• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Biblioteca leva acervo infantil ao Center Lapa no mês das crianças

Clique para ampliar
No mês das crianças, a Biblioteca vai até o shopping festejar com a garotada. De 1º a 13 de outubro, acontecerá no Shopping Center Lapa o “Dia das crianças no mundo da literatura”, com muitas brincadeiras e viagens inesquecíveis ao mundo da leitura. As atividades acontecerão no 1º e 2º piso, de segunda a sábado, das 09h às 21h, e no dia 12 (sexta-feira), das 12h às 18h.

Durante o evento, serão promovidas diversas atividades, como pintura facial, brincadeiras com corda-bamba, pula-pula e muito mais. No “Espaço Conforto” (2º piso), a criançada terá acesso a parte do acervo do Setor Infantil da Biblioteca e poderá ler e ouvir muitas aventuras. Nos dias 12 e 13, às 15h, a escritora Sandra Popoff, autora de ”Zuluê, a galinha reluzente” e “Nova vida, Margarida", vai comandar uma contação de histórias pra lá de especial. A entrada é gratuita para as atividades que acontecem no 2º piso.

Quando: de 01 a 13/10 (exceto dia 07), de segunda a sábado, das 09h às 21h, e no dia 12 (sexta-feira), das 12h às 18h
Onde: Shopping Center Lapa (Centro)
Quanto: Gratuito para as atividades que acontecem no 2º piso (Espaço Conforto) 

"Conversando com a sua História" aborda micro-histórias e biografias

Clique para ampliar
João José Reis, um dos mais importantes historiadores do Brasil, escritor de diversos livros publicados, dentre eles "A morte é uma festa" que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura, ministrará o Conversando com a sua História desta segunda-feira (01/10). A palestra  intitulada "Sobre micro-histórias e biografias" tem entrada gratuita e acontece às 17h, na Sala Katia Mattoso, no 3º andar.

Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, o curso Conversando com a sua História acontece todas as segundas-feiras na Biblioteca Pública do Estado da Bahia e, em sua 10ª edição, se estende até o mês de outubro. Em 2012, o curso inova trazendo um tema a cada mês, que é abordado por um ponto diferente a cada semana.

Quando: dia 01/10 (segunda-feira), às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aviso sobre funcionamento do serviço Wi-Fi


Projeto Primavera da Inclusão promove "Torneio de Xadrez para Cegos"

Clique para ampliar
Em parceria com o Grupo de Voluntários Copistas Ledores para Cegos (GVCLC), a Biblioteca promove, nos dias 29 e 30/09, o “Torneio de Xadrez para Cegos”. O evento acontecerá nos dias 29/09 (sábado), a partir das 08h30, e 30/09 (domingo), a partir das 10h, no Setor Braille (térreo).

Em sua primeira edição, o torneio encerra as atividades do projeto “Primavera da Inclusão”, com medalhas para os três primeiros colocados. Qualquer pessoa com deficiência visual pode participar, sem necessidade de efetuar inscrição. A entrada é gratuita.

Quando: dias 29/09, a partir das 08h30, e 30/09, a partir das 10h
Onde: Setor Braille (térreo)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Exposição "O Jardim" entra em cartaz no MAM-BA

Foto: Divulgação
Amanhã (28), às 19h, vai ser aberta na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) a exposição "O Jardim", do fotógrafo mineiro Pedro David. O trabalho fotográfico é vencedor do "Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/2011", promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) – um dos dois maiores concursos, em termos financeiros, para trabalhos fotográficos do Brasil. A mostra ficará em cartaz para visitação gratuita até o dia 28 de outubro.

Em "O Jardim", a fotografia, registrada em chapas de 4×5 polegadas, é tratada de forma a agregar técnica, específica para fotografia em formato grande, hoje pouco explorada no universo digital, à abordagem de questões contemporâneas, como a expansão civilizatória sobre os limites da natureza, a saturação das grandes cidades, a fuga para a periferia e a busca ontológica do homem por autoconhecimento, território e qualidade de vida.

Quando: de 28/09 a 28/10, de terça a domingo, das 13h às 19h
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno)
Quanto: Gratuito
Fonte: DIMUS-BA

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Confira o som das bandas que encerram o projeto "Primavera da Inclusão 2012"

Para encerrar o projeto "Primavera da Inclusão 2012", a Biblioteca traz ao público os shows das bandas OQuadro e Jardim Baiano. As apresentações são gratuitas e acontecem essa sexta-feira (28), no Quadrilátero (térreo), a partir das 18h. Confira o som das bandas:

OQuadro


Jardim Baiano


Quando: dia 28/09 (sexta-feira), às 18h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Entrada franca

Dica Cultural: Exposição "Cores e Contrastes"

Clique para ampliar
O artista plástico Salomão Zalcbergas realiza a exposição "Cores e Contrastes", de outubro a dezembro no Teatro Gamboa Nova. Com uma rica variedade de temas, o artista apresenta 15 obras que estabelecem um diálogo de contrastes com suas cores fortes e vibrantes que caracterizam o estilo e suas pinceladas.

Quando: de 03/10 a 03/12, de quarta a sábado, das 14h às 22h e aos domingos, das 13h às 19h
Onde: Galeria Jaime Figura - Teatro Gamboa Nova
Quanto: Gratuito

terça-feira, 25 de setembro de 2012

"OQuadro" encerra o projeto Primavera da Inclusão 2012

Clique para ampliar
Na próxima sexta-feira (28), a partir das 18h, o Hip Hop e o samba invadem o Quadrilátero da Biblioteca  no encerramento das atividades em comemoração ao mês da Luta da Pessoa com Deficiência e à chegada da estação das flores. É o projeto "Primavera da Inclusão 2012", que apresenta em sua programação musical o show da conceituada banda OQuadro. Pra começar, um pocket show de samba com a banda Jardim Baiano.

