• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dica Cultural: Domingo no Parque! Edição Especial “Mulheres”

Vozes do Engenho | Foto: Leo Ornelas
O projeto Domingo no Parque!, realizado pelo Cine Teatro Solar Boa Vista, teve a sua estreia durante a programação do verão 2015 do espaço. Após a primeira temporada, nos meses de janeiro e fevereiro, o projeto retorna em março com uma celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Uma intensa programação artística foi pensada para e com as mulheres, a fim de fazer da tarde do domingo, 8 de março, um momento de lazer, mas também de reforçar a identidade feminina, seus valores e a igualdade de gêneros de maneira lúdica e descontraída. Das 15h às 18h, a grade de atrações reúne gastronomia, artesanato, música e poesia.

Durante todo o evento, a Feira de Artesanato e Alimentos realizada pelo Grêmio de Integração de Deficientes – GRID e pelo Coletivo Mulheres Decididas, atende ao público. Na feira, artesãs e quituteiras apresentam e comercializam seus produtos.

Já no palco do Solar a programação fica por conta do Sarau Bem Black, a poesia e música de Carolina Maria de Jesus, nas vozes de Emillie Lapa e Vera Lopes e das participações do Grupo Vocal Vozes do Engenho e das cantoras Renatinha Agapito e Savannah Lima.

O Sarau Bem Black foi idealizado pelo poeta Nelson Maca e tornou-se um evento referencial de literatura e negritude na Bahia e no Brasil. Tendo a valorização da literatura negra como eixo central, estabelece diálogos com outras linguagens, principalmente a música, grafite, dança afro, break e audiovisual. Além de Maca, fazem parte da linha de frente do sarau as poetas Lucinha Black Power, Luiza Gata e Vera Lopes; a jornalista Ana Cristina Pereira e a pedagoga Iraíldes Nascimento. No evento do Solar, apenas as mulheres sobem ao palco.

Para homenagear e difundir a obra da escritora Carolina Maria de Jesus, as atrizes Emillie Lapa e Vera Lopes recitarão os seus poemas. Vera tem atuação em teatro, cinema, recitais poético-musicais, com experiência de mais 30 anos. Já Emillie, também cantora e compositora, teve seu primeiro contato com a música muito cedo, mas foi na percussão, entretanto, que ela encontrou sua verdadeira paixão.

O Vozes do Engenho, grupo vocal performático que agrega ao canto outras linguagens artísticas como dança, teatro e poesia e tem como base de trabalho a identidade cultural brasileira, seu espetáculo de trabalho é “Barca de Ijexá”, espetáculo que aborda as manifestações culturais e religiosas da Nação Ijexá, oriúnda da Nigéria e que tem grande influência em nossa cultura. Também de forma especial, uma formação vocal só de mulheres se apresenta neste dia.

A cantora e compositora Renatinha Agapito, que tem como estilo musical a Mpb, começou sua trajetória no bairro do Engenho Velho de Brotas, no bar Quintal de Casa. Atualmente a cantora realiza apresentações com seu mais novo Grupo Sam Latino.

Cantora e compositora desde os 12 anos, Savannah Lima (29) vem surpreendendo os amantes de uma boa música com sua carreira solo embalada pelos estilos Samba Funk, AfroBlack, Black Music, Black Soul, além de seu trabalho autoral. 

O Domingo no Parque! visa a ocupação da área externa do teatro – o Parque Solar Boa Vista, com programação de qualidade e diversas ações sócio culturais para chamar a atenção para a área, seu potencial e necessidade de revitalização.

O quê: Domingo no Parque! Edição Especial “Mulheres”
Quando: 08 de março, domingo, das 15h às 18h
Onde: Parque Solar Boa Vista e Cine Teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Sala Walter da Silvera promove mostra de filmes "Mulher em Cena"

Clique para ampliar
Em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a Sala Walter da Silveira promove uma mostra de filmes onde os temas tratam do universo feminino e a direção é feita por mulheres. Duas diretoras serão homenageadas: a alemã Margarethe Von Trotta e a brasileira Susana Lira.

A mostra acontece de 01 a 03/03, na Sala Walter da Silveira e integra o projeto Mulher em Cena 2015.

Confira a programação de filmes:

Os Anos de Chumbo
Direção: Margarethe Von Trotta
Dia 01/03, às 18h

Hannah Arendt - Ideias que Chocaram o Mundo
Direção: Margarethe Von Trotta
Dia 02/03, às 18h

Programa de Curtas de Susana Lira
Dia 03/03, a partir das 16h
- 16h - Promessas Partidas / Mulheres em Luta
- 18h - Positivas

Clique para conferir a Programação Completa

O quê: Mostra de Filmes "Mulher em Cena"
Quando: de 01 a 03/03
Onde: Sala Walter da Silveira - Barris
Quanto: Gratuito

De Olho na Notícia: Zulu Araújo assume diretoria da Fundação Pedro Calmon

Foto: Renato Ribeiro | Divulgação
O Diário Oficial do Estado divulgou nesta sexta-feira (27) o nome de Zulu Araújo como novo diretor da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e responsável pelas políticas de Livro e Leitura, Memória e Arquivos. Zulu foi presidente da Fundação Cultural Palmares (2007-2010), que é ligada ao Ministério da Cultura.

Edvaldo Mendes Araújo, mais conhecido como Zulu (62), é natural de Salvador e também formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia. Em 1981, tornou-se militante do movimento negro do Brasil e, desde então, possui trajetória marcada por trabalhos de promoção, pesquisa e divulgação da cultura brasileira, experiência adquirida na gestão de diversos eventos culturais no Brasil e no exterior, entre  2003-2007. Foi diretor de Cultura e Conselheiro do Grupo Cultural Olodum durante 10 anos, administrador e coordenador cultural da Praça do Reggae, assessor do Grupo Cultural Malê, assessor especial da Secretaria de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado, entre outros cargos. Em 1995, atuou como coordenador-geral da celebração dos 300 anos de Zumbi dos Palmares.

