• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 30 de março de 2012

10ª Edição do "Conversando com a sua História" acontece na Biblioteca

Ubiratan Castro e Luiz Mott em debate
A Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia, convida a todos a participar da 10ª Edição do Conversando com a sua História,  que ocorrerá entre abril e outubro de 2012. Nesta segunda feira, dia 2 de abril, às 17 horas, teremos a palestra intitulada Negros mitos sobre a escravidão, que será ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Mott (UFBA) e terá como debatedor o Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo (FPC). Contamos com a sua participação!

Onde: Sala Kátia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quando: 02/04 (segunda-feira), às 17h
Quanto: Gratuito
Inscrições: (71) 3117-6067/ cmb.fpc@fpc.ba.gov.br
Obs.: Certificado para aqueles que atigirem 75% de participação em todo o curso

Vídeo: Mulher em Cena 2012

O projeto "Mulher em Cena 2012" promoveu durante todo o mês de março atividades culturais em homenagem à mulher. Este vídeo foi uma intervenção utilizada durante o encerramento do projeto, no dia 28 de março.


Produção: Núcleo Biblioteca Viva

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dica de Leitura: Aniversário de Salvador


Foto: Pierre Verger/Retratos da Bahia
Hoje é dia de festa na Bahia: conhecida no mundo inteiro por suas belezas naturais e pela hospitalidade e alegria de seu povo, Salvador completa hoje 463 anos. Fundada por Thomé de Souza em 1549, a cidade foi a primeira capital do Brasil, que, na época, era colônia de Portugal.

Com pouco mais de 2,6 milhões de habitantes, segundo dados divulgados pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a metrópole soteropolitana é um dos principais pólos turísticos do país, seja por suas festas populares, pela riqueza de sua história, pela sua cultura predominantemente de raiz africana ou pelos encantos da terra, moldados pela natureza.

Para festejar a data, a Biblioteca, que há 200 anos faz parte da história da cidade, traz algumas dicas de livros sobre Salvador e sua cultura, que podem ser encontrados no Setor de Documentação Baiana:

- Retratos da Bahia (Pierre Verger)
- Uma História da Cidade da Bahia (Antonio Risério)
- Dez Freguesias da Cidade do Salvador (Anna Amélia Vieira Nascimento)
- A cidade do Salvador nos seus 454 anos (Cecília Luz da Silva)

O Setor de Documentação Baiana é exclusivo para pesquisas e tem um acervo de 7.732 livros, 179 pastas de recortes de jornais, 26 títulos de revistas e folhetos, tudo referente à Bahia ou autores baianos. A visitação do público é aberta de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h. 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mostra "As Mulheres de Jorge" encerra nesta sexta com Capitães da Areia


Clique para ampliar

Nas sextas-feiras de março, o público teve a chance de assistir a 04 filmes nacionais inspirados nas obras de Jorge Amado. Uma forma de pensar sobre a representação da mulher baiana na obra do escritor, integrando também as homenagens ao seu centenário, como parte do projeto “Mulher em Cena 2012”. No dia 30, a Biblioteca recebe a última sessão da mostra “As Mulheres de Jorge”, com o filme Capitães da Areia, da diretora Cecília Amado. Confira:

CAPITÃES DA AREIA (2011)

Ficha Técnica

Diretor: Cecília Amado e Guy Gonçalves
Elenco: Jean Luis Souza de Amorim, Ana Graciela Conceição da Silva, Romário Santos de Assis, Israel Vinícius Gouvêa de Souza, Elielson Santos da Conceição e Paulo Raimundo Abade Silva
Produção: Bernardo Garcia Stroppiana e Cecília Amado
Roteiro: Hilton Lacerda e Cecília Amado
Fotografia: Guy Gonçalves, ABC
Trilha Sonora: Carlinhos Brown
Ano: 2011
País: Brasil
Gênero:Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Imagem Filmes

Sinopse

Os "Capitães da Areia" - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história destes personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda.

Trailler 



Quando: dia 30, às 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar)
Quanto: Gratuito

terça-feira, 27 de março de 2012

Encerramento do "Mulher em Cena 2012" tem bate-papo e show com participações especiais

Durante todo o mês de março, a Biblioteca apresentou o projeto “Mulher em Cena 2012”, com uma programação exclusiva para homenagear as mulheres. Nesta quarta-feira (28), o encerramento do projeto traz o bate-papo “Mundo Mulher” e um show com o grupo Samba das Moças, com as participações especiais de J. Velloso, Tatiana Aguiar e Vércia Gonçalvez.