A banda de Hip Hop OQuadro, vem a Salvador para apresentar sua música que busca inovações estéticas a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. Depois de passar por uma temporada de apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo, a banda volta à capital baiana para um show na Biblioteca.

A última vez que a banda tocou em Salvador foi no início deste ano, quanto foi convidada a abrir o projeto “Conexão Vivo na Sala do Coro” (2012) na Concha Acústica do TCA, juntamente com Lucas Santtana e Moraes Moreira.

Já o Jardim Baiano fará uma apresentação tipo pocket do show Sambe Assim! O grupo promete levar para a Biblioteca um repertório que inclui releituras de clássicos do samba, além de trabalhos de novos  compositores com canções inéditas ou ainda pouco conhecidas do grande público.

Quando: dia 28/09 (sexta-feira), às 18h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

"II Festival de Arte Tocante Primavera" acontece na Biblioteca

Clique para ampliar
Nesta sexta-feira (28), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) apresenta o II Festival de Arte Tocante Primavera com apresentação de coral, recitais de poesia e esquete com o Grupo de Teatro Noz Cego. O evento faz parte do projeto "Primavera da Inclusão 2012" e acontece a partir das 15h, no Setor Braille.

Em sua 4ª edição, o projeto “Primavera da Inclusão – 2012” celebra a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência,. As atividades realizadas tiveram como perspectiva trabalhar o tema Inclusão Social, junto aos frequentadores da Biblioteca.

As ações visaram também fomentar a cultura do livro, orientar e entreter inclusive o público de necessidades especiais, como os deficientes visuais que frenquentam o Setor Braille da BPEB, seus familiares e outros visitantes. 

Quando: dia 28/09 (sexta-feira), a partir das 15h
Onde: Setor Braille (Térreo)
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"Filmes para o Vestibular" apresenta: Baile Perfumado

Clique para ampliar
Nesta quarta-feira (26), o projeto Filmes para o Vestibular exibe "Baile Perfumado", dos diretores Lírio Ferreira e Paulo Caldas. O projeto acontece todas as quartas-feiras, com sessões às 10h e 15h, e é uma iniciativa da Biblioteca para quem quer se dar bem nos vestibulares das universidades públicas e para quem não dispensa um bom filme. A exibição acontece na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar) e tem entrada gratuita.

Sinopse
O filme apresenta a trajetória de Benjamin Abrahão, um mascate libanês que viveu com intensidade a movimentação dos anos 30 no nordeste brasileiro. Após ter sido, por dez anos, secretário particular de Padre Cícero vivencia a agitação política da região, aproxima-se dos seus protagonistas e articula uma rede de contatos que lhe permitiu filmar as únicas imagens de Lampião e seu bando. O filme, que registra a vida no Cangaço, é proibido pelo governo de Getúlio Vargas. Os desdobramentos da censura resultam no isolamento de Abrahão e no seu assassinato.

Trailler


Quando: Todas as quartas-feiras, às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Apoio: Locadora Vídeo & Cia. Site: www.locadoravideoecia.com.br

Dica Cultural: Exposição "Indumentárias Sagradas das Irmandades Negras"

Foto: Divulgação
A Casa do Benin recebe, a partir desta quarta-feira (26), a exposição “Indumentárias Sagradas das Irmandades Negras – uma estética da devoção”, da arte educadora e artista plástica, Mônica Silva, pesquisadora do significado e representatividades das vestes e adereços das irmandades negras. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta das 9h às 17h,  até o dia 26 de outubro.

As bonecas que serão expostas terão como base os trajes das Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Venerável Ordem 3° do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo e Irmandade dos Homens Pretos, Venerável Ordem 3° Nossa Senhora do Carmo, Irmandade do SS. Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Venerável Ordem 3° de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão e Venerável Ordem 3° São Domingos de Gusmão.

Quando: Abertura dia 26/09, às 18h. Visitação até o dia 26/10, de segunda a sexta das 9h às 17h
Onde: Casa do Benin - Rua Padre Agostinho Gomes, nº 17, Pelourinho
Quanto: Entrada franca
Mais informações: (71) 3241-5679

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dica de Leitura: Dia da Árvore

Imagem ilustrativa
A Dica de Leitura faz uma homenagem ao Dia da Árvore, comemorado hoje (21/09) no Brasil. A árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores. Nada como comemorar a data com uma boa leitura!

A Biblioteca indica os livros Árvores no Brasil das autoras Inês Cordeiro e Gisele Moreira e Árvores para cidades de Eloína Matos e Luciano Paganucci de Queiroz. Os exemplares estão disponíveis no Setor de Pesquisa e Referência onde é possível fazer consulta do acervo. O setor funciona no térreo da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h. Confira:

Árvores no Brasil (Inês Cordeiro e Gisele Moreira)
Árvores para cidades (Eloína Matos e Luciano Paganucci de Queiroz)

Biblioteca encerra o projeto "Primavera da Inclusão 2012"

Clique para ampliar
Na próxima sexta-feira (28), a partir das 18h, o Hip Hop e o samba invadem o Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) no encerramento das atividades em comemoração ao mês da Luta da Pessoa com Deficiência e à chegada da estação das flores. É o projeto Primavera da Inclusão 2012, que apresenta em sua programação musical o show da conceituada banda OQuadro. Pra começar, um pocket show de samba com a banda Jardim Baiano.