Em 2003, foi convidado para ser diretor de Promoção, Intercâmbio e Divulgação de Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares e, em 2007, foi indicado pelo ministro Gilberto Gil para presidir a instituição, que tem como missão central combater o racismo, promover a igualdade racial, preservar a cultura negra e valorizar as manifestações artísticas voltadas às populações negras. Nesse período, foi também representante do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Fonte: fpc.ba.gov.br

Legados Raros: Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria

ANDRADE, Manoel Carlos de. Luz da liberal e nobre arte da cavallaria offerecida ao Senhor D. João, Príncipe do Brazil. por Manoel Carlos de Andrade, Picador da Picaria Real - Lisboa: Na Regia Officina Typographica, 1790. Xxvi, 454 p.: il. 35 cm.
Em dois séculos de história a Biblioteca Pública do Estado da Bahia constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa, atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Este precioso acervo possui obras de importância nacional e internacional, com acesso restrito e previamente agendado, cuidados pela atual gestora do Setor, a bacharel em biblioteconomia com especialização em Acervos Raros, Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes. Confira:
Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria
Fotos: Juliana Neri

Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria, Manoel Carlos Andrade – Um tratado sobre a arte da cavalaria, publicado no século XVIII (1790), que apresenta detalhadamente  informações sobre equitação, terrenos apropriados, cavalos e atitudes dos cavaleiros, apresentadas em linguagem elegante,  tornando o texto e a obra um "verdadeiro tesouro da arte gráfica",  além de apresentar ilustrações de alto nível.

O autor, Manoel Carlos de Andrade (1755 - 1817) foi adestrador de cavalos e mestre de equitação da Real Corte de Portugal. A primeira edição, com tiragem de 1.000 exemplares, foi impressa por ordem da Rainha D. Maria I.

O exemplar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia procede da Biblioteca de Ulisses Brito, com texto em bom estado de conservação, encadernação, em couro com estragos no dorso e nas bordas. Varias estampas coloridas foram retiradas do exemplar.

Curiosidade: "Picador da Picaria Real" é o adestrador oficial dos cavalos da realeza.

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090

De Olho na Notícia: Divulgue seu evento no Marco do Teatro e do Circo 2015

Clique para ampliar
O Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo são celebrados na mesma data: 27 de março. Por conta deste momento comemorativo, o Marco do Teatro e do Circo, desde 2007, é uma ação articulada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), para reverenciar a produção destas linguagens artísticas na Bahia. Neste contexto, durante todo o mês de março, será feita, mais uma vez, uma divulgação destacada e especial com objetivo de contribuir para dar visibilidade à programação de Teatro e de Circo que se apresenta nas cidades baianas neste período.

A programação integrada ao Marco do Teatro e do Circo 2015 será visibilizada através das redes sociais da FUNCEB e de sua Agenda Cultural, que, juntas, somam mais de 172 mil seguidores no Facebook e no Twitter. Este novo formato de divulgação se alinha às atuais práticas de consumo de conteúdos de agenda na internet, agilizando o acesso às informações e criando hiperlinks com os próprios parceiros.

Para tanto, instituições, grupos, artistas e produtores estão convidados para que se integrem a este movimento e enviem as informações sobre atividades a serem desenvolvidas no mês de março de 2015, nas categorias de espetáculos, apresentações artísticas, temporadas, encontros, cursos, palestras, workshops, dentre outras, nas áreas do Teatro e do Circo. É preciso informar o título do evento, a assinatura desejada (nome do diretor, do grupo, do realizador etc.), datas e horários, local, cidade, preço, classificação etária e categoria do evento. Os materiais serão incluídos conforme rotinas de produção e divulgação.

Como: envio do serviço para o e-mail marcoteatrocirco@gmail.com com o título do evento, assinatura desejada (nome do diretor, do grupo, do realizador etc.), datas e horários, local, cidade, preço, classificação etária e categoria (espetáculo, curso, encontro etc.).

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dica Cultural: Seicho-No-Ie realiza tarde de recreação infantil

Clique para ampliar
O quê: Seicho-No-Ie realiza tarde de recreação infantil
Quando: Todo último sábado do mês, das 15h às 16h30, e todos os domingos, das 9h às 11h
Onde: Seicho-No-Ie, Rua General Labatut, nº 48, Barris (em frente à Biblioteca Pública)
Quanto: Gratuito

Cine Vídeo da Biblioteca exibe o filme As Aventuras de Pi

Clique para ampliar
O Cine Vídeo do Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia exibe nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, o filme As Aventuras de Pi, do diretor taiwanês Ang Lee. Baseado no livro "A Vida de Pi", de Yann Martel, o Longas conta a história de um jovem que sobrevive a um naufrágio e caba tendo que dividir um bote salvavidas com um tigre de bengala adulto. O longa será exibido  em duas sessões, às 10h e 15h, com entrada é gratuita. 

As Aventuras de Pi - Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

O quê: Cine Vídeo da Biblioteca exibe o filme As Aventuras de Pi
Quando: 26 de fevereiro, quinta-feira, às 10h e 15h
Onde: Setor infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: gratuito

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

De Olho na Notícia: Jornal dos 100 dias da 3ª Bienal da Bahia

Clique para ampliar
Após 100 dias de exposições, intervenções artísticas, ciclos de filmes, performances, encontros e oficinas educativas, a 3ª Bienal da Bahia chegou ao fim em setembro do ano passado, deixando um enorme legado cultural e social, além da expectativa para uma possível 4ª Bienal da Bahia. 

E como primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia não poderia ficar de fora do evento, sediando a “Bienal Inverso”, que abrigou uma série de intervenções artísticas e uma visita guiada noturna pontuada por aparições performáticas, realizada pelo GT Bibliotecas

Clique para ampliar
Agora, a 3º Bienal da Bahia lança o Jornal dos 100 dias da Bienal da Bahia como mais um registro dos trabalhos realizados durante o projeto, que aconteceu entre os dias 29 de maio e 07 de setembro de 2014, em diversos espaços de Salvador e de outras 9 cidades do interior baiano. E para brindar a parceria com a Biblioteca Pública, a diretora Ivana Lins, teve o seu texto, intitulado Culto ao Espaço, contemplado no Jornal dos 100 dias da 3ª Bienal. 

