• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Semana do Quadrinho Nacional na Bahia: Documentário "Malditos Cartunistas" é exibido hoje

Quem gosta de cartoon, não pode perder  “Malditos Cartunistas”, que será exibido às 15h30 desta sexta-feira na BPEB. O documentário apresenta um depoimento atrás do outro e, mesmo longo, está bem longe de ser cansativo – talvez pela edição bem elaborada e inteligente ou pelo bom humor peculiar dos desenhistas, que facilmente arrancam risadas do público.Allan Sieber, autor dos famosos “Vida de Estagiário” e “Preto no Branco”, relata que “apesar de serem várias pessoas falando sobre o mesmo tema, é um filme muito engraçado. Esses eventos também são bons para encontrar os amigos, como o Arnaldo [Branco] e o Leonardo, que eu não via há uns cinco meses”. Veja o trailler:


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Semana do Quadrinho Nacional na Bahia: confira a programação para hoje

A semana do Quadrinho Nacional na Bahia já começou e hoje ainda tem bate-papo com quadrinistas, lançamentos de Hq's, exposições e o projeto Tabuleiros da Bahia. Confira a programação:

  •  Bate-papo com quadrinhistas e lançamentos de HQs
Debatedores: Luis Augusto (Fala, Menino!), André Leal (Front), Valmar (Área 71), Sidney Caravalho (Miudins), Leandro Pessoa (Metous), André Betonnasi (PhD – Por Hora Desempregado) e Hector Salas (O inferno são os outros).
Horário: 18h
  • Quadrinhos Baianos: Diversos artistas baianos irão expor seus trabalhos no Quadrilátero da Biblioteca dos Barris, conformando um panorama da nona arte baiana.
    • Papercraft: Exposição de obras feitas a partir da modelagem de pedaços de papeis com o artista Djacir.
    • Biscuit: Exposição de bonecos feitos com a técnica da porcelana fria (biscuit). O artista Gueu, criador dos bonecos, estará presente para exibir e vender suas criações nos dias 27 e 28, também das 13h às 18h. O artista também aceita encomendas.
    • Tabuleiros da Bahia

    O Tabuleiros da Bahia é um grupo que proporciona ao público baiano acesso gratuito a jogos de tabuleiro de vários colecionadores locais. Durante os eventos, os colecionadores disponibilizam seus jogos para que os freqüentadores possam jogá-los e assim conhecer suas mecânicas de funcionamento, mediante a assistência do próprio dono do jogo, ou outro jogador. Não é necessário possuir jogos de tabuleiro para participar do evento.
    Horário: 13h-18h

    Veja a programação completa aqui

    sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

    TV Salvador realiza reportagem sobre o bicentenário da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

    O programa "Fala Bahia", da TV Salvador, realizou uma reportagem sobre os 200 anos da Biblioteca Pública da Bahia e a exposição "Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um Constructo de Intelectualidade e Conhecimento em suas Coleções Rara e Valiosa", que aborda a história da Biblioteca e a formação de suas coleções rara e valiosa.

    A exposição também apresenta informações sobre a procedência de seu acervo, ou seja, dados sobre a vida e obra do colecionador e os documentos que lhe pertenceram e contribuíram para o enriquecimento do acervo da Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Veja a matéria:

    quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

    Sete quadrinistas participam da Semana do Quadrinho Nacional na Bahia

    Luís Augusto
    Um grande time de quadrinhistas participará da primeira mesa da Semana do Quadrinho Nacional na Bahia.  Entre eles, o criador de "Fala, Menino!", Luís Augusto, Valmar, que faz parte do Coletivo HQ Inpendente Bahia/ Área 71 e Leandro Pessoa, responsável pelos roteiros da tira "Metous". O bate-papo com os quadrinistas se iniciará às 18 horas do dia 27 de janeiro (quinta-feira) e será seguido de lançamento de HQs dos autores presentes.