Ainda dentro da programação do dia 28, no projeto Primavera da Inclusão 2012, a partir das 15h tem o II Festival de Arte Tocante Primavera com apresentação de coral, recitais de poesia e esquete com o Grupo de Teatro Noz Cego, no Setor Braille da Biblioteca. 

Quando: dia 28/09, a partir das 15h, II Festival Tocante Primavera e a partir das 18h, show de encerramento com as bandas OQuadro & Jardim Baiano
Onde: Setor Braille e Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Palestra "Desmatamento Zero"

Clique para amplia
Na próxima segunda-feira (24), a Biblioteca do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador realiza a palestra "Desmatamento Zero", com a professora Elissama Menezes. O evento é gratuito e acontece às 14h, em comemoração ao Dia da Árvore. 

Quando: dia 24/09 (segunda-feira), a partir das 14h
Onde: Biblioteca do Centro de Cultura da Câmara Municipal (Praça Municipal)
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Conversando com a sua História" aborda festas afro-baianas


Clique para ampliar
Na próxima segunda-feira (24), às 17h, o curso Conversando com a sua História recebe como palestrante a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edilece Couto, com o tema "Festas afro-baianas: procissão, lavagem e presente". O evento tem entrada gratuita e acontece na Sala Katia Mattoso, no 3º andar.

Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, o curso Conversando com a sua História acontece todas as segundas-feiras na Biblioteca Pública do Estado da Bahia e, em sua 10ª edição, se estende até o mês de outubro. Em 2012, o curso inova trazendo um tema a cada mês, que é abordado por um ponto diferente a cada semana.

Quando: dia 24/09 (segunda-feira), às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Show de Roberto Mendes

Foto: Adenor Gondim
No próximo domingo (23), às 11h, o palco da Sala Principal do Teatro Castro Alves recebe o show do cantor, compositor e instrumentista santamarense Roberto Mendes. O evento faz parte da programação 2012 do projeto Domingo no TCA. Intitulado de "Quem vem lá sou eu", o show apresenta uma prévia do seu CD homônimo (ainda inédito), no qual entoa xaréus, canto de puxada de rede, feitos em parceria com Nizaldo Costa, Capinan e Jorge Portugal. Ele também revisita suas composições, canta as tradicionais chulas do Recôncavo Baiano e assim expõe no palco sua relação com o tempo. Os ingressos custam R$ 1,00 (inteira) e são vendidos a partir das 9 horas, com acesso imediato do público.

Quando: dia 23/09 (domingo), às 11h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA)
Ingressos: R$ 1,00 (inteira). Vendas a partir das 9 horas, com acesso imediato do público

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dica de Leitura: Direitos do Cidadão


Clique para ampliar
Que tal conhecer um pouco mais sobre os seus direitos? A Biblioteca preparou uma Dica de Leitura especial sobre os direitos do cidadão, com livros que podem ser consultados no Setor de Pesquisa e Referência. Entre os exemplares, estão: "Defenda-se consumidor", elaborado pelos advogados Cândido Sá e Juliana Pinheiro e "Vida longa e cidadania: conheça o estatuto do idoso", publicado pela Câmara dos Deputados.

"Defenda-se consumidor" é uma cartilha  que traz a análise detalhada e explicativa do Código de Defesa do Consumidor, Lei n. 8.078/90, através de comentários de todos os seus artigos, possibilitando ao consumidor um claro entendimento das disposições legais. Já "Vida longa e cidadania", divulga os principais pontos da Lei nº 10.741, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, abordando o tema da assistência à velhice e proteção ao idoso no Brasil. Confira outras indicações de leitura:

Código de proteção e defesa do consumidor
Defenda-se consumidor de Cândido Sá e Juliana Pinheiro
Estatuto do idoso
Legislação Brasileira de Proteção e defesa do consumidor
Vida longa e cidadania: conheça o estatuto do idoso
Manual dos direitos do médico de Ernesto Lippmann

O Setor de Pesquisa e Referência funciona no térreo da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h.

Dica Cultural: Casulo de Artes Inclusivas - (Di)Verso Jorge

Clique para ampliar
Com o tema “(Di)Verso Jorge” a quarta edição do projeto "Casulo de Artes Inclusivas" leva ao Jardim do Palácio da Aclamação, nesta sexta-feira (21), às 15h, uma diversidade de apresentações artísticas de dança, literatura de cordel, música, teatro e mostra fotográfica, inspiradas nas obras do escritor baiano  Jorge Amado. O evento celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e abre a programação da 6ª Primavera dos Museus, que segue até o dia 30 de setembro, cujo tema é a "Função Social dos Museus".

Entre os destaques da programação estão os dançarinos, Déo Carvalho e Ninfa Cunha, com a dança contemporânea do romance "Gabriela, Cravo e Canela"; o cordelista Kitute de Licinho cuja apresentação será acompanhada pela banda de percussão do Instituto de Cegos da Bahia. Na sequência, a performance do grupo de dança da Associação de Pais e Amigos Banco do Brasil (APABB), com a coreografia "Amado Saveiro", inspirada no livro "Mar Morto".