Dica de Leitura: Livros que viraram filmes


Água para elefantes

Filmes que viram livros, livros que viram filmes: literatura e cinema têm caminhado juntos há muito tempo e o que não falta é história para contar. Pensando nessa relação de intercâmbio entre as duas artes, a Biblioteca sugere a leitura de alguns livros que podem ser encontrados no Setor de Empréstimo.

Para quem gosta de aventura e fantasia, a dica é a série de Stephanie Meyer, que rendeu uma saga completa nas telonas: Crepúsculo, Amanhecer, Eclipse e Lua Nova. A obra é sucesso mundial entre o público teen, com mais de 100 milhões de livros vendidos.

Para quem prefere dramas, a dica é Água para elefantes, da escritora canadense Sara Gruen. O livro conta a história de Jacob Jankowski, que foi trabalhar em um circo nos anos 30 e lá conheceu a brutalidade dos homens com os seres humanos e com os animais. O romance, adaptado para o cinema em 2011, é também a história de um amor proibido, contado através das memórias do personagem.

Trailler: Filme Água Para Elefantes



Para se cadastrar na Biblioteca e começar a fazer empréstimos de livros, é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade. A inscrição deve ser feita no Setor de Empréstimo, que funciona todos os dias da semana. Mais informações: (71) 3117-6021.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Novas formas de inscrição para o "Projeto Amado"

Clique para ampliar
As inscrições para a Oficina de Instrumentalização para o Teatro e para a Palestra da escritora Myriam Fraga estão abertas e se encerram amanhã às 14 horas. Você pode se inscrever também pelo e-mail: amado@limacomunicacao.com.br, da seguinte forma:

1.No campo "Assunto" escreva INSCRIÇÃO - NOME DO EVENTO (PALESTRA ou OFICINA);

2.No corpo do e-mail, informe seus dados (nome, telefone e RG).

A Oficina de Instrumentalização para o Teatro é destinada a estudantes de 14 a 21 anos. Já a Palestra é aberta ao público a partir dos 14 anos e está sujeita a lotação do local (80 vagas).

Onde: Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Quando: de 28/03 a 01/04
Quanto: Gratuito
Apoio: Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Encerramento do projeto “Mulher em Cena 2012” conta com bate-papo e show de samba


Clique para ampliar
Durante todo o mês de março, a Biblioteca apresentou o projeto “Mulher em Cena 2012”, com uma programação exclusiva para homenagear as mulheres. Nesta quarta-feira (28), o encerramento do projeto traz o bate-papo “Mundo Mulher” e um show com o grupo Samba das Moças, com as participações especiais de J. Velloso, Tatiana Aguiar e Vércia Gonçalvez.

No bate-papo, mulheres baianas atuantes em diversos segmentos do mercado profissional serão convidadas a compartilhar as suas experiências enquanto mulheres e os desafios encontrados em suas carreiras. O evento acontece no Quadrilátero da Biblioteca, a partir das 18h, e tem entrada gratuita.

Convidadas:
Mell Borba – Historiadora e Dançarina
Tatiana Aguiar – Médica e Cantora
Ivana Lins – Bibliotecária e Professora do ICI/UFBA
Marilda Marcela – Titular da DEAM (Delegacia Especial de Atenção à Mulher)
Sista K – Grafiteira
Cristina Gonçalves – Atriz do Grupo “Noz Cego”.

Quando: dia 28, a partir das 18h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca (térreo)
Quanto: Gratuito

Biblioteca recebe exposição "O Mundo Feminino"


Clique para ampliar
Começa hoje na Biblioteca a exposição “O Mundo Feminino”, que traz ao Vão do Foyer 15 telas da artista plástica autodidata Lucileide Libório, como parte das comemorações ao mês da mulher.

Até o dia 30, o público poderá conferir pinturas que mostram mulheres contemplando flores e gravuras que remetem ao sentimento feminino, através de formas, texturas e cores fora do convencional. Os animais também tem forte presença na obra, fazendo referência ao lado maternal, gracioso e forte da mulher.