    Quer saber mais? Acesso o blog do evento:  http://semanahqba.wordpress.com

    quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

    Albino Rubim, 57, assume a pasta da Cultura baiana, em clima de consenso

    Confira a entrevista feita pela jornalista Ceci Alves com o novo secretário da Cultura, Albino Rubim, publicada na manhã desta quarta-feira (19) no Correio*.
    ___________________________________________________________________________

    Albino Rubim, novo Secretário da Cultura
    O professor da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura Albino Rubim, 57 anos, reconhece que conseguiu uma coisa razoavelmente improvável: ser uma unanimidade dentro das múltiplas vertentes que habitam a sigla PT. “Fiquei surpreso e honrado de saber que a indicação do meu nome foi consensual na reunião do partido para definir o secretariado”, diverte-se o novo secretário da Cultura, que assume a pasta gerida por quatro anos pelo diretor de teatro e dramaturgo Marcio Meirelles

    Rubim assinou, na tarde de ontem, com mais quatro novos secretários, o termo de posse. Mas contou, em entrevista exclusiva ao CORREIO – primeira que concedeu na sua nova função –, que ainda está em processo de transição: “Uma das coisas que eu e Marcio vamos fazer é combinar quando vai ser a transmissão de cargo”, declara. Ele, que sempre era chamado de “eminência parda da cultura baiana” rechaça o título (“Acho dizer isso até um desrespeito a quem estava à frente da política cultural”), aplaude a gestão de seu antecessor e quer, à frente da pasta, encontrar um equilíbrio entre a continuidade de gestões e as coisas que ainda estão por fazer. 

    Você  já conversou com o governador Jaques Wagner sobre as expectativas dele para a nova gestão da pasta da Cultura?
    Esse processo de virar secretário foi muito rápido. Eu não estava minimamente com isso no meu horizonte. Tanto que fui, realmente, meio pego de surpresa. Após a confirmação, ele me falou um pouco da visão dele, das preocupações dele com esse segundo mandato, em aprimorar a gestão, falou dos compromissos que tinha assumido na área de cultura e que ele gostaria de ver realizados. Colocou muito a questão da continuidade de uma série de políticas, que eu também concordo, que foram muito bem feitas pela secretaria, a exemplo da política de interiorização, que é brilhante e que tem de ser continuada. A outra preocupação dele é que o movimento da cultura busque, cada vez mais, incorporar o cidadão. 

    Como será  equacionado o acesso à cultura para o cidadão comum e para os produtores e gestores da área?
    A gente fala genericamente de política cultural, mas política cultural tem de ter várias vertentes dentro dela. Existe uma política cultural mais ampla, pra toda sociedade. De outro lado, tem que existir política também para setores da cultura mais profissionalizados. São políticas diferenciadas, claro, uma coisa é uma política de teatro para todo cidadão, que não é a mesma política para o teatro profissional. Essa é uma das intenções que eu levo para a secretaria, que se tenha políticas diferenciadas. 

    Um dos pontos mais visíveis da política cultural da primeira gestão de Wagner foi a interiorização. Como ela vai ser pensada em sua gestão?
    A interiorização é um desafio imenso, a Bahia é um estado pobre, que é do tamanho da França. Acho que a secretaria tem de manter a lógica que foi instituída por Marcio, que é trabalhar os territórios de identidade, porque isso ajuda ter todo esse contato com os municípios. É fundamental que a gente tenha uma política que seja estadual, efetivamente. A política cultural da Bahia, muitas vezes terminava sendo uma política cultural pra Salvador. O período de Marcio foi importantíssimo de começar a reverter isso de forma significativa. Porque não é o estado que tem de dar conta da cultura da cidade; também deve dar conta disso. Mas deve dar conta da Bahia como um todo, não deve se concentrar em Salvador.

    Como será  tratada a questão do Plano Estadual de Cultura?
    O plano precisa ser uma coisa que faça um bom diagnóstico, defina alguns problemas cruciais e dê prazo para enfrentá-los. No caso da Bahia, não foi até agora elaborado um plano. O que foi elaborado foi uma Lei Geral da Cultura, que criava uma certa estrutura no campo da cultura. Mas um plano, mesmo, ainda não foi esboçado. Este é um dos nossos trabalhos. E a gente vai discuti-lo com a sociedade, os produtores culturais, os criadores para realizar um plano que, de um lado, seja democrático e, de outro, muito factível de ser realizado num determinado prazo. 