Completam a programação o Grupo de Percussão Mão Amiga-Espaço Via Ponte cantando músicas em homenagem ao centenário do escritor baiano, o SESI com o Grupo de Teatro Fábrica Especial de Sonhos, com o Rap do Jorjão. Para encerrar as atividades, a APAE exibirá a dança "As Mulheres de Jorge", uma criação coreográfica de Janiere de Almeida.

Quando: dia 21/09 (sexta-feira), às 15h
Onde: Jardim do Palácio da Aclamação, Campo Grande
Quanto: Gratuito

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Servidora da Biblioteca concorre ao prêmio Boas Práticas

Rita Telles mostra  às avaliadoras os livros em tecido do projeto
Mariana Viana e Viviane Sá Moura da comissão especial de seleção e julgamento do prêmio Boas Práticas visitaram, no último dia 14, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Setor Infantil, para avaliar o projeto Tecendo Caminhos para a Leitura executado sob a orientação de Rita Telles, servidora que concorre ao prêmio.

Serão escolhidos 20 finalistas entre as 275 inscrições nos prêmios "Boas Práticas" e "servidor Cidadão", que neste ano registraram um crescimento de 11,27% em relação ao ano anterior. Ao todo, serão oferecidos R$ 74 mil para os servidores estaduais vencedores.

Cada um dos prêmios oferece R$ 10 mil para o primeiro lugar, R$ 7 mil para o segundo, R$ 5 mil para o terceiro, R$ 3 mil para o quarto, R$ 2 mil para o quinto e R$ 1 mil para as histórias colocadas entre o 6º e o 10º lugares.

Dica Cultural: Exposição virtual "Do Parafuso ao Elevador Lacerda"

Clique para ampliar
Durante o mês de setembro um dos principais cartões-postais de Salvador será o tema de exposição da Biblioteca Virtual 2 de Julho (www.bv2dejulho.ba.gov.br). Em virtude da reforma de 1930, quando o elevador hidráulico da Conceição, ou Parafuso, recebeu sua segunda torre e passou a ser chamado de Elevador Lacerda.

A autora do livro “O Parafuso: de meio de transporte a cartão postal”, doutora Gláucia Trinchão, assina o texto de apresentação da exposição e um artigo falando sobre a história deste monumento, representada também por fotografias.

Gláucia Trinchão é doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) no Rio Grande do Sul, mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Clique aqui e visite a exposição: "Do Parafuso ao Elevador Lacerda: de marco da Tecnologia Baiana a Cartão Postal de Salvador"

Quando: durante todo o mês de setembro
Onde:  Biblioteca Virtual 2 de Julho 
Fonte: ASCOM/FPC

Ciclo de Cinema e Contemporaneidade na Biblioteca

Clique para ampliar
Em parceria com o grupo PET-Filosofia (UFBA), a Biblioteca recebe o Ciclo de Cinema e Contemporaneidade. Após a exibição do filme "O Nome da Rosa" do diretor Jean-Jacques Annaud, o público participará de uma palestra com o Prof. Dr. Marco Aurélio Oliveira (Filosofia - UFBA) sobre o tema "Linguagem e produção filosófica na medievalidade". O evento acontece essa quinta-feira (20), às 17h, na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar).

O Ciclo de Cinema e Contemporaneidade tem como objetivo delimitar um ponto de encontro, em seu caráter inter e multidisciplinar, entre cinema, filosofia e demais disciplinas do conhecimento científico e artístico, procurando reconhecer, com o cinema, possibilidades de apontar traços conceituais que permitam a reflexão.

Quando: dia 20 (quinta-feira), às 17h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Biblioteca participa de programa de rádio

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) participou da gravação do momento "Biblioteca no Ar", dentro do Programa Tupinambá Profissões e Negócios, da Rádio Tupinambá FM 87,9 de Itapaprica. O programa será veiculado amanhã (18), das 14h às 14h30. Transmissão pela internet através do portal: http://itaparicaonline.com.br/

A gravação aconteceu no dia 14/09 (sexta-feira) e teve a participação de Edwin Neves (Coordenador do Núcleo Biblioteca Viva - BPEB), Raquel d'Ávila (Subgerente de Atividades Especiais da BPEB) e Laura Galvão (Diretora da Biblioteca Anísio Teixeira).

Biblioteca Juracy Magalhães Júnior comemora 44 anos

Clique para ampliar
Quando: de 18 a 21/09, a partir das 9h
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior - Rio Vermelho
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: II Encontro de Cantadores

Entre os dias 20 e 23 de setembro, a música e a poesia de diversos estados do país tomam conta do Pelourinho. A segunda edição do Encontro de Cantadores apresenta gratuitamente grandes nomes da música brasileira, como Maciel Melo, Juraildes da Cruz, Socorro Lira, Paulo Matricó, 4 Cabeça, Flávia Wenceslau, Raimundo Sodré, Xangai e mais uma dezena de artistas, transformando o Largo Pedro Arcanjo no centro da cultura popular nordestina. 
Confira a programação.
    
