• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Novembro Negro

Como parte das ações em celebração ao dia da consciência negra (20 de Novembro), a Biblioteca Pública do  Estado da Bahia realizará dentro do projeto Domingos Culturais o Novembro Negro, trazendo o que há de diversidade musical da cultura negra em Salvador e na Bahia. Dentre os nomes estão os grupos:

07/11 – A Célula – Banda que mistura vertentes musicais como rock, reggae e o rap. Participação do “Bando dos Pardais”;
14/11 – Wel Carvalho – Cantor, compositor, arranjador e instrumentista que explora músicas da MPB;
21/11 – Boca Negra – Banda com repertório de músicas populares de cantores baianos;
28/11 – Dão Cantor e compositor baiano que representa a essência da musicalidade negra, repleta de swing e originalidade, com  canções influenciadas pelo soul, funk, reggae, blues, samba duro e rock’ n roll. 

Os shows acontecem no Quadrilátero, sempre às 14h.

Dia Internacional da Animação é comemorado na Sala Alexandre Robatto

Este ano, a 7ª edição nacional do Dia Internacional da Animação (DIA) será realizado em 26 cidades baianas (veja lista e endereços) e, em Salvador, o DIA será comemorado em quatro locais: Cine-Teatro Solar Boa Vista, Casa da Música, Espaço Cultural Alagados e Sala Alexandre Robatto. Esta última, localizada no subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, abrirá o evento nesta quinta-feira (28), às 19h30, com Mostras Oficiais.

O evento conta com a organização da Liberato Produções e parceria da Funceb.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

III Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, 05 de novembro, a primeira Biblioteca Pública do Brasil, aos 199 anos, realizará a sua III Lavagem. Uma grandiosa festa que ratifica a baianidade da instituição e que em 2010 vem com uma responsabilidade ainda maior: comemorar os 40 anos deinauguração da sua atual sede, nos Barris. Não faltarão motivos para celebrar!
A única Lavagem “Profano - Literária” do calendário cultural da cidade, leva o livro, a literatura e a sua morada mais antiga no Brasil para as ruas. Uma ação cultural de grande porte que proporciona, por onde quer que o cortejo passe, o contato direto das pessoas com este universo cultural de saberes e prazeres.
 

Usuária do setor infantil da BPEB é finalista do "Soletrando"

A estudante e assídua usuária do setor infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Rebeca da Silva Ribeiro, 11 anos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues é uma das finalistas do Soletrando, quadro do programa global Caldeirão do Hulk.

Rebeca disse que não esperava o resultado, mas que por incentivo da professora continuou na seleção. A palavra que definiu a vitória da baianinha foi "maquinofatura". A próxima seleção acontece nesta quinta-feira (28), na Ribeira.

Lançamento da Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos 2010

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida - Comitê Nacional realiza em todo o Brasil, dia 29 de outubro, o lançamento nacional da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos 2010. Em Salvador, o evento será realizado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia através da Ação da Cidadania - Comitê Salvador. O início de funcionamento dos principais postos de arrecadação na capital para a campanha começa a  partir do dia 16/11.O evento, realizado pelo quinto ano consecutivo na capital, fará doações de livros e brinquedos e terá uma grande festa, com a participação do Grupo Ilê Aiyê, Banda Jovem da Escola Olodum, Orquestra Castro Alves (Infanto Juvenil do Neojibá) e o Grupo de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.

O artista plástico Menelau Sete pintará um quadro durante o evento e dará uma oficina de pintura para as crianças. Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, serão realizadas apresentações de atividades ligadas à leitura por Nelsom Maka Sarau Bem Black, Biblioteca Comunitária do Cabula, Biblioteca Beth Coelho, entre outros.

O lançamento nacional da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos 2010 conta com o apoio da Fundação Pedro Calmon através das: Biblioteca Pública do Estado da Bahia e Biblioteca Monteiro Lobato, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador, da Fundação Gregório de Matos e do Banco do Nordeste.

Serviço
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Dia: 29/10 (sexta-feira)
Horário: das 10h às16h

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Curso - Representação da informação e do conhecimento: Metadados e ontologia

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29/10), a Biblioteca Pública promove mini-curso com a pesquisadora Hildenise Ferreira Novo, Mestre em Ciência da Informação e Professora do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

O curso acontece no auditório (3º andar), dia 27, às 9h.

domingo, 24 de outubro de 2010

Domingo é na Biblioteca!