    Quais os principais problemas da cultura baiana e quais os caminhos a serem seguidos?
    Primeiro problema, que tem a ver com a pobreza do estado, é a exclusão cultural, que também  é uma exclusão educacional. Nós temos problemas seríssimos nos índices sociais e de educação na Bahia. Outro problema é a sustentabilidade do campo da cultura, que é muito limitada. Queremos discutir com os setores da cultura uma sustentabilidade melhor, o que o estado pode fazer para que haja um mercado cultural sedimentado aqui. Outro ponto é a questão de acesso à cultura, que eu acho fundamental pra que esse direito cidadão seja realmente exercido, enquanto consumidor de cultura, produtor ou pessoa que participa do debate de cultura na sociedade. Outra exclusão imensa é essa, poucas pessoas participam do debate cultural, como se a cultura fosse uma coisa alheia à vida das pessoas.
    A gente precisa mostrar como a cultura é importante na vida das pessoas e que elas têm o direito de participar, discutir, influir e pressionar. A questão da diversidade é outra coisa fundamental, porque, em determinados momentos, algumas políticas culturais enfatizaram muito uma monocultura, uma cultura que afirmava apenas uma identidade. Então, queremos criar uma política cultural – a gestão de Marcio já fez isso –, que enfatize muito esse respeito à diversidade, mostrar que a riqueza da Bahia é exatamente a diversidade que ela tem. Vamos trabalhar muito nessas linhas transversais, de vincular cultura com outras áreas, como educação, comunicação, ciência e tecnologia. 

    Como vai lidar com os pontos nevrálgicos da primeira gestão da cultura de Wagner, que foram o trato com o mercado cultural de Salvador e a gestão do Pelourinho?
    É muito importante ouvir as comunidades culturais e vamos fazer essa escuta. Vamos tentar desenvolver uma política cultural mais profissional com os artistas e os setores organizados. Mas não podemos substituir uma política que devia ser desenvolvida pela cidade. Seria muito importante que Salvador avançasse nisso. Tem umas demandas que, às vezes, são endereçadas ao estado e que deviam ser endereçadas ao município.
    Salvador tem que ter uma política cultural, tem que ter uma atuação firme, uma prioridade e investimento no campo da cultura. O que a secretaria de estado puder apoiar nesse sentido, vamos apoiar. Já no tocante ao mercado cultural, a política deve se voltar para a sociedade como um todo, deve ser uma política de cidadania cultural. Isso não implica que não haja políticas específicas. Se você diz que a política não é mais pros criadores apenas, tem que ser mais ampla, você, então, tem que ter uma política para os criadores. E a gente vai perseguir isso. A outra questão é o Pelourinho. É preciso deixar claro: o Pelourinho está numa situação complicada, mas não é de agora, também. Tentou-se associar muito isso ao governo Wagner. Acho uma injustiça total, porque o processo de complicação e degradação do Pelourinho é anterior a isso. O modelo que foi implantado ali era um modelo que talvez não se sustentasse, todo marcado pelo turismo. O turismo não vai sustentar o Pelourinho. Esse modelo que foi implantado tinha problemas que vinham de antes e que foram se agravando. É um desafio, e está, em boa medida, com a Secretaria de Cultura. Não é uma questão simples, que você tira da cartola. É uma questão que a gente vai ter que enfrentar. 

    Você  pretende manter o staff que aí  está?
    De maneira nenhuma já pensei sobre equipe. Vou me sentar com a equipe toda que aí está  para ter uma visão plena. A começar com uma conversa com Marcio, pra ter uma visão pormenorizada do que a secretaria está fazendo. A partir daí, vou fazer um equilíbrio de mudar o necessário e manter o que está funcionando bem.

    terça-feira, 18 de janeiro de 2011

    Auditório da Biblioteca Pública se tornará "Salão Nobre Kátia Mattoso"

    Foto por Carlos Souza (Ascom - FPC)
    Durante o lançamento do primeiro Anuário Estatístico das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia –  2010, realizado nesta terça-feira (18), no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, o Diretor da Fundação Pedro Calmon, o professor Ubiratan Castro, anunciou que o auditório da BPEB passará a ser o "Salão Nobre Kátia Mattoso", em homenagem a historiadora.  