20/09 (quinta-feira) às 20h
Grupo Sertanília – BA
Celo Costa – BA
João Sereno – BA
Xangai – BA

21/09 (sexta-feira) às 20h
Dinho Oliveira – BA
Flavia Wenceslau – PB
Grupo 4 Cabeça - RJ

22/09 (sábado) às 20h
Carlos Vilela – BA
Maviael Melo - PE
Alisson Menezes – BA
Socorro Lira - PB

23/09 (domingo) às 17h
Paulo Matricó – DF
Raimundo Sodré – BA
Verlando Gomes – BA
 Maciel Melo – PE
 Juraildes da Cruz - TO

Quando: de 20 a 22/09, às 20h e dia 23/09, às 17h
Onde: Largo Pedro Arcanjo - Pelourinho
Quanto: Entrada Franca

sábado, 15 de setembro de 2012

Em visita à Biblioteca as crianças aproveitam para cantar e dançar

No dia 11 de setembro as crianças da Escola Cantinho Feliz visitaram a Biblioteca Pública do Estado da Bahia e no Setor Infanto-juvenil soltaram a voz e o corpo interpretando a música tema de Emíla, do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Confira esse e outros vídeos postados na nossa página do youtube! E as fotos da visita no nosso Flickr.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado na Biblioteca

Clique para ampliar
Na próxima sexta-feira (21), a Biblioteca, em parceria com a Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI), promove o Seminário: A mulher com deficiência e a família. O evento acontece em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a partir das 8h30, na Sala Katia Mattoso (3º andar) com intervenções artísticas. Confira a programação*:

08:00 - CREDENCIAMENTO E BOAS VINDAS
08:30 - Apresentação da poetisa Jocélia Fonseca
            Performance "Inclusão" com Rita Pinheiro 

08:50 - FORMAÇÃO DA MESA DE ABERTURA
09:40 - Palestra Magna “A mulher com deficiência e a família”,com Aldair Silveira
10:10 - Palestra “Gênero e sexualidade” com Rita Almeida
10:40 - Palestra “A Defesa da Mulher e os Direitos Humanos” com Fabiana Almeida (A CONFIRMAR)
11:10 - Abertura para debate 

INTERVALO PARA O  ALMOÇO

14:00 - APRESENTAÇÕES CULTURAIS
     Grupo Recordar é Viver
     Chico Poeta
     Grupo de Teatro Noz Cego
     Cantilena
     Coral CAP Vida


17:30 - ENCERRAMENTO
Entrega de Certificados

*AGENDA PRELIMINAR SUJEITA A ALTERAÇÕES.

A atividade faz parte do projeto "Primavera da Inclusão - 2012" que celebra a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Até o dia 28, muitas atividades vão movimentar os espaços da Instituição. Confira a programação completa.

Quando: dia 21/09 (sexta-feira), a partir das 8h30
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito
Mais informações:  Cristina Gonçalves (71) 8784451/  Enaura Pinheiro (71) 87245582/    eventoseculturaabaci@gmail.com

Dica Cultural: XV Festival Nacional 5 Minutos abre inscrições para oficinas gratuitas

Clique para ampliar
Estão abertas as inscrições para as oficinas de formação e aperfeiçoamento profissional da 15ª edição do Festival Nacional 5 Minutos, uma realização da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). As oficinas são gratuitas e acontecerão durante o festival, entre os dias 15 e 20 de outubro. As inscrições podem ser feitas de 13 a 23 de setembro na página do 5 Minutos . As listas com os selecionados para cada curso serão divulgadas até o dia 5 de outubro no mesmo endereço. Cada participante só poderá se inscrever em uma oficina.

O Festival vai oferecer, em conjunto com entidades e instituições parceiras, seis oficinas: Direção de Arte; Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica; Mercado de Desenvolvimento de Games para Consoles e Mobiles (mini-curso); Stopmotion para Crianças; Videoarte e Web-documentário.

Inscrições: de 13 a 23/09 
Seleção: de 24/09 a 02/10
Resultado: até dia 05/10 
Realização: DIMAS/ FUNCEB/ SecultBA

Concurso literário Internacional de LiberArti - 2012

O site italiano LiberArti está promovendo um Concurso Literário chamado "Foi desta vez...", e há um seção especialmente criada para os brasileiros. Todos que têm uma variação pessoal de um conto de fadas famoso para contar pode se inscrever. Então, faça uma reinterpretação moderna, cômica e/ou também um pouco picante dos mais belos contos de todos os tempos. Os textos mais criativos serão publicados.

Imagem ilustrativa
Tema - Todos nós conhecemos os grandes contos de fadas da infância, de "A Bela Adormecida” a "Branca de Neve", de "Alice no País das Maravilhas" ao “Pequeno Polegar” e assim por diante. Quantos porém imaginaram reviravoltas, personagens alterados ou finais diferentes para essas histórias? Ou imaginaram seu próprio lado da história? Muitos, com certeza!

Aquela menina corajosa capaz de lidar com uma longa e perigosa viagem para levar uma cesta de iguarias para a vovozinha doente, colocada diante das armadilhas dos lobos da web? Nós só precisamos de um caçador para salvá-la? Qual é o seu lado da história? Conte!

As primeiras dez obras mais votadas pela comunidade de usuários registrados do Site LiberArti, mais dez histórias escolhidas a critério da Redação, serão publicadas em uma antologia formato e-book.

Clique aqui para mais informações!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dica Cultural: Espetáculo "Essa Tempestade"

Foto: Isabel Gouvea
Nos dias 15 e 16, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta a coreografia Essa Tempestade. O espetáculo do coreógrafo cearense radicado na Bélgica, Cláudio Bernardo, é uma livre adaptação de “A Tempestade”, último texto de William Shakespeare.  A apresentação é gratuita e acontece às 20h na Sala do Coro do TCA.