Em suas palavras, Ivana Lins apresenta a Biblioteca sob a perspectiva de um “equipamento cultural” e atual, e ressalta sua importância sociocultural para a Bahia e para o mundo. “Emerge desse período uma biblioteca orientada para o desenvolvimento de ações culturais, indo além da preservação de livros e prestação de serviços de informação. Começa-se a pensar numa biblioteca com experiências que sobrepõem àquelas descritas em papel, uma biblioteca de experiências vivas de luta pela liberdade de expressão, de desenvolvimento humano e de manifestações culturais.”, afirma Ivana em seu texto. 

O Jornal dos 100 dias é um produto da 3ª Bienal da Bahia com edição limitada. O texto completo da diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Ivana Lins, pode ser lido na pág 79. O acesso ao exemplar é restrito. 

Mais Informações sobre a 3ª Bienal da Bahia, no site bienaldabahia2014.com.br

Dica Cultural: Vovó Lulu na Praça

Clique para ampliar
O espetáculo teatral Vovó Lulu realiza apresentações gratuitas em 10 praças de Salvador, numa versão adaptada da montagem de teatros fechados para as ruas, em  projeto selecionado no edital Arte Todo Dia da Fundação Gregório de Matos da Prefeitura de Salvador. Além das apresentações, o texto da peça será distribuído no formato HQ (Quadrinhos), gratuitamente, em cada local, com ilustrações de Tielson Santos.

Vovó Lulu é uma personagem criada pela escritora, atriz, produtora e gestora cultural Maria Prado de Oliveira, em 2013, para uma peça de teatro, poética e comovente, onde há um diálogo entre a velha senhora e o Sagrado (Deus). 

Veja a programação completa: 

- Praça Severiano (Praça da Feirinha) - Mussurunga I - 28 de fevereiro (sábado) - 17h

- Largo Porto da Barra - Barra - 1º de março (domingo) - 10h

- Parque Solar Boa Vista - Engenho Velho de Brotas - 7 de março (sábado) - 17h

- Praça Ana Lúcia Magalhães - Itaigara – 8 de março (domingo) - 10h

- Praça Senhor do Bonfim - Monte Serrat - 14 de março (sábado) - 17h

- Praça da Revolução - Periperi - 15 de março (domingo) - 10h

- Praça Dois de Julho - Campo Grande - 21 de março (sábado) - 17h

- Praça Almeida Couto - Nazaré - 22 de março (domingo) - 10h

- Rótula da Feirinha - Cajazeiras X - 28 de março (sábado) - 17h

- Praça Reitor Miguel Calmon - São Caetano - 29 de março (domingo) - 10h

O quê: Vovó Lulu na Praça
Quando: 28 de fevereiro a 29 de março
Quanto: Gratuito

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mulher em Cena: Exposição Coletiva e Roda de Conversa


Clique para ampliar

Abrindo o projeto Mulher em Cena 2015, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia promove de 02 a 30 de março a exposição coletiva Arte InCena Mulher, onde as artistas Carla Calixto, Cristina Damasceno, Laís Guedes, Miriam Belo, Roberta Nascimento, Suzane Lopes, Talitha Andrade e Tina Melo, irão mostrar o seus trabalhos no Foyer e Vão do Foyer da Biblioteca. 

Para marcar a abertura da exposição, as artistas se reunirão com o público para uma Roda de Conversa onde falarão sobre seus trabalhos, processos criativos e a influência do universo feminino em suas obras.

A exposição envolve técnicas com colagem fotográfica, apresentação de vídeo, instalação, mixed media (impressão digital sobre canvas), desenhos sobre parede, entre outras linguagens, e ficará em visitação aberta durante todo o mês de março e pode ser conferida das 8h30 às 21h de segunda a sexta-feira e no sábado pela manhã. 

O Mulher em Cena 2015 é uma proposta da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que volta toda a sua programação cultural do mês de março para a valorização do gênero feminino com uma série de atividades gratuitas, com diferentes linguagens artísticas e de comprometimento social, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08/03). 


O quê: Exposição Coletiva Arte InCena e Roda de Conversa
Abertura: Roda de Conversa - 03/03, 19h -  Café da Walter (subsolo da Biblioteca)
Visitação: 02 a 30/03, 08h30 às 21h - Foyer e Vão do Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo.
Quanto: Gratuito

Biblioteca recebe a 4ª edição do Encontro de RPG

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe no próximo sábado, 28 de fevereiro, das 10h às 18h, a 4ª edição do Encontro de RPG

O evento, realizado pelo grupo Matilha - Filhos de Gaia, contará com a presença os grupos Máfia dos Otakus - BA, Nerdspot, Shaman e da Toca - BA. Além dos jogos de mesa, o Encontro terá um espaço de leitura com o acervo de livros de RPG, material para venda e brindes para sorteio, que inclui um kit de dados. 

O quê: Biblioteca recebe a 4ª edição do Encontro de RPG
Quando: 28 de fevereiro, sábado, das 10h às 18h
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: 1kg de alimento
Mais informações: facebook.com/events

Transmissão Ao Vivo - Formação em Acessibilidade para o Audiovisual

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Mulher em Cena 2015

Clique para ampliar
Em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), a programação cultural da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) se volta para a valorização do gênero feminino através do projeto Mulher em Cena 2015, e propõe uma série de atividades gratuitas, com diferentes linguagens artísticas e de comprometimento social.

