• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dica Cultural: CineFacom comemora aniversário com festa e mostra retrospectiva de Edgard Navarro

Clique para ampliar
O aniversário de um ano do CineFacom - Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA será comemorado em grande estilo no dia 12 de fevereiro, às 19h, na Faculdade de Comunicação, com entrada gratuita.

A Mostra Especial Edgard Navarro: do Superoito ao Superoutro fará a abertura da noite com a exibição de quatro filmes do cineasta baiano: "O Rei do Cagaço" (1977), "Exposed" (1978), "Lin e Katazan" (1979), e "Superoutro" (1989). A noite segue com um bate-papo descontraído com Edgard Navarro, mediado por José Francisco Serafim, professor-tutor do projeto, projeção de vídeos pelo coletivo KVEM (Coletivo de Vídeo Experimental), Dj Berg Benoni, venda de acarajé e bebidas, dentre outras novidades.

Desde o seu surgimento, o CineFacom já realizou a exibição gratuita de 65 filmes, sendo 51 deles realizados por estudantes da UFBA, movimentando um público de aproximadamente 700 pessoas, dentre as 16 edições realizadas. O projeto conta com o apoio da UFBA, através do edital Proext/ Eventos 2013 e vem se consolidando como um espaço permanente e popular de cinema e audiovisual, bem como de circulação da produção fílmica universitária.

Sobre os filmes:

- O Rei do Cagaço (1977)
Duração: 10 min
Sinopse: O ato de defecar, filmado de forma explícita, introduz a história paródica de um manifestante que descobre a força política das fezes e passe a fazer atentados com cocô.

- Exposed (1978)
Duração: 7´30´´
Sinopse: Fogo, retratos velhos e queimados da vida familiar, cães copulando e figuras de proa da era política da ditadura militar são alternados em jogo de cores fílmicas que alternam passado e presente. O poder armado, viril, fálico. Obra-prima da vertente experimental superoitista.

- Lin e Katazan (1979)
Duração: 5 min
Sinopse: O simplório Lin, operário da construção civil, retira alegria de atividades simples, como o banho. Seu patrão, Katazan, movido por ódio irracional e crescente, passa a persegui-lo no trabalho até o desfecho trágico. Texto do livro Fazenda Modelo, romance de Chico Buarque publicado nos anos 70.

- Superoutro (1989)
Duração: 46 min
Sinopse: Um louco na rua tenta libertar-se da miséria que o assedia e acaba por subverter a própria lei da gravidade.

O quê: CineFacom -  Mostra Especial de Aniversário
Onde: Faculdade de Comunicação da UFBA – Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina.
Quando: 12/02, às 19h
Quanto: Gratuito
Maiores informações: cinefacom@gmail.com | cinefacom.wordpress.com | facebook.com/cinefacom

0 comentários:

Postar um comentário