Essa Tempestade é uma história de vingança e amor, dor e reconciliação, sobre um homem que vive exilado numa ilha e, com a ajuda de seus livros mágicos, naufraga uma embarcação invocando uma tempestade que conduzirá à transformação humana libertatória, tanto nos náufragos quanto nos habitantes da ilha.  A montagem é uma coprodução Brasil-Bélgica, através do MEC/Funarte, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Funceb, Teatro Castro Alves, Festival Europalia, Governo da Bélgica e Comunidade Francesa.

Quando: dias 15 e 16/09 (sábado e domingo) às 20h
Onde: Sala do Coro do TCA
Quanto: Gratuito

Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência é tema de seminário

Clique para ampliar
Na  próxima quarta-feira (19), das 13h às 17h, acontece na Biblioteca o Seminário "Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência". O evento é uma parceria com a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) da Prefeitura Municipal de Salvador e tem o objetivo de valorizar a diversidade e enfrentar as discriminações e preconceitos. 

A atividade faz parte do projeto "Primavera da Inclusão - 2012" que celebra a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Até o dia 28, muitas atividades vão movimentar os espaços da Instituição. Confira a programação completa.

Quando: dia 19/09 (quarta-feira), das 13h às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

"Conversando com a sua História" aborda candomblé na Bahia do século XIX

Clique para ampliar
Na próxima segunda-feira (17), às 17h, o curso Conversando com a sua História recebe como palestrante o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luís Nicolau Parés, que abordará o processo formativo do Candomblé da Bahia no século XIX. O evento tem entrada gratuita e acontece na Sala Katia Mattoso, no 3º andar.

O curso - Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, o curso Conversando com a sua História acontece todas as segundas-feiras na Biblioteca Pública do Estado da Bahia e, em sua 10ª edição, se estende até o mês de outubro. Em 2012, o curso inova trazendo um tema a cada mês, que é abordado por um ponto diferente a cada semana.

Quando: dia 17/09 (segunda-feira), às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Lançamento do livro "História do Brasil Vira-Lata"


Clique para ampliar
Na Biblioteca, autor e público se encontram. Na próxima quarta-feira (19), a Instituição recebe o lançamento do livro História do Brasil Vira-Lata:  as razões da tradição autodepreciativa brasileira, do escritor baiano Aurélio  Schommer. O evento é gratuito e acontece das 18h às 21h no Quadrilátero.

Em  seu livro,  Aurélio relata que “o  brasileiro ama seu país, mas não ama os brasileiros. Desde o início da saga portuguesa, brasileiro foi profissão de quem era incapaz de exercer qualquer  outra  com competência. O preconceito era europeu, contudo os nascidos no gigante adormecido adotaram-no resignadamente”. A tradição autodepreciativa é inventariada no livro, compreendendo toda história do Brasil.

Quando: dia 19/09 (quarta-feira), das 18h às 21h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Show "Bossa from Bahia"

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (14), acontece o espetáculo musical Bossa from Bahia em comemoração aos 66 anos do SESC.  Tendo a Bossa Nova como idioma e a sensualidade rítmica baiana como sotaque, o evento reúne no mesmo palco o violão acústico de Paulo Levita, o bandolim e guitarra baiana de Aroldo Macedo e as vozes de Palmyra Imbassahy e Rebeca Falcone. O show vai apresentar releituras de Jazz Standard, Axé Music, Beatles, Luiz Gonzaga e MPB em ritmo de Bossa Nova. O evento é gratuito e será realizado às 20h no Teatro Sesc-Senac Pelourinho.

Onde: Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Quando: 14/09 (sexta-feira), às 20h
Quanto: Gratuito

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Workshop aborda a temática da arte e inclusão

Clique para ampliar
Na próxima terça-feira (18), a Biblioteca promove o Workshop Arte e inclusão: Sentimentos e Sentidos com objetivo artístico e Inclusivo. Ministrado por Edielson de Deus, licenciado em Teatro e com experiência em oficinas para portadores de deficiência visual e audiodescrição, o workshop é gratuito e oferece 25 vagas. A atividade acontecerá na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), às 13h. 

workshop tem como objetivo mostrar que a arte é uma área de conhecimento que auxilia na inclusão de pessoas e como os sentidos e os sentimentos podem facilitar o processo criativo humano. Para se inscrever, é simples: basta enviar um e-mail para bpebbibliotecaviva@gmail.com, com o nome completo, número do RG e data de nascimento do candidato. Mais informações: (71) 3117-6041/ 6079 (Núcleo Biblioteca Viva).

A atividade faz parte do projeto "Primavera da Inclusão - 2012" que celebra a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Até o dia 28, muitas atividades vão movimentar os espaços da Instituição. Confira a programação completa.

Quando: dia 18/09 (terça-feira), às 13h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Mostra Panorama do Cinema Mundial

Clique para ampliar

Entre os dias 10 e 16 de setembro, o Cine Sesc apresenta a mostra "Panorama do Cinema Mundial". O evento reúne grandes filmes da Finlândia, Coréia do Sul, Filipinas, França, Itália e Estados Unidos, de diretores consagrados ou iniciantes, badalados nos maiores festivais do mundo. A mostra acontece na Sala Walter da Silveira, com sessões gratuitas às 16h e 18h30.