Confira a programação: 

-Exposição Arte InCena Mulher
Exposição Coletiva com as artistas Carla Calixto, Cristina Damasceno, Laís Guedes, Miriam Belo, Roberta Nascimento, Suzane Lopes, Talitha Andrade e Tina Melo, explorando diversas linguagens visuais. Para marcar a abertura, as artistas se reunirão para uma "Roda de Conversa" onde falarão sobre seus trabalhos, processos criativos e a influência do universo feminino em suas obras.
Abertura: Roda de Conversa - 03/03, 19h -  Café da Walter
Visitação: 02 a 30/03, 08h30 às 21h - Foyer e Vão do Foyer 

-Mostra Temática de Acervo
02/03 a 02/04, térreo, 1º, 2º e 3º andar

-Filmes na Biblioteca 
Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar, às 10h e 15h
05/03 - Revolução de Dagenham, de Nigel Cole
11/03 - Carlota Joaquina, de Carla Camurati
18/03 - Matemática do Amor, de Marylin Agrelo
25/03 - Flores Raras, de Bruno Barreto
27/03 - Olga (com Audiodescrição), de Jayme Monjardim

-Filme com Debate
O cinema também tem vez. A Biblioteca leva ao público a oportunidade de assistir filmes seguido de um debate sobre o tema abordado.
- Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar

O Renascimento do Parto, de Eduardo Chauvet
Debate sobre Parto Humanizado, com participação da doula Chenia d'Anunciação e da obstetra Marilena Pereira.
- 17/03, 15h

Anjos do Sol, de Rudi Lagemann
Debate sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com participação de Luciana Reis do CEDECA.
- 19/03, 15h

-Stand Up Comedy
Renata Laurentino e convidadas apresentam um show sobre o universo feminino.
- 18/03, 19h - Sala Katia Mattoso, 3º andar

-Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher 
Encerrando a programação do projeto, a 4ª edição do Bate-papo Tirando de Letra – Mundo Mulher debate o tema: Lugar de Mulher é na Política, em que mulheres, dos diversos segmentos profissionais, compartilham as experiências e os desafios encontrados em suas carreiras.
- 20/03, 19h - Quadrilátero

Convidadas:
Cleide Coutinho (Movimento dos Sem Teto)
Luana Soares (Coordenação de Juventude do Governo do Estado)
Olívia Santana (SPM)
Salete Maria da Silva (NEIM/UFBA)
Sandra Muñoz (Marcha das Vadias)
Viviane V. (CUS/UFBA)

De Olho na Notícia: Biblioteca recebe a I Jornada Aquivística da AABA

Clique para ampliar
A Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA), em parceria com entidades arquivísticas, promove nos dias 26 e 27 de fevereiro a I Jornada Arquivística da AABA na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o tema Teoria e Prática Arquivística na Bahia

O evento, que contará com oficinas, palestras, comunicações livres, mesa redonda e visita técnica, tem o objetivo de trazer a reflexão sobre a Teoria discutida nas Universidade aliada à prática diária em diversas instiruições.

A jornada pretende reunir profissionais arquivistas, estudantes de Arquivologia, e demais estudantes e profissionais das áreas correlatas, como por exemplo: Biblioteconomia, Museologia, Direito ou qualquer profissional com atuação em arquivos. A AABA oferecerá certificado para as atividades (distintas: evento, oficina e visita). Inscrições através do site: arquivistasbahia.org/jornada/inscricoes

O quê: I Jornda Aquivística da AABA
Quando: 26 e 27 de fevereiro
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Mais informações: arquivistasbahia.org/jornada

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dica Cultural: Forró no Parque com Zelito Miranda

Clique para ampliar
O projeto Forró no Parque chega a sua 6ª temporada sediado na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho. Nesta edição, o forrozeiro Zelito Miranda promete animar o público ao som deste ritmo característico do nordeste brasileiro, o forró, neste domingo (22), a partir das 11h. O Forró no Parque, que tradicionalmente era realizado no Parque da Cidade, se destaca como um dos eventos mais requisitados da capital baiana.

O quê: Forró no Parque com Zelito Miranda
Quando: 22 de fevereiro, domingo, às 11h
Onde: Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho
Quanto: Gratuito
Fonte: agendacultural.ba.gov.br

Dica Cultural: Domingo no TCA trás a OSBA e o grupo Bailinho de Quinta

Clique para ampliar
O Domingo no TCA deste mês acontecerá logo depois do Carnaval. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), sob a regência do maestro Carlos Prazeres, convida o grupo Bailinho de Quinta para juntos, entrarem no clima dos antigos carnavais.

O BAILE-CONCERTO será realizado no primeiro domingo, logo após o carnaval, no dia 22 de fevereiro, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.

O quê: Domingo no TCA trás a OSBA e o grupo Bailinho de Quinta
Quando: 22 de fevereiro, domingo, às 11h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: R$1/ R$0,50 - vendas no dia a partir das 9h, com entrada imediata

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dica Cultural: Festival da Música Ilimitada chega ao bairro de Cajazeiras

Clique para ampliar
O maior bairro da América Latina, Cajazeiras, irá receber nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, mais uma edição do Festival da Música Ilimitada, com as bandas Tertúlia, Nouve e Marana. O evento acontecerá no Colégio D. Leonor Calmon, a partir das 18h.

No projeto, dez localidades de camadas populares, sendo oito em Salvador e uma em Lauro de Freitas e outra em Camaçari, funcionam como polos musicais, nos quais três bandas se apresentam e uma se classifica para ficar entre as dez, que disputam as seis vagas para a grande final. De Cajazeiras o festival segue para Itapuã, Tancredo Neves e Liberdade, em Salvador, além de Lauro de Freitas. Cinco bandas já foram classificadas dos polos de Camaçari, Alagados, Sussuarana, Plataforma e Engenho Velho de Brotas.

Os três primeiros colocados do festival serão contemplados com diversos prêmios para melhor gerenciamento de carreira. As 30 melhores bandas deverão ser disponibilizadas na internet, com um perfil de cada grupo classificado para divulgação ao público em geral. O Festival da Música Ilimitada é promovido pela Odò Produção Cultural, com o patrocínio da TIM e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, FAZCULTURA.

O quê: Festival da Música Ilimitada chega ao bairro de Cajazeiras
Quando: 20 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18h
Onde: Colégio D. Leonor Calmon - Estrada do Coqueiro Grande S/N, Fazenda Grande II – Cajazeiras
Quanto: R$ 4,00 e R$ 2,00
Mais informações: musicailimitada.com.br

Dica Cultural: Cia Baiana de Patifaria realiza espetáculo com gratuidade para professores

Clique para ampliar
Comemorando 28 anos em 2015, a Cia Baiana de Patifaria apresenta neste domingo, 22 de fevereiro, às 20h, no Teatro Isba, o espetáculo Fora de Ordem com o ator Lelo Filho. A peça é inspirada na obra de Caetano Veloso, e os professores das redes pública e privada poderão assistir gratuitamente a apresentação, apresentando comprovante funcional na retirada do convite individual e na entrada no dia da apresentação. 

