• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dica Cultural: Palacete das Artes comemora 70 anos do cantor e compositor Gilberto Gil com exposição

Clique para ampliar
O Palacete das Artes recebe, a partir do dia 27 de agosto (terça-feira), às 19h30, a exposição GIL70, que celebra o septuagésimo aniversário de Gilberto Gil, comemorado no dia 26 de junho de 2012. Realizada através de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e com patrocínio do Banco Itaú, a mostra foi concebida e realizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias com a colaboração do pesquisador e ensaísta Frederico Coelho. O próprio Gilberto Gil colaborou musicalmente na feitura de uma das instalações interativas, mas não interferiu na curadoria da exposição.

São ao todo 23 trabalhos, entre pintura, grafite, vídeo, fotografia, escultura, poesia visual e instalação interativa, inspirados em canções de Gil ou dedicados a ele. O conjunto é acompanhado por uma linha do tempo ilustrada com fotos e capas de disco, por 18 displays interativos que dão acesso ao áudio, letra e comentários de 70 de suas mais emblemáticas composições e quatro totens multimídia que reúnem depoimentos de Gil sobre todas as fases de sua vida. Participam da exposição 27 artistas, poetas, videomakers, músicos, cineastas, programadores e designers: Carlos Adriano, José Roberto Aguilar, Ricardo Aleixo, Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Vivian Caccuri, Adriana Calcanhotto, Augusto de Campos, Ivan Cardoso, Antonio Dias, Eduardo Denne, Bené Fonteles, Lula Buarque de Hollanda, Alex Hornest, Jarbas Jácome, Gabriel Kerhart, Raul Mourão, Carlos Nader, Antonio Peticov, Gualter Pupo, Omar Salomão, Daniel Scandurra, Ariane Stolfi, André Vallias, Caetano Veloso, Andrucha Waddington e Luiz Zerbini.

Salvador é a terceira capital brasileira a receber a exposição, que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e segue em cartaz no Palacete até o dia 27 de outubro. GIL70 tem ainda um desdobramento digital que inclui uma antologia de textos escritos por Gilberto Gil – entre manifestos, artigos, discursos e entrevistas – e uma coletânea de crônicas escritas especialmente para a ocasião por nome como Rita Lee, José Miguel Wisnik , Marisa Alvarez Lima, Hermano Vianna, Jerusa Pires Ferreira, Carlos Rennó, Fernanda Torres, Andre Midani, Inês Pedrosa, Arto Lindsay, Bernardo Oliveira, Francisco Bosco, Jorge Mautner, Evando Nascimento, DJ Dolores e Paquito.


Fonte: DIMUS/BA

0 comentários:

Postar um comentário