    Kátia Maria de Queiroz Mattoso, 78 anos, faleceu na manhã de 11 de janeiro de 2011, na cidade de Paris / França. A historiadora também era cientista política e especialista em história social da escravidão no Brasil. Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia e Professora Emérita aposentada da Universidade de Paris V – Sorbonne era autora, entre outras obras, de Ser Escravo no Brasil (Brasiliense, 1982) e Bahia Século XIX – Uma Província no Império (Nova Fronteira, 1992)

    O Anuário Estatístico das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia –  2010 é uma realização da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, através da Gerência do Sistema de Bibliotecas - GESB.

    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

    Oficina "Se Esta Rua Fosse Minha"

    Ilustração
    Dia 19 acontece no Setor Infantil da Biblioteca a oficina "Se Esta Rua Fosse Minha", com Edna Melo e Andréa Rego. Explorando a criatividade e a imaginação, as crianças farão uma maquete com materiais recicláveis para demonstrar o desejo de transformar a rua onde moram.

    Onde: Setor Infantil - Térreo
    Quando: dia 19, às 15h

    sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

    Aviso!

    Caros usuários,
    Informamos que, excepcionalmente neste domingo (16/01), não haverá a apresentação do grupo cênico musical “Os Multipétalos”, retomando a programação da “Biblioteca de Verão” no próximo domingo (23/01), às 14h.

    Agradecemos a compreensão,

    Biblioteca Pública do Estado da Bahia
    

    quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

    I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia acontece na BPEB

    clique na imagem para ampliar
    A I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia está chegando! A primeira edição acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro de 2011, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, próximo da data comemorativa do Quadrinho Nacional, 30 de janeiro. Quadrinhistas da capital e do interior da Bahia se reunirão para provomover atividades abertas ao público, principalmente pra quem gosta de quadrinhos, cinema, jogos de tabuleiro e artes gráficas. Serão ministradas oficinas, haverá debates com artistas e exibição de filmes, todos com entrada gratuita. 

    Dentre os destaques dessa edição inaugural estão a exibição do documentário "Malditos Cartunistas", dos Daniéis Paiva e Garcia - um registro da profissão cartunista que conta com dezenas de entrevistas a conhecidos artistas de humor como Angeli, Laerte e Allan Sieber; o lançamento em Salvador das HQs baianas Área 71, Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira e Kuei e a Senhora de Sárvar - todas roteirizadas e ilustradas por membros do Coletivo HQ Independente/Área 71; e os dois bate-papos promovidos nana sexta que têm como objetivo traçar perfis dos criadores baianos de quadrinhos. Além disso, haverá mesas de jogo com o grupo Tabuleiros da Bahia e exposições de biscuit e papercraft.

    A programação e inscrição nas atividades pode ser feita através do blog do evento. Além da programação detalhada, o blog irá ser atualizado até o dia do evento com informações sobre os artistas participantes, obras colocadas à venda, quadrinhos expostos, dentre outros informes - portanto, fiquem ligados no blog e no twitter do evento.

    A Semana do Quadrinho Nacional na Bahia é uma atividade idealizada e executada pelo Coletivo HQ Indepedente Bahia/Área 71 em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia!Mais informações no site www.semanahqba.wordpress.com

    O quê: I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia 
    Quando: 27 e 28 de janeiro de 2011 
    Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Rua General Labatut, 92, Barris - Salvador/BA 
    Quanto: Gratuito

    terça-feira, 11 de janeiro de 2011

    Na Bahia o Carnaval é Massa!

    Jauperi
    Está em exposição no Foyer da Biblioteca o trabalho realizado pela artesã e designer em biscuit, Claudia   Pessôa, que apresentará caricaturas de artistas do carnaval baiano em miniatura, entre eles Jauperi, Bel Marques, Léo Santana (Parangolé) e Magary.  A exposição fica até o dia 31, das 08h30min às 21h.

    Sobre Cláudia Pessôa: é designer em biscuit há seis anos. Cláudia faz grandes trabalhos como confeccionar bonecos de personalidades, noivos de topo de bolo, entre outros. Trabalha também na área de produção artística com Bandas.