O quê: Cia Baiana de Patifaria realiza espetáculo com gratuidade para professores
Quando: 22 de fevereiro, domingo, às 20h
Onde: Teatro Isba, Ondina
Quanto: Gratuito para professores

Biblioteca recebe o Projeto N Imagens

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe entre os dias 24 a 27 de fevereiro, das 08h30 às 17h30, o projeto N IMAGENS: Formação em Acessibilidade para o Audiovisual, que irá promover um seminário temático e oficinas, com a finalidade de disseminar o conceito da audiodescrição e demais recursos de acessibilidade a produtos audiovisuais.

O N Imagens reunirá especialistas na área do audiovisual acessível, como Letícia Schwartz, de Porto Alegre (RS), Bell Machado, de Campinas (SP), além de pesquisadoras locais, como Sandra Rosa Farias, Manoela Cristina da Silva. O projeto também irá exibir o filme Simone, de Juan Zapata, em uma sessão às 15h, no dia 24 de fevereiro, na Sala Walter da Silveira, subsolo da Biblioteca. 

O evento, que tem o apoio da Fundação  Cultural do Estado da Bahia (Funceb) em parceria com a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF), a Rede Cultura e da Saúde e Representação Regional do Ministério da Cultura (MINC) para os Estados da Bahia e Sergipe, é uma ação formativa no campo do audiovisual na Bahia que colabora para construção de saberes relativos às técnicas de acessibilidade no cinema e demais modos de apreciação estética baseados em imagens. O objetivo do evento é introduzir profissionais da produção cultural, estudantes, educadores e educadoras no processo de elaboração de obras acessíveis.

O evento é gratuito, entretanto, as pessoas que desejarem participar das oficinas deverão encaminhar carta, justificando o interesse pela formação, para o e-mail seminarionimagens@gmail.com, trazendo como título “oficinas”. Para inscrever-se no seminário, basta acessar a página do evento no endereço www.seminarionimagens.wordpress.com

O quê: N IMAGENS: Formação em Acessibilidade para o Audiovisual
Quando: 24 a 27 de fevereiro, das 08h30 às 17h
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Mais informações: seminarionimagens.wordpress.com
Fonte: seminarionimagens.wordpress.com

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

De Olho na Notícia: Novas aquisições da Biblioteca

Clique para ampliar
Associação Pró Danca (APD) realizou a doação dos DVDs dos quarto novos episódios da série Figuras da Dança e do novo documentário Canteiro de Obras 2014, produções da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), para a Biblioteca Pública do Estado da Bahia

A série Figuras da Dança é um conjunto de 30 documentários que sob a direção de Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, resgata a memória de personalidades da dança do Brasil e do Mundo. Os novos episódios trazem Paulo Pederneiras, Jair Moraes, Mara Borba e Eliana Caminada. 

Já a série Canteiro de Obras, também dirigida po Inês Borgéa, apresenta os registros das produções, projetos educativos e de memória, apresentações e depoimentoso das pessoas envolvidas com as ações da SPCD ao longo dos anos de 2008 a 2014. O DVD Canteiro de Obras 2014, prozido por Rica Saito, traz os desafios enfrentados pelos integrantes da SPCD e os bastidores da montagem de um clássico do séc. XIX – La Sylphide, de Mario Galizzi, e o processo de criação de uma coreografia contemporânea – The Seasons, de Édouard Lock.

Biblioteca recebe apresentação da Camerata Quadro Solar

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), recebe na próxima segunda, 23 de fevereiro, às 15h, a camerata Quadro Solar para uma tarde de música no Foyer da Instituição. 

O grupo Quadro Solar, formado em 2001, atualmente é formado pela flautista Andréa Bandeira, o violinista Mário Gonçalves e a violoncelista Cândida Lobão, músicos experientes em diferentes trabalhos de câmara e solos, e já se apresentou em projetos como "Porque Hoje é Sábado", " Projeto Tocarte", e no "X Festival de Música Instrumental da Bahia."

A camerata "Quadro Solar" faz parte do Projeto Cameratas, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, através da Fundação Cultural e Teatro Castro Alves, que tem como objetivo aproximar o grande público da música erudita, promovendo a formação de platéia.  

O quê: Camerata Quadro Solar
Quando: 23 de fevereiro, segunda-feira, às 15h
Onde: Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

De Olho na Notícia: Projeto CDI Bibliotecas abre seleção para bibliotecas públicas

Clique para ampliar
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI), junto com a The Bill & Melinda Gates Foundation, abre inscrições para o processo de seleção de biblioteca públicas para o Projeto CDI Bibliotecas, que visa ajudar líderes e profissionais da biblioteca pública a integrar ideias e serviços inovadores nesses espaços, em resposta à evolução das necessidades de suas comunidades. O projeto tem apoio do Sistema Nacionald e Bibliotecas Públicas (SNBP), e as inscrições vão até 12 de março através do site do projeto. 

Em linha com a atuação do CDI e do parceiro, a expectativa é inspirar novas iniciativas e agregar elementos que possam fortalecer as políticas públicas voltadas para as bibliotecas públicas brasileiras. O projeto vai atuar diretamente junto a 50 bibliotecas públicas municipais e estaduais localizadas nas 27 unidades da federação e usará a metodologia baseada nas propostas do educador brasileiro Paulo Freire, que foram projetadas para capacitar os alunos como “agentes de transformação”, como melhores cidadãos para a sua comunidade.

Confira o formulário de inscrição: cdi.org.br/bibliotecas/inscricao

O quê: Projeto CDI Bibliotecas abre seleção para bibliotecas públicas
Quando: Inscrições até 12 de março
Quanto: gratuito
Mais informações: cdi.org.br/bibliotecas
Fonte: cdi.org.br

Dica Cultural: DaGanja realiza show gratuito na próxima terça no Pelourinho

Clique para ampliar

O Carnaval da Cultura 2015 promove show gratuito do rapper DaGanja na próxima terça-feira, 17 de fevereiro, às 19h, na Praça Pedro Archanjo, Pelourinho. 