Quando: de 10 a 16 de setembro, sessões às 16h e 18h30
Onde: Sala Walter da Silveira (subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris)
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dica Cultural: II Seminário Políticas para Diversidade Cultural

Clique para ampliar
Entre os dias 26 e 28 de setembro acontece o II Seminário Políticas para Diversidade Cultural, em Salvador. Pelo segundo ano consecutivo no Estado, o Seminário traz especialistas para discutir a relação da diversidade com políticas públicas, direitos humanos e produção cultural. O encontro é gratuito e será realizado das 9h às 18h no Hotel Sol Victoria Marina e no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória. As pré-inscrições para as conferências e minicursos já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Seminário (diversidadecultural.org). As vagas são limitadas.

O evento é resultado da parceria entre o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-cultura/UFBA), o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil. Entre os palestrantes desta edição está o músico e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil. Em sua conferência, Gil vai abordar como tema os novos sujeitos e arranjos para a produção e circulação de bens culturais. A conferência vai ser realizada no dia 28 de setembro, às 16h, e marca o encerramento do Seminário.

Quando: de 26 a 28 de setembro, das 9h às 18h
Onde: Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Avenida Sete de Setembro 1.809, Corredor da Vitória), e Sala Ilha de Maré, no Hotel Sol Victoria Marina (Avenida Sete de Setembro 2.068, Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito
Mais informações: diversidadecultural.org

Confira as oficinas de setembro no Setor Infantil

Clique para ampliar
Lugar de criança também é na Biblioteca. Com muitos livros, brincadeiras e oficinas, o Setor Infantil da Biblioteca Pública (térreo) convida a turma para uma viagem divertida pelo universo mágico da leitura. Confira abaixo a programação das oficinas que farão a festa da garotada no mês de setembro, sempre às 15h e com entrada gratuita. 

Artística
VOCÊ NO PALCO
Leitura e dramatização de histórias infantis.
– Setor Infantil - Térreo
Dia 12/09, às 15h
 
Literária
ESPERANDO A PRIMAVERA
Após a leitura de histórias sobre a primavera, as crianças confeccionarão vasos de flores com material reciclado.
– Setor Infantil - Térreo
Dia 19/09, às 15h

Literária
PEDESTRE NOTA 10
Após a leitura sobre Educação no Trânsito, em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito (25/09), as crianças farão dinâmicas de cenas vivenciadas no trânsito.
– Setor Infantil - Térreo
Dia 26/09, às 15h

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Projeto "Leituras Públicas" recebe Iray Galrão e Lília Gramacho

Clique para ampliar
Na próxima quinta-feira (13), a Biblioteca recebe mais uma edição do projeto “Leituras Públicas”. Com participação das escritoras Iray Galrão e Lília Gramacho, o evento acontece no Quadrilátero, a partir das 17h, e tem entrada gratuita. Além de falar sobre sua obra, as convidadas irão ler trechos de seus livros, respondendo, também, a perguntas do público. A mediação será feita pela escritora Mônica Menezes. O projeto segue até o mês de março de 2013, com datas, autores e mediadores já definidos. 

O Projeto - Os encontros do projeto "Leituras Públicas" acontecerão uma vez por mês, até março de 2013, trazendo sempre um escritor diferente para falar sobre sua obra. Com esta ação, a Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon/SecultBA pretende fomentar a cultura da leitura de livros na Biblioteca e o reconhecimento da importância do livro na vida do cidadão, que tem a oportunidade de ouvir os autores lendo suas obras e conversar com eles.

Quando: dia 13/09 (quinta-feira), a partir das 17h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

Artista Gabriel Arcanjo promove oficina de xilogravura na Biblioteca

Clique para ampliar
Os Sertões, escrito por Euclides da Cunha, é a inspiração para a "Oficina de Xilogravura" ministrada por Gabriel Arcanjo na Biblioteca. Contemplada com o Edital de Demandas Espontâneas da Fundação Cultural do Estado da Bahia em 2011, a oficina é parte da exposição “Os Sertões de Euclides da Cunha em Xilogravuras de Gabriel Arcanjo”, em cartaz no Vão do Foyer, e acontece no dia 17/09, das 8h30 às 12h.

A oficina oferece 20 vagas gratuitas, para jovens entre 13 e 20 anos, e as inscrições podem ser feitas através do e-mail: antonionykiel@yahoo.com.br. Gabriel Arcanjo, soteropolitano de nascimento e sertanejo de criação, tira de suas experiências e vivências entre Alagoinhas e suas andanças pelo sertão de Canudos a motivação para sua obra. Seu traço xilográfico decola do folclórico e foca seu olhar também na paisagem urbana atual, com direito a explorações cromáticas no campo da xilogravura.

Quando: dia 17/09 (segunda-feira), das 08h30 às 12h
Onde: Sala 06 (3º andar)
Quanto: Gratuito

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dica Cultural: "Sarau de Itapuã" na Casa da Música

Clique para ampliar
O "Sarau de Itapuã" é um evento gratuito que acontece sempre nas noites de segunda feira a cada quinze dias na Casa da Música. O primeiro Sarau foi realizado em 27 de agosto de 2007 e desde então vem recebendo artistas das mais diversas modalidades sejam eles famosos ou anônimos. No dia 10/09, a partir das 18h, o projeto recebe as apresentações dos grupos "Oxidante", "Orquestra de Pandeiros de Itapuã" e "Jardim Baiano".

Este evento é realizado graças à parceria da Casa da Música (espaço da Secult) com a IMA - Independência Musical Associada, visando fortalecer o movimento de revitalização do bairro de Itapuã e promover a integração através da cultura.