Quando: de 26 a 30 de março, das 08h30 às 21h
Onde: Vão do Foyer
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 23 de março de 2012

Biblioteca recebe "Yantra - Danças Femininas" na próxima quarta-feira


Clique para ampliar
A Biblioteca abre as portas para a dança e apresenta, na próxima quarta-feira (28), às 17h, o “Yantra – Danças Femininas”, um espetáculo com direção da historiadora e professora de dança Mell Borba. A apresentação faz parte do projeto Mulher em Cena 2012, em homenagem ao mês da mulher.

As danças femininas, em sua maioria, representam a fecundidade, fertilidade, rito fúnebre, iniciação sexual e são realizadas, muitas vezes, em função de atrair a chuva, aumentar a colheita, festejar núpcias, partos e também em ritos religiosos. São algumas delas: a Dança Chinesa, Dança do Ventre, Dança Indiana, Danças Havaianas e Mandalas em Movimento. Nessa apresentação exclusiva, que acontece no Quadrilátero da Biblioteca, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse universo de danças.

Quando: 28 (quarta-feira), às 17h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

Biblioteca apresenta espetáculo "Procura-se - Uma farsa de amor"


Clique para ampliar
Senhoras e senhores, meninos e meninas, respeitável público! A Biblioteca tem o prazer de apresentar, na próxima terça-feira (27), “Procura-se – Uma farsa de amor”, um espetáculo da trupe “OPA!Lhaços”, para celebrar o Dia do Teatro e do Circo.

Com roteiro de Marcos Moreira, direção de Tonny Ferreira e produção da diretora teatral Simone Requião, a peça mostra que circo também é coisa séria e utiliza a linguagem circense para abordar temas como a falta de cortesia com o próximo, o cuidado com a limpeza das ruas, a violência doméstica, o abuso de poder, a poluição sonora, entre outros. A peça também usa da linguagem do teatro de rua para desarmar a platéia e passar sua mensagem educativa.

“Procura-se – Uma farsa de amor” acontece no Quadrilátero da Biblioteca, a partir das 15h, e tem entrada gratuita.

Quando: 27 (terça-feira), às 15h
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dicas de Leitura: Dia Mundial da Água


Clique para ampliar
Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março, uma data destinada a discussões sobre este bem valioso. Abundante em algumas regiões e escassa em outras, a água é indispensável para a existência da vida na Terra e tem sido mal utilizada e desperdiçada pela população. Para acrescentar conhecimento ao debate, a Biblioteca sugere a leitura de alguns livros que podem ser encontrados no Setor de Referência e Pesquisa:

- Água: usos, características e potencialidades (Bráulio Luiz Sampaio Freitas)

- Água: origem, uso e preservação (Samuel Murgel Branco)

- A água e os seres vivos (Massao Hara)

- Água (Kim Taylor)

Mais informações: (71) 3117-6025.

Marcos Peralta interpreta Castro Alves na Biblioteca

No dia 15/03, a Biblioteca recebeu o recital poético-performático "Castro Alves: A Mulher Musa & A Mulher Poeta". Veja o ator Marcos Peralta interpretando "Navio Negreiro", do poeta Castro Alves: 


Filmagem: Amanda Julieta (Núcleo Biblioteca Viva)
Edição: Morgana Gama (Núcleo Biblioteca Viva)

Centro de Memória da Bahia discute "Centenário do Bombardeio da Cidade de Salvador"


quarta-feira, 21 de março de 2012

Biblioteca indica oficina "Muito prazer, Eu sou palhaço!"


Clique para ampliar
No Dia Internacional da Síndrome de Down, a Biblioteca indica uma atividade pra lá de especial. Até o dia 13 de abril, acontece o “Muito prazer, Eu sou palhaço!”, uma oficina de palhaço exclusiva para adultos com deficiência intelectual.

As oficinas são ministradas por Laili Flórez e Renata Bereinstein e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, no Espaço Xisto Bahia. De 19 de maio a 17 de junho e de 21 de julho a 19 de agosto (sábados e domingos), das 9h às 12h, é a vez da Biblioteca receber as oficinas, que serão direcionadas a familiares de deficientes intelectuais ou portadores de transtornos mentais.

Para participar, é simples: basta se inscrever através do email muitoprazereusoupalhaco@gmail.com ou pelo telefone (71) 8787-3821. Mais informações: http://eusoupalhaco.blogspot.com.br/.