As canções dos álbuns Entre Versos e Prosas e Tá No Ar levarão ao palco a diversidade de ritmos e estilos musicais que caracterizam a pesquisa do artista apresentando suas músicas e destacando a variedade de ritmos que o rapper e sua banda agregam ao rap.

Música, dança e diversidade de ritmos, estilos e expressões de diferentes artistas e grupos e entidades culturais são os elementos centrais do Carnaval da Cultura 2015. Embalada pela alegria das Festas Populares da Bahia, tema do Carnaval do Pelourinho, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre alas para a brincadeira livre e aberta a todos os públicos, com atrações gratuitas e que, mais do que qualidade, representam a diversidade cultural baiana e brasileira.

O quê: DaGanja realiza show gratuito na próxima terça no Pelourinho
Quando: terça-feira, 17 de fevereiro, às 19h
Onde: Praça Pedro Archanjo, Pelourinho
Quanto: Gratuito

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

De Olho na Notícia: Confira a programação de Carnaval nos bairros de Salvador

Clique para ampliar
Já no clima de Carnaval, os bairros populares de Salvador divulgam suas programações com apresentações para todos os gostos, criando alternativas para o público curtir a maior festa de rua da cidade mais perto de casa.

No bairro do Nordeste de Amaralina a festa já começa hoje, com o desfile de 4 blocos com mini trios e bandas locais. O circuito do bairro, batizado de Circuito Mestre Bimba, já é considerado o maior carnaval independente de Salvador. 

Confira a Programação do Circuito Mestre Bimba para o primeiro dia de festa: 

- Quarta, 11/02

Horário - Atração - Saída

18h - A Berimba - Final de Linha
19h - As Donzelas - Final de Linha
20h - Sedução do Samba - Sitio Caruano
21h - Complexo do Samba - Feirinha

Confira a programação completa do Carnaval nos bairros: carnavalsalvadorbahia.com.br | nordesteusou.com.br

Legados Raros: Dei discorsi di M. Pietro Andrea Matthioli

Matthioli, Pietro AndreaDei discorsi di M. Pietro Andrea Matthioli...nelli sei libri di pedacio Dioscoride Anazarbeo della materia medicinale...- Venetia : Apresso  Felice Valgrisio, 1585.  2v. : il.,  35cm  
Em dois séculos de história a Biblioteca Pública do Estado da Bahia constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa, atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Este precioso acervo possui obras de importância nacional e internacional, com acesso restrito e previamente agendado, cuidados pela atual gestora do Setor, a bacharel em biblioteconomia com especialização em Acervos Raros, Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes.  Confira:

Dei discorsi di M. Pietro Andrea Matthioli
Fotos: Juliana Neri
Dei discorsi di M. Pietro Andrea Matthioli, Pietro Andrea Matthioli – Obra ilustrada com xilogravuras de alto nível, capitulares ornamentadas e marca do tipógrafo italiano Vicenzo Valgrisi na página de rosto. As páginas são enumeradas sequencialmente, nos dois volumes, em algarismos arábicos, e inclui efígie do autor e citações em grego.

Além de identificar as plantas originalmente descritas por Dioscorides (autor greco-romano 40-90 d.C. considerado fundador da farmacognosia), a obra acrescentou novas descrições, mostrando a importância da utilização das plantas na saúde humana, marcando assim a ligação do estudo das plantas na Medicina, e foi dedicada à princesa Giovana, Arquiduquesa da Áustria.

Matthioli foi médico naturalista nascido em Siena (1501 – 1577), e exerceu a profissão em Siena, Roma e Trento, tornando-se, posteriormente, médico pessoal de Ferdinand II, Arquiduque da Áustria.

O exemplar da Biblioteca se encontra em estado razoável de conservação, com encadernação não original, irregularidades na paginação e algumas páginas danificadas por broca. 

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090 

De Olho na Notícia: 3ª Convocatória de Ayudas - Programa IBERBIBLIOTECAS

Clique para ampliar
O Programa Latino-Americano de Biblioteca Públicas (IBERBIBLIOTECAS) realiza sua terceira convocatória destinada a bibliotecas públicas e comunitárias de países e cidades membros do programa, com o objetivo de consolidar essas bibliotecas como espaços de livre acesso à informação e à leitura. O Brasil é um dos membros do Programa IBERBIBLIOTECAS, e o SNBP/DLLLB/MinC convida todas as bibliotecas públicas e comunitárias do país a participarem desta convocatória.

Nesse ano serão beneficiados projetos que contemplem uma das seguintes ações:

1) Apoio para propostas de pesquisa em bibliotecas públicas e sobre seu impacto no desenvolvimento das comunidades realizadas por universidades ou centros de pesquisa.

2) Propostas para a formação continuada e intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais e gestores das bibliotecas públicas e comunitárias.

3) Apoio a projetos de cooperação para bibliotecas públicas que promovam o conhecimento e a circulação da produção cultural regional.

As propostas devem ser apresentadas até 29 de abril, em português ou espanhol, mediante ao formulário de inscrição disponível no portal iberbibliotecas.org/convocatorias. Mais informações no site iberbibliotecas.org.

Fonte: snbp.culturadigital.br/blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ATENÇÃO: Funcionamento da Biblioteca no Carnaval

Clique para ampliar

Dica Cultural: Pré-Carnaval da Cultura agita o Pelourinho

Foto: Camilo Lobo | Divulgação
A poucos dias do Carnaval, a programação no Pelourinho já está a todo o vapor. O que não falta é opção e diversidade na programação. Confira as atrações que têm apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e se programe.

Dia 10, terça, tem a dobradinha da banda Aiyé Baiyé, que faz show às 20h e às 23h30, no Quincas Berro D’água, com entrada gratuita. E no Largo Pedro Archanjo, às 20h, o Bloco Afro Ókánbí promove o ensaio geral, com uma mistura que vai do Ijexá ao Afro Pop Cubano, e entrada gratuita. Esse é pra quem quer se acabar de dançar!