    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

    Biblioteca de Verão: Os Multipétalos se apresentam neste domingo

    Neste domingo (09), às 15h, o Projeto Biblioteca de Verão tem como atração o grupo Os Multipétalos. Com proposta e estética neo tropicalista, a trupe cênico musical traz para o palco um repertório que passeia pela música popular brasileira. O repertório traz samba Reggae, samba rock, funk, axé, reggae, dance, pop, através das influências de Jorge Benjor, Marina Lima, Cidade Negra, Jau, Daniela Mercury, Riachão, Netinho, Timbalada, Nelson Motta e outros compositores e intérpretes brasileiros. 


    A ação cultural Biblioteca de Verão tem o objetivo de contemplar os atuais frequentadores e atrair novos usuários, constituindo um diferencial qualitativo nas opções de entretenimento da cidade. Veja a programação completa.

    quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

    É hoje! - Biblioteca de Verão

    Começa nesta quinta-feira (06) o Projeto Biblioteca de Verão, da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. A abertura será às 15h com o grupo Cabriola Cia. De Teatro, que apresentará a peça  "Histórias do Arco da Velha", uma adaptação do premiado espetáculo “Quem Conta Faz de Conta”. Através de muita música e alegria, o grupo Cabriola Cia. De Teatro reforça a importância da tradição oral, passeando por histórias da cultura popular.

    A ação cultural Biblioteca de Verão tem o objetivo de contemplar os atuais frequentadores e atrair novos usuários, constituindo um diferencial qualitativo nas opções de entretenimento da cidade. Veja a programação completa.

    Onde: Setor Infantil (1º andar)
    Quando: Sextas, dias 06, 13, 20 e 27, às 15h

    quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

    Gira, gira, girou...

    Nesta quinta-feira (06), o Setor Infantil realizará a oficina "Gira, Gira, Girou", ministrada por Edna Melo e Andréa Rêgo. As crianças aprenderão a confeccionar cataventos após a leitura de histórias relacionadas ao tema.
     
    Onde: Setor Infantil - Térreo.
    Quando: Dia 06, às 15h.

    terça-feira, 4 de janeiro de 2011

    Biblioteca de Verão 2011

    Em janeiro e fevereiro de 2011, acontece na Biblioteca Pública do Estado da Bahia a terceira edição do projeto Biblioteca de Verão. Com uma vasta programação que agrega o Circo, Teatro, Música e cultura Popular, a ação cultural contempla os atuais frequentadores e atrai novos usuários, constituindo um diferencial qualitativo nas opções de entretenimento da cidade.

    
    Clique na imagem para ampliar
     Ler mais

    segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

    2011 é na Biblioteca!

    O ano de 2011 já começou e a programação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia está repleta de opções para todos os públicos. Além de exposições, oficinas, filmes e palestras, ações culturais que já acontecem mensalmente, a Biblioteca  terá a Semana do Quadrinho Nacional, com uma programação composta por mesas, oficinas, exibição de filmes e lançamentos de HQ's baianos e a Biblioteca de Verão, projeto que pretende reunir música, circo e teatro durante os meses de janeiro e fevereiro. 

    Biblioteca de Verão - Em janeiro e fevereiro de 2011, acontece na Biblioteca Pública do Estado da Bahia a terceira edição do projeto Biblioteca de Verão. A ação cultural, que une Circo, Teatro, Música e Cultura Popular, tem a proposta de entreter os atuais frequentadores e atrair novos usuários, sendo mais uma opção de lazer da cidade.

    Às quintas-feiras, o público infantil terá a premiada “Cabriola Cia de Teatro”, com o espetáculo “Histórias do Arco da Velha”, que traz para o palco a importância da tradição oral através da encenação de histórias da cultura popular. Nas sextas-feiras, o Grupo “Circo Sem Lona”, existente há mais de uma década, realiza inúmeras atividades como espetáculos cênico-musicais, oficinas, recreação, teatro de bonecos e muito algodão doce. Os Domingos Culturais trarão música e alegria com o show cênico-musical do grupo “Os Multipétalos”, que mesclam músicas contemporâneas com estética tropicalista.