Quando: de 12 de março a 13 de abril (segundas, quartas e sextas-feiras), das 14h às 16h
Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)
Quanto: Gratuito

Quando: de 19 de maio a 17 de junho e de 21 de julho a 19 de agosto (sábados e domingos), das 9h às 12h
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) - 3º andar
Quanto: Gratuito

Mostra de Filmes apresenta "Tieta do Agreste"


Nas sextas-feiras do mês de março, acontece na Biblioteca a mostra de filmes As Mulheres de Jorge, como parte da programação do projeto Mulher em Cena 2012. O público terá a chance de assistir a filmes nacionais inspirados nas obras de Jorge Amado. Uma forma de pensar sobre a representação da mulher baiana na obra do escritor, integrando também as homenagens ao seu centenário. Confira a programação:


Dia 23 – Tieta do Agreste (1996)*

Dia 30 – Capitães da Areia (2011) 


TIETA DO AGRESTE (1996)

Abertura do filme


Ficha técnica 

Título original: Tieta do Agreste
Ano: 1996
Tempo: 184min
País: Brasil, França
Áudio: Português
Distribuidora: Columbia TriStar
Produtora: Columbia Pictures Television, Comissão de Valores Mobiliarios, FINEP , Secretaria para o Desenvolvimento do Audiovisual , Sky Light Serene, Sony Corporation of America.

Sinopse

Aos 17 anos de idade, Tieta (Patrícia França) viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população e fizeram com que seu pai, Zé Esteves (Chico Anysio), a expulsasse da cidade. Afastada de sua família e amigos, Tieta manteve contato através de cartas, enviando ainda ajuda financeira a seu pai e suas duas irmãs, Tonha (Noélia Montanhas) e Perpétua (Marília Pera). Até que, 26 anos após ser expulsa, Tieta (Sônia Braga) retorna à cidade de Santana do Agreste, acompanhada por Leonora (Cláudia Abreu), que anuncia como sendo sua enteada. A presença de Tieta na cidade transforma por completo a pacata vida do local, ainda mais quando ela se envolve com seu sobrinho Cardo (Heitor Martinez), filho de Perpétua.


Quando: dia 23, às 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar
Quanto: Gratuito
APOIO: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br 

terça-feira, 20 de março de 2012

Conheça as convidadas do bate-papo "Tirando de Letra - Mundo Mulher"

No próximo dia 28, mulheres baianas atuantes em diversos segmentos do mercado profissional são convidadas pela Biblioteca para um bate-papo descontraído, onde vão compartilhar as suas experiências enquanto mulheres e os desafios encontrados em suas carreiras. O encerramento será marcado com uma apresentação especial do “Samba das Moças & Convidados”, grupo cultural composto apenas por mulheres e com um repertório que canta a mais pura expressão da cultura brasileira: o samba.

Quando: 28 (quarta-feira), às 18h
Onde: Quadrilátero (Térreo)
Quanto: Gratuito

Convidadas:

Clarissa Gonçalves
Clarissa Cristina Oliveira Gonçalves

Coordenadora de Educação, Cultura e Esporte da ARCCA; delegada da 4ª Conferência Estadual de Cultura de 2011; professora de formação; coordenadora e atriz do grupo de teatro Noz Cego; militante da área de Direitos Humanos e de Cultura para a Pessoa com Deficiência em várias frentes em Salvador. Nascida em 24 de julho de 1960, hoje com 51 anos, dedica seu tempo a causa da pessoa com deficiência.



Sista K
Sista K


Graffiteira, feminista, vegan, ativista política, mulher de periferia, assim é Sista K, que atua com suas personagens negras e gordas, denunciando o esteriótipo da beleza e o preconceito racial, usando como instrumento as paredes de Salvador. Formou o grupo de graffiteiras chamadas SISTAS CREW que organizou o Encontro Nacional de Graffiteiras no ano de 2009. Atua em diversos coletivos de mulheres, dentre eles o Festival Vulva La Vida, no qual participa ativamente da construção, além de incentivar as mulheres, através de oficinas de arte de rua, a retomarem as ruas, por meio de graffitis, stencils, lambs e ações diretas que denunciem o machismo e sexismo da nossa sociedade patriarcal. Atualmente participa de eventos de graffiti, trabalha com produção de moda, cozinha vegana e organiza evento periódicos para financiar o festival de contra cultura feminista, o Vulva La Vida.


Tatiana Aguiar
Tatiana Aguiar


Médica graduada pela Escola Bahiana de Medicina em 1999; especialista em Ginecologia e Obstetrícia; professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, da Escola Bahiana de Medicina e da FTC; coordenadora da Residência Medica do Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irma Dulce); presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem Bahia).


Mell Borba

Mell Borba


Mell é formada em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco e atualmente coordena o Coletivo de Artistas da Cultura Popular Lé com Cré, o Grupo de Danças Femininas, no Espaço Xisto Bahia. Desde muito nova, sempre incentivada por sua mãe, participou de grandes companhias, como: Camarás Cia de Dança, PlenaDança; grupo de Dança da Universidade de Pernambuco; Grupo Acertando o Passo (Danças Populares e Trio Pinguim); Grupo ETC e Tal, hoje Cia de Dança Valdeck Farias (grupo especializado em forró, também dança de salão); As Filhas da Lua (danças orientais femininas), dirigido por Mell Borba; Grupo Cultural Eixo Afro Árabe; Grupo Zimurgh, Ancestral Essence. 





Marilda da Luz
Dra. Marilda Marcela da Luz


Formada em Direito (UCSAL), pós-graduada em Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Direitos Humanos e Planejamento Estratégico na Escola Superior de Guerra, é delegada por vocação há 17 anos. Atualmente, atua há 1 ano na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A DEAM é a 2ª Delegacia de Atendimento a Mulher no país com o objetivo de punir agressores de mulheres. A Delegacia conta com uma equipe especializada e cursos de qualificação.



Ivana Lins
Ivana Lins


Bibliotecária, formada pelo ICI/UFBA (Instituto de Ciência da Informação), especialista em leitura teoria e prática - PUC-RJ/UESB, mestre em Ciência da Informação ICI/UFBA e doutoranda em C.I ICI/UFBA. Atualmente é professora do ICI/UFBA. Dirigiu a biblioteca Jorge Amado - UESB/Jequié (1994-2002). Coordenou o Proler/UESB - Jequié (1997 - 2002). Coordenou e lecionou no Curso de Ciência da Informação da Faculdade Juvêncio Terra - Vitória da Conquista (2005  - 2008). Dirigiu a Biblioteca Pública do Estado da Bahia - BPEB (2008 - 2010). Militante de duas causas sociais: a formação de cidadãos leitores e por um mundo mais acessível para os deficientes físicos. Possui artigos e capítulos publicados em periódicos e livros.



Samba das Moças


Samba das Moças
Formado em janeiro de 2008, com o intuito de valorizar a cultura da batucada e, especialmente, do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Patrimônio Cultural da Humanidade, o Samba das Moças, composto apenas por mulheres, canta um repertório que traduz a alma da mais pura expressão da cultura brasileira: o samba. Aliando músicas autorais e canções de domínio público às pérolas dos grandes mestres, o grupo traz para o universo do samba toda a diversidade rítmica brasileira, usando em seus arranjos elementos de outros ritmos nordestinos, como baião, ciranda, maracatu, coco e embolada. O grupo é composto por Joana Ramos, Paula Lemos, Lívia Lemos, Illa Benício, Deise Sousa, Rachel Ramos e Kamile Levek... O SAMBA é DAS MOÇAS!






Biblioteca recebe "Performance Cênico Interativa" na próxima sexta-feira


Clique para ampliar
Sexta-feira (23) é dia de Performance Cênico Interativa na Biblioteca. Com a promessa de não deixar ninguém parado, a atriz Jussara Mathias interpreta e dirige um espetáculo que interage diretamente com o público, através de jogos, entrevistas e sorteios.

Durante a performance, as mulheres da platéia serão convidadas a participar de um programa de auditório exclusivo, com direito a muita música, humor, poesia e informações que dizem respeito à saúde da mulher e à sua atual condição na sociedade.

O espetáculo é parte da programação do projeto Mulher em Cena2012, em comemoração ao mês da mulher, e acontece na Sala Kátia Mattoso, às 15h, com entrada gratuita.