Dia 11, véspera de carnaval, promete ser mais uma vez de muita animação no Pelourinho. A Lavagem da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), completa 25 anos de história. E para comemorar este um quarto de século, os funcionários da instituição organizam mais uma edição do evento, que contará com o cortejo que invade as ruas da região, homenageando o samba, com destaque para o cantor e compositor Riachão.

A concentração acontece às 15 horas, em frente ao Palácio Rio Branco, na Rua Chile, e segue até o Largo Pedro Archanjo, onde serão coroados os reis da festa: os cantores Xande de Pilares e Juliana Ribeiro. A diversão segue no local com show de Mirela Bastos. No mesmo dia, acontece o projeto Park Sonoro, com Bailinho Sonoro, às 21h. No Largo Tereza Batista, com entradas a R$ 10.

Na quinta-feira, cresce a expectativa para a abertura do Carnaval do Pelô, que é no dia seguinte. No Largo Pedro Archanjo, às 19h, tem apresentação da Orquestra Popular da Bahia e logo mais, às 22h, tem a magia dos antigos Carnavais, com Compassos e Serpentinas. O Hip Hop toma conta do Largo Tereza Batista, com a apresentação de Simples Rap’ortagem, às 19h e, mais tarde, às 21h30, é a vez do afro pop de Larissa Luz fazer a festa. No Quincas Berro D´Água, o reggae toma conta com o show de Prince Adammo, às 19h, seguido da banda Tambores do Mundo, que faz show às 21h30h.

O quê: Pré-Carnaval da Cultura agita o Pelourinho
Quando: 10 a 12 de fevereiro
Onde: Pelourinho
Quanto: Gratuito e a preços populares

Dica de Leitura: Carnaval da Bahia: um registro estético

Foto: Juliana Neri
A Biblioteca já entrou no clima de festa e separou para você, como Dica de Leitura Carnavalesca, o livro Carnaval da Bahia - um registro estérico, um coletivo de textos de Anísio Félix, Antônio Godi, Cid Teixeira, Hildegardes Vianna, Juarez Paraíso, Milton Moura, Nelson Cerqueira, Rosane Santana, Tasso Franco e Waldir Oliveira, que traz um histórico da maior festa de rua do país, ilustrado com fotos do carnaval baiano durante o século XX. 

O livro pode ser encontrado na Subgerência de Obras Raras e Valiosas da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar. 

Além disso, a Dica de Leitura traz Dicas Audiovisuais, com as obras Bate-Papo XXI - Carnaval e Cultura, Caminhão da Alegria: 60 anos de Trio Elétrico, e o filme-documentário A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy, apresentando um pouco do histórico e das tradições do carnaval baiano, disponíveis no Setor de Recursos Audiovisuais da Biblioteca, de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 3º andar

Carnaval da Bahia: um registro estético - No início da obra encontram-se informativos sobre como surgiu o Carnaval e a partir de quais condições histórico-sociais ele se tornou a maior festa de irmanação de raças e classes do país. Além disso, há textos com intuito de explicar o termo Carnaval, que designa uma das festas populares mais entusiasmantes do Brasil e que tem na Bahia uma forte e alegre representação. A obra contém capítulos ilustrados com fotos de baianos fantasiados no período do Carnaval durante o século XX, fotos dos antigos carros alegóricos e das artes visuais espalhadas pela cidade com o passar das décadas. As imagens são acompanhadas por textos relativos aos grupos que desfilavam no período da festa, as escolas de samba do carnaval baiano e seus trios elétricos. Carnaval da Bahia: um registro estético é um arsenal sobre tudo que se relaciona ao Carnaval baiano e pode fazer com que curiosos sobre o tema sintam-se verdadeiros conhecedores dele e se admirem com a história e significado do período carnavalesco.

Biblioteca realiza contação de histórias sobre o Carnaval e Clássicos Infantis

Clique para ampliar

O quê: Biblioteca realiza contação de histórias sobre o Carnaval e Clássicos Infantis
Quando: segundas e sextas-feiras de fevereiro, às 10h e 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dica Cultural: Lançamento do livro Mídia e Carnaval

Clique para ampliar

O quê: Lançamento do livro Mídia e Carnaval
Quando: 11 de fevereiro, quarta-feira, às 19h
Onde: Café Teatro Come & Ria, Rio Vermelho
Quanto: Gratuito
Mais informações: 71 8794-5296

Biblioteca realiza mostra bibliográfica com os temas do Carnaval e da Festa de Yemanjá.

Clique para ampliar

O quê: Biblioteca realiza mostra bibliográfica com os temas do Carnaval e da Festa de Yemanjá.
Quando: 02 a 28 de fevereiro, das 08h30 às 21h
Onde: Setor de Pesquisa e Referência da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dica Cultural: Campanha É Verão #OcupeSeuEspaço realiza mais uma edição da ação Domingo no Parque!

Clique para ampliar
A Campanha É Verão #OcupeSeuEspaço, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, realiza neste domingo, 08 de fevereiro, mais uma edição da ação cultural Domingo no Parque!, a partir das 08h, no Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas

O projeto visa ocupar a área externa do Parque Solar Boa Vista chamando a atenção para sua revitalização, com ações direcionadas ao público infanto-juvenil, além dos moradores do Engenho Velho de Brotas.

A programação inclui brincadeiras, jardinagem, oficinas de pipas e de bonecos, além da presença da Biblioteca Móvel e uma apresentação do espetáculo O Palhacista. 

O quê: Campanha É Verão #OcupeSeuEspaço realiza mais uma edição da ação Domingo no Parque!
Quando: 08 de fevereiro, domingo, das 08h às 12h
Onde: Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas
Quanto: Gratuito
Mais informações: blogdosolar.wordpress.com

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Dica Cultural: Espetáculo Farra do Boi se apresenta em Itinga neste fim de semana

Clique para ampliar
Concebido no projeto Grupo de Pesquisa e Formação em Cultura Popular, contemplado no primeiro edital Cuidando da Cultura da cidade de Lauro de Freitas, o espetáculo Farra do Boi  faz uma releitura da manifestação popular Boi Bumbá neste domingo, 08 de fevereiro, saindo em cortejo do Ponto de Cultura Ereoatá, localizado no Jardim Centenário, Quadra D, Lote 26 – Itinga, próximo a Escola Santa Júlia, indo em direção à Praça José Ramos, a partir das 18h.