Quando: dia 10/09 (segunda-feira), a partir das 18h
Onde: Casa da Música (Itapuã)
Quanto: Gratuito

Projeto "Primavera da Inclusão" acontece em setembro na Biblioteca

Clique para ampliar
Durante o mês de setembro, a Biblioteca apresenta a 2ª edição do projeto “Primavera da Inclusão”, celebrando a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Até o dia 28, muitas atividades vão movimentar os espaços da Instituição.

O lançamento do projeto acontecerá no dia 10 (segunda-feira), com uma Feira de Livros, que vai até o dia 14 no Quadrilátero (térreo), em parceria com o Grupo de Voluntários Copistas Ledores para Cegos (GVCLC). Com o objetivo de estimular a leitura e a formação do público leitor, a feira poderá ser visitada das 08h30 às 18h.

O Quadrilátero receberá, simultaneamente à feira, a apresentação de Eduardo Sanches, com voz e violão, no dia 12, às 15h, e a mesa redonda “Acessibilidade de leitura para pessoas com deficiências: o papel das Bibliotecas Públicas”, no dia 13, às 15h. Participarão da mesa os professores Robenilson Nascimento dos Santos e Antonio Santos de Andrade, a bibliotecária e diretora da BPEB Kilma Alves e a pedagoga Kátia Paim. A entrada é gratuita para todas as atividades.

Acompanhe a programação nosso blog.

Equipe de Produção do Viva Núcleo de Produção Cultural da Viva
Edwin Neves - Coordenador de Produção Cultural
Fidelis Tavares  - Produtor Cultural 
Silvia Dias - Produtora Cultural
Thaís Caribé - Técnica em Assuntos Culturais
Amanda Julieta - Web Writer
Cleber Fraga - Designer gráfico

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dica Cultural: "Imanência do Ser Feminino" em cartaz na Galeria do Conselho


Imagem: Divulgação
Com a proposta de trabalhar as suas inquietações sobre o universo feminino na contemporaneidade, a artista visual Liege Galvão apresenta conjunto de obras na exposição "Imanência do Ser Feminino". Selecionada no programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para o ano de 2012, a mostra fica em cartaz até 28 de setembro, na Galeria do Conselho (Campo Grande, Salvador/BA), com visitação gratuita de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Resultado do processo criativo que a artista vem trabalhando recentemente, a exposição se configura na tentativa de “explorar e investigar os desejos reais e ideais do ser feminino como produto de um consumo corporificado nas violações da sua imagem”, conforme Liege descreve. As obras, de estética contemporânea, são feitas a partir de materiais que dialogam com o conceito, como a fita métrica e o couro, em pinturas e objetos.

Quando: até 28/09, de seg. a sex., das 9h às 17h
Onde: Galeria do Conselho (Campo Grande)
Quanto: Gratuito

Mostra homenageia Dia do Hino Nacional e Independência do Brasil

Clique para ampliar
O Setor de Recursos Audiovisuais, no mês de setembro, faz uma homenagem ao Dia do Hino Nacional Brasileiro (06/09) e a Independência do Brasil (07/09). De 04 a 30 de setembro, fica em cartaz a mostra "Independência do Brasil: Hinos Nacionais", que pode ser vista de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 18h, com entrada gratuita. A mostra reúne discos de vinil, CDs, DVDs, fotos, cartazes, livros e revistas disponíveis no acervo do Setor.

Quando: de 04 a 30/09, e seg. a sex., das 08h30 às 18h
Onde: Setor de Recursos Audiovisuais (3º andar)
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Exposição "Humanos, ponto interior" entra em cartaz na Biblioteca


Clique para ampliar
A Biblioteca recebe, nesta terça-feira (04), o lançamento da exposição coletiva "Humanos, ponto interior", um projeto que abrange pintura, fotografia e escultura, organizado pelo artista plástico Diego Cardoso. O evento acontece no Foyer (térreo), a partir das 16h, com entrada gratuita. A visitação vai até o dia 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h.

"O ser humano vem evoluindo de formas inimagináveis, mas, até hoje, é regido por suas necessidades básicas". A partir desta reflexão, Diego Cardoso, Eduardo Silva, Elvira Bono, Janusberg e Thainan Tanajura buscam o caminho da arte para representar a condição do ser humano, suas necessidade e seus sonhos. 

Quando: de 04 a 28/09, de seg. a sex., das 08h30 às 21h; aos sáb., das 08h30 às 12h; e aos dom., das 10h às 16h
Onde: Foyer (térreo)
Quanto: Gratuito

A Programação Cultural do mês de setembro já está no ar!

Clique aqui para acessar a nossa Programação Cultural!

Dica Cultural: Semana da Pátria na Biblioteca da Câmara Municipal de Salvador

Clique para ampliar
Representando o “Projeto Biblioteca Amiga”, a Biblioteca da Câmara Municipal de Salvador, no Centro de Cultura, realiza uma atividade cultural em comemoração a Semana da Pátria, cujo objetivo é fazer com que a criança reflita sobre o que é ser patriota e reconheça a bandeira como símbolo da Pátria. O evento acontece nesta terça-feira (04), a partir das 14h.

A abertura terá um desfile onde os alunos da Escola Municipal Vivaldo Costa Lima vão cantar o Hino Nacional e da Independência do Brasil e, em seguida, confeccionar a Bandeira Nacional orientados pelo professor Emerson Paulo Nascimento da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, parceria da Escola Luisa Mahin, no bairro do Uruguai.

Quando: dia 04/09 (terça-feira), a partir das 14h
Onde: Biblioteca da Câmara Municipal de Salvador (Praça Municipal)
Quanto: Gratuito