Quando: 23, às 15h
Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 16 de março de 2012

Dica de Leitura: Semana de Arte Moderna


Cartaz de Di Cavalcanti

Artes plásticas, literatura e música. Em 2012, o Brasil comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna, que deu início a uma revolução contra a linguagem artística da época através de apresentações e exposições que quebraram os ideais estéticos vigentes desde o século XIX.

Nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, artistas como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Pagu, Oswald de Andrade e Heitor Villa-Lobos apresentaram o Modernismo a uma sociedade conservadora, no Teatro Municipal de São Paulo, efervescente ponto de cultura do país. Na produção dos novos artistas, o nacionalismo aparece como forma de expressão aliada à arte, além da mistura de novos elementos que foram recebidos com desprezo pela população.

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia disponibiliza obras de escritores modernistas para consulta pública. No Setor de Artes, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h , é possível encontrar livros que falam sobre a Semana de 22 ou exemplares de autoria dos participantes do evento histórico. Veja algumas das obras disponíveis:

- Pequena História da Música (Mário de Andrade)
- A Semana de Arte Moderna (Neide Rezende)
- Teatro: A Morta, O Rei da Vela, O Homem e o Cavalo (Oswald de Andrade)
- Desenhos de Di Cavalcanti na Coleção do MAC
- Tarsila do Amaral (Fundação Finambrás)

quinta-feira, 15 de março de 2012

Biblioteca recebe o "Café Científico em Salvador" nesta sexta-feira


Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe amanhã (16), às 18h, o retorno do Café Cientifico em Salvador, que retoma suas atividades mensais. O projeto é realizado pelo programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e pela Livraria LDM.

Nesta edição, o tema é O Sistema de Saúde Brasileiro - Suas Contradições e Desafios e a palestra fica por conta do professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Jairnilson Paim. A apresentação desse tema no Café Científico abordará o desenvolvimento histórico do Sistema de Saúde Brasileiro, especialmente após a Constituição de 1988, destacando contradições e desafios apontados pela produção científica. Durante as atividades, serão utilizadas referências recentes sobre o tema, contemplando a descentralização, a gestão participativa, o financiamento, a organização e oferta de serviços (atenção básica, especializada e hospitalar), a infraestrutura, o acesso e uso de serviços de saúde e a relação público-privado. Mais informações:  (71) 3277-8622 ou eventos@livrariamulticampi.com.br.

Quando: dia 16, às 18h
Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

Mostra de Filmes apresenta "Dona Flor e seus dois maridos"

Nas sextas-feiras do mês de março, acontece na Biblioteca a mostra de filmes As Mulheres de Jorge, como parte da programação do projeto Mulher em Cena 2012. O público terá a chance de assistir a filmes nacionais inspirados nas obras de Jorge Amado. Uma forma de pensar sobre a representação da mulher baiana na obra do escritor, integrando também as homenagens ao seu centenário. Confira a programação:

Dia 16 – Dona Flor e seus dois maridos (1979)*
Dia 23 – Tieta do Agreste (1996)
Dia 30 – Capitães da Areia (2011)

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS (1979)

Trailler


Ficha técnica

Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Bruno Barreto, Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran, adaptação do livro de Jorge Amado
Produtor: Luiz Carlos Barreto e Newton Rique
Ano: 1976
Gênero: Comédia
Duração: 120min

Sinopse

Flor (Sônia Braga) é uma recatada professora de culinária casada com Vadinho (José Wilker), um homem divertido e sensual. Apreciador de mulheres, bebidas e jogatina, ele morre em plena festa de Carnaval. Viúva, Flor se casa com o farmacêutico Teodoro (Mauro Mendonça), o oposto do ex-marido: cavalheiro, respeitador e puri-tano. Mas Flor sente saudades do fogo intenso de Vadinho, que retorna ao mundo dos vivos para saciar seus desejos.

Quando: dia 16, às 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar
Quanto: Gratuito
APOIO: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

quarta-feira, 14 de março de 2012

Negrif apoia projeto “Mulher em Cena 2012”


Divulgação
Como parte da programação do projeto Mulher em Cena 2012, a Biblioteca recebe a designer de moda Mada Negrif, reconhecida em Salvador pela produção de roupas e acessórios com temática afro. A Negrif, que é uma das apoiadoras desta edição do Mulher em Cena,  vai participar do encerramento do projeto com uma mostra de suas peças, no Quadrilátero da Biblioteca.