O espetáculo Farra do Boi aposta na reunião de elementos tradicionais da Cultura Popular mesclando elementos contemporâneos e nos fará reviver um dos folguedos mais tradicionais do Brasil. Será uma releitura envolvente com muitas cores e brincadeiras que trará também um boi elétrico na hora da ressurreição do boi que irá interagir com o público tocando músicas tradicionais e músicas mais atuais como as eletrônicas por exemplo. A encenação pretende reviver o boi na dramaturgia com o objetivo de revivê-lo também nas manifestações populares da Cidade de Lauro de Freitas.

O Grupo de Pesquisa e Formação em Cultura Popular idealizado pelo artista plástico e arte - educador Cláudio Márcio Pessoa, em parceria com a Associação Cultural Tupã (ACTU), realizou durante os meses de novembro, dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro de 2015 oficinas artísticas e de formação nas áreas de cenografia, adereços, música, iluminação e produção cultural para jovens e adultos dos 12 aos 29 anos. São os participantes das oficinas junto com os professores que realizaram as apresentações, desde a sua concepção na realização do cenário e objetos das cenas bem como nas apresentações, fazendo parte como atores, dançarinos, músicos e técnicos.

O quê: Espetáculo Farra do Boi
Quando: Dia 08 de fevereiro, domingo, às 18 horas
Onde: Saindo em Cortejo do Ponto de Cultura Ereoatá em direção à Praça José Ramos, Itinga
Quanto: Gratuito

Biblioteca realiza mostra de vinis com músicas carnavalescas

Clique para ampliar

O quê: Biblioteca realiza mostra de vinis com músicas carnavalescas
Quando: 04 a 28 de fevereiro, das 08h30 às 18h
Onde: Sala de Exposições, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A Biblioteca preparou as melhores dicas para você curtir bem o Carnaval!

Foto: Ilustração
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia já está em clima de Carnaval, e separou para seus leitores as melhores dicas para curtir a folia com conforto, saúde e segurança. Confira: 

- ALIMENTAÇÃO: Como o carnaval cai na época mais quente do ano, cuidar da alimentação é importantíssimo para manter a energia em alta e não deixar a festa acabar mais cedo. Antes de sair de casa, faça refeições leves, com frutas, verduras sanduíches naturais e outros tipos de carboidratos. Dispense alimentos como  feijoada ou sarapatel, que ao contrário do que muitos pensam, não nos dá energia, mas provoca sonolência. Aposte também nas barras energéticas ou de proteínas. Elas são práticas, saudáveis e ricas em carboidratos, que te ajudarão a manter os níveis de energia sempre em alta, além de serem fáceis de transportar.  

Dica rápida: Para fazer um sanduíche que não estraga facilmente, coloque geleia ou mel no pão, ao invés de colocar queijo com presunto que estragam-se facilmente no calor.

- BEBIDAS: Muitas pessoas pensam que ao ingerir bebida alcoólica já estão hidratando o corpo, mas na verdade o álcool tem o efeito contrário, contribuindo para a desidratação do organismo. Opte por beber bastante água, sucos ou até mesmo sorvetes. Quanto menor o teor alcoólico, mais tempo vai durar a sua festa. Bebidas energéticas também são recomendáveis, desde que não sejam ingeridas junto com bebidas alcoólicas. 

Dica rápida: Se for comprar bebidas ao longo da festa, certifique-se de que a latinha está lacrada, assim você não corre o risco de tomar algo com substâncias desconhecidas e perigosas.

- ROUPAS: Principalmente nas cidades do Nordeste do Brasil, as altas temperaturas no período carnavalesco se tornam ainda maiores com o aglomerado de pessoas, podendo causar mal estar e tonturas. Mantenha-se refrescado com roupas de tecidos leves, como shorts e bermudas jeans ou de algodão, camisas e camisetas regatas de algodão com cores claras. Caso vá usar abadá, customize a camiseta cortando um pouco as mangas e a gola, deixando a roupa mais aberta para que seu corpo respire melhor. Quanto aos calçados, opte sempre pelos tênis, sandálias rasteiras, sapatilhas ou sapatos baixos e confortáveis sem salto. 

Dica rápida: As camisetas de dry-fit são indicadas para quem pretende suar bastante durante o carnaval pois o material do qual é feita garante alta absorção de suor do corpo e além de mantê-lo seco e com temperatura estável.

- OBJETOS DE VALOR: Para evitar perder ou ter seus objetos de valores roubados, evite levar para a folia tudo que possa chamar a atenção de pessoas mal intencionadas. Deixe em casa celulares, jóias ou relógios, e leve apenas seu documento de identidade, um pouco de dinheiro e no máximo, uma câmera fotográfica, se fizer questão de registrar os momentos da festa. Nesse caso, amarre o objeto no pescoço ou braço, dificultando ações de furto. Se quiser levar algum tipo de bolsa, opte pelos modelos pequenos e que possam ficar presos ao corpo e sempre à sua vista. Evite as mochilas e bolsas que ficam às suas costas, longe do seu campo de visão. 

Dica rápida: Bolsas do tipo que ficam escondidas por baixo de suas roupas são ideais para guardar documentos e dinheiro sem chamar atenção. 

- PELE: A pele também não pode ser esquecida durante as festas, por isso, não esqueça o protetor solar, o boné e o creme hidratante. Levar consigo uma garrafa do tipo Squeeze com água para molhar o rosto de vez em quando também é recomendável para quem irá curtir a folia em espaços abertos e ao sol.

Dica rápida: Escolha os bonés e chapéus de materiais leves e modelos que não fiquem muito apertado na cabeça, protegendo o rosto do sol e promovendo conforto ao mesmo tempo. 

O Cine Vídeo da Biblioteca separou os melhores filmes para a Criançada em fevereiro

Clique para ampliar

O quê: Filmes de Fevereiro do Cine Vídeo da Biblioteca
Quando: terças e quintas, às 10h e 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito