturais e da educação para a maioria, distribuição de renda desproporcional, falta de segurança pública, violências contra a mulher, solidão urbana, repressão e preconceito racial.

OcupAção irá abordar os problemas que nos atingem histórica e cotidianamente de forma crítica. Além disso, faz parte de um pensamento que percebe a arte como ferramenta de transformação, para questões que envolvem pessoas de diversos credos e culturas, mas que são abatidas pelos mesmos mecanismos que não funcionam na sociedade. Para realização das intervenções, o espaço da galeria do Goethe-Institut/ICBA terá a aparência temporariamente alterada, coberta em parte por jornais e pinturas na parede, como também em áreas para interação do público – que poderá registrar suas impressões num espaço reservado.

Na programação de ações de formação, oficinas e debates terão participação de artistas locais, representantes de algumas das linguagens artísticas contemporâneas de maior expressão, e presentes nas grandes metrópoles. A arte aqui é utilizada como forma de atrair olhares e consciências para questões que afligem a cidade. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada oficina, preenchidas de acordo a com a ordem de recebimento das inscrições. Os interessados deverão enviar e-mail para o endereço eletrônico exposicaocupacao@gmail.com, informando o nome completo, RG, data de nascimento, telefone para contato e atividade que deseja participar (consultar programação). Poderão também se inscrever presencialmente, na secretaria do ICBA, de segunda a sexta, no horário comercial. As inscrições para as oficinas se encerram em 31 de julho. Já as mesas de debates terão acesso livre, respeitando a capacidade de assentos do local.

Exposição OcupAção
Onde: Galeria do Goethe-Institut/ICBA – Corredor da Vitória
Abertura: 1º de agosto (quinta-feira), 19h
Visitação: 1º a 31 de agosto, segunda a sexta, 9h às 18h30; sábado, 9h às 13h
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 8773-1729 | (71) 8188-4561
Apoio financeiro: FUNCEB/ FCBA/ SecultBA/ Sefaz

Biblioteca Virtual 2 de Julho tem ambiente multimídia no Seminário Internacional

Clique para ampliar
Até amanhã, 1º de agosto, a Biblioteca Virtual 2 de Julho terá um ambiente de multimídia hipertextual e interativo no Seminário Internacional Independência nas Américas, no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador. No ambiente, jovens e adultos terão a oportunidade de acessar todos os recursos disponíveis na Biblioteca Virtual além de conhecer e jogar o game 2 de Julho – Tower Defense, desenvolvido pelo Grupo de Comunidades Virtuais da UNEB.

“Temos um Centro Digital de Cidadania (CDC) no Complexo Cultural dos Barris que será utilizado para o game sobre as batalhas da Independência do Brasil na Bahia, que foi financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital de 2012 de Culturas Digitais”, destaca Maria Cristina Santos, diretora da Biblioteca Virtual 2 de Julho.

Além do CDC, um espaço de interatividade também será montado na Galeria Pierre Verger, da Diretoria de Audiovisual / Dimas, que integra o Complexo, com exibição de vídeos e notebooks com acesso a internet, que serão usados como suporte didático na disseminação da história da Bahia. Durante o Seminário Internacional Independências nas Américas, os participantes também poderão contar com o serviço wi-fi zone que facilitará a comunicação com celulares, notebooks e outras plataformas da web, além de possibilitar a produção de trabalhos e documentos durante o evento. Totens, dois deles destinados aos portadores de necessidades especiais, também serão disponibilizados para permitir o acesso à internet a aqueles que não estiverem com seus equipamentos particulares.

“Inspirado nos principais espaços dedicados a divulgação científica, o espaço multimídia da Biblioteca Virtual 2 de Julho vai reafirmar seu objetivo, que é divulgar a História da Bahia, além de atrair pessoas interessadas em colaborar com seu acervo”, afirma Cristina Santos. Cerca de 10 profissionais estarão de plantão para oferecer suporte aos participantes do evento. Maiores informações no site: www.fpc.ba.gov.br/seminarioindependencias

terça-feira, 30 de julho de 2013

Shows percussivos e homenagem a Luis Henrique Dias Tavares marcam abertura do Seminário Internacional sobre Independências

Orquestra de Pandeiros Itapuã fará show de abertura
Uma grande festa celebrará os 190 anos de Independência do Brasil na Bahia, durante a abertura do “Seminário Internacional Independências nas Américas”, dia 30 de julho, no Complexo Cultural dos Barris. A partir das 18h, haverá projeção de videomapping com imagens dos festejos do Dois de Julho, pelo VJ Caetano Travassos. Logo depois, às 18h30, as escadarias da bicentenária Biblioteca Pública do Estado da Bahia será palco para a Orquestra de Pandeiros Itapuã, que apresentará clássicos do cancioneiro popular, utilizando um dos instrumentos percussivos mais representativo da identidade nacional.

Homenagem – Às 19h, na Sala Walter da Silveira, políticos, autoridades e historiadores da Bahia e de outros estados brasileiros prestarão uma homenagem a um dos mais importantes pesquisadores e divulgadores da história da Bahia, o professor doutor Luis Henrique Dias Tavares, por sua contribuição para a memória cultural do Estado e sua trajetória, formando gerações de estudiosos da história. Será lançado um infográfico da Biblioteca Virtual Dois de Julho (www.bv2dejulho.ba.gov.br), com informações da vida e das obras do historiador, além de depoimentos de amigos e admiradores.

A festa de lançamento contará ainda com uma apresentação da Orquestra São Salvador, sob regência do Maestro Fred Dantas, a partir das 20h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública. Toda programação cultural é gratuita e integra o “Seminário Internacional Independências nas Américas”, que acontece entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, com mesas de historiadores e conferências em Cachoeira, na Universidade Federal do Recôncavo, e em Salvador, no Complexo Cultural dos Barris, e na Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

Para encerrar o Seminário, acontece o Show da Independência, com o cantor Aloísio Menezes, dia 1º de agosto, 20h, no Largo Teresa Batista, no Pelourinho. Com presença no teatro e passagem pelo Cortejo Afro, o ator e cantor Aloísio Menezes é uma das vozes mais vibrantes e elogiadas da música baiana. Em 2012, participou da gravação e da turnê de divulgação do cd Xirê Reverb – HB Tronix, produzido pelo músico paulista Guga Stroiter, reunindo cânticos do candomblé ao jazz.

Fonte: Fundação Pedro Calmon