Para quem ainda não conhece, a Negrif é uma marca com recorte étnico que existe há oito anos e investe em roupas com identidade, visando atingir um público que queira peças diferenciadas, não produzidas em série. São vestidos, macacões, camisetas e kaftas com estampas exclusivas e corte amplo, que procuram ressaltar a beleza da mulher sem abusar de suas curvas.

Hoje, a Negrif já vende para fora do estado e veste algumas personalidades baianas, como Magary Lord, Mariene de Castro e Juliana Ribeiro. Mais informações sobre a marca podem ser conferidas em sua Fan Page oficial no Facebook ou através dos telefones (71) 8876-4768/ 9168-2491.

Quando: dia 28, das 17h às 21h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca (térreo)
Quanto: Gratuito

Biblioteca apoia "Projeto Amado"


Clique para ampliar
Em apoio à cultura, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia apresenta o Projeto Amado, uma iniciativa da Caixa Cultural de Salvador. Em celebração aos 100 anos de nascimento do escritor Jorge Amado, o evento promove diversas atividades, entre palestras, oficinas e apresentações teatrais.

Alunos e professores terão acesso gratuito ao evento, através da doação de um livro em bom estado para a Biblioteca Pública. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 15/03 através do email amado@limacomunicacao.com.br. Serão oferecidas 20 vagas para as oficinas e 80 vagas para as palestras, que acontecem de 28 de março a 01 de abril. Mais informações: (71) 3240-6344 ou na página oficial do facebook.

Onde: Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Quando: de 28/03 a 01/04
Quanto: Gratuito

Centro de Memória da Bahia abre inscrições para a 10ª Edição do "Conversando com a sua História"

Clique para ampliar

A Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia, convida todo(a)s a participar da 10ª edição do Conversando com a sua História. O evento ocorrerá entre abril e outubro de 2012, sempre as segundas, às 17 horas, na Sala Kátia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
Inscrições abertas! Contamos com a sua participação!

Mais informações:
Tel.: 71 3117-6067

segunda-feira, 12 de março de 2012

Recitais homenageiam aniversário de Castro Alves e Dia da Poesia na Biblioteca


Clique para ampliar

Em homenagem ao Dia Nacional da Poesia e ao nascimento do poeta baiano Castro Alves, a Biblioteca apresenta dois recitais poético-performáticos, que acontecem na próxima quinta-feira (15). Castro Alves: a Mulher Musa e a Mulher Poeta integra a programação do projeto Mulher em Cena 2012, que terá atividades até o final de março.

Na primeira parte, sob a interpretação de Marcos Peralta, o público será presenteado com clássicos de Castro Alves, como “Ode ao Dous de Julho”, “O Livro e a América” e “Navio Negreiro”, além de poemas que trazem a mulher como protagonista. No segundo momento, as atrizes Jeane Sánchez, Jocélia Fonseca e Luciana Estrela darão voz a poemas escritos por poetisas brasileiras, com temas que passeiam entre o ato de escrever e a representação da mulher. Não apenas como a musa - objeto de inspiração, a mulher aparece como artista que se inspira, que é sujeito do processo literário. Entre as obras interpretadas, estão poemas de Adélia Prado, Cecília Meireles e Myriam Fraga.

Quando: dia 15, às 15h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca (térreo)
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 9 de março de 2012

"Mulher em Cena 2012" apresenta exposições em homenagem à mulher


Clique para ampliar
O projeto Mulher em Cena 2012 traz uma programação especial de exposições para homenagear o Mês da Mulher. Até o final de março, seis mostras podem ser conferidas na Biblioteca, todas com entrada gratuita. Confira:

- Mulheres que Traçaram seu Destino
De 01 a 31, das 09h às 18h.

- Dia Internacional da Mulher  
De 05 a 31, das 08h30 às 21h

- As Mulheres de Portinari
De 05/03 a 05/04, das 09h às 18h

- Simplesmente Mulher 
De 01 a 31, das 08h30 às 21h

- Mulheres Baianas e sua Poesia
De 03/03 a 04/04, das 09h às 18h

- Música no Áudio – Mulher na Música Popular Brasileira 
De 05 a 31, das 08h30 às 18h


A programação completa do Mulher em Cena 2012 pode ser conferida aqui.