A programação de domingo na Biblioteca tem atrações para todos os públicos e gostos! Às 11h15,  a Cia. de Teatro Cabriola apresenta a peça infantil Histórias do Arco-da-Velha, no auditório (3º andar). Durante todo o dia acontece o projeto Tabuleiros da Bahia, um encontro regional de jogos de tabuleiro que proporcionará ao público baiano o acesso a jogos de tabuleiro importados de vários colecionadores locais (1° andar). E, às 14h, o grupo cênico-musical Os Multipétalos comandado por Alana Muinhos e Lucas de Souza faz um passeio pela Música Popular Brasileira com um  show belo e dançante no Quadrilátero (Térreo).
 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hora de Ouvir História

Daqui a pouco (15h), no setor infantil (térreo), acontece a Hora de Ouvir História. Os contos  serão contados por Rita Telles, Flávia Morenna e Edna Melo. 



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Filme na Biblioteca

Hoje, às 15h, acontece o Filmes para o Vestibular, sessão que a Biblioteca realiza com filmes que, normalmente, são pedidos em provas de vestibular.






título: Baile Perfumado
gênero:Drama
duração:01 hs 33 min
ano de lançamento:1997
estúdio:Riofilme
direção: Paulo Caldas , Lírio Ferreira
roteiro:Paulo Caldas, Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
produção:Paulo Caldas, Germano Coelho Filho, Lírio Ferreira, Marcelo Pinheiro e Aramis Trindade

Amigo íntimo do Padre Cícero (Jofre Soares), o mascate libanês Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua idéia, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Camapet: Desenvolvimento Sustentável Transformando Resíduos em Criatividade


 Começa nesta quarta-feira (13) a exposição da Camapet (Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental). A organização transforma resíduos sólidos em trabalhos criativos como bijouterias de garrafas pet e puffs de jornal. 


A exposição acontece de 6 a 31 de outubro, das 08h30min às 18h.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Origami - Transformando papel em arte


Em comemoração ao Dia Mundial do Origami (24/OUT), a Subgerência de Periódicos está expondo na Sala de exposições (1° andar) uma mostra especial do seu acervo raro e contemporâneo (jornais, revistas e recortes), juntamente com os trabalhos de origami de Emanuel Vieira, bibliotecário atuante como voluntário em diversas oficinas de Origami, Xadrez e Artesanato.

A mostra acontece de 04/10 a 31/10, das 08h30min às 21h. 




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

É hoje!

Hoje tem a abertura da exposição "Capão, Memórias e Cores", do artista Salomão Zalcbergas, às 19h no Foyer da Biblioteca. Em uma conversa com a Biblioteca Viva, o artista comenta sobre o processo de criação, as cores e a magia do Capão: 
Salomão Zalcbergas

Biblioteca Viva - Quando começou o processo de observação no Capão?

Salomão Zalcbergas - Conheço o Capão há 30 anos. Desde então, começei a perceber as mudanças no Vale. Quando cheguei, não havia luz elétrica nem água encanada e hoje já tem. Venho observado todas essas evoluções e tentado registrá-las. 

BV- Há quanto tempo você vem trabalhando nesse projeto?

Salomão - O trabalho com as telas é recente, mas venho trabalhando na pintura de casas e muros do Capão. Tento registrar a história da cidade através da pintura para guardar as lembranças dos antepassados. 
BV - Como consegue revelar os personagens do Vale nas suas telas?

Salomão - Através da vivência. Não teria como fazer o trabalho se eu estivesse distante, registro somente com o olhar. Não sou acadêmico, meu estilo é caricatural e o importante para mim é a cor, a sintonia entre elas. 

Obra: O Armazém
BV - Tem preferência por alguma tela? 

Salomão - O público tem suas preferências mas para mim é difícil. Cada obra é um desafio, uma verdadeira sabatina cromática. "O Armazém" foi um problema para harmonizar as cores, porque a cena em destaque acontece dentro da vila, que está abaixo. Tive que fazer uma fusão entre o chão e o céu e só ontem consegui terminar. Eu vou fazendo, os problemas vão surgindo e as soluções aparecendo. 

  BV - Quais são os projetos futuros? 

Salomão - Amanhã viajo novamente ao Capão para participar da filmagem de Robert Studart, cinegrafista baiano que vive em São Paulo e é amante do Vale.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Promoção!

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia sorteará um par de ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que será realizado nesta quarta-feira (06), no Teatro Castro Alves, às 16h. Para concorrer, você deve mandar uma frase de incentivo a leitura para o e-mail promocaobpebviva@gmail.com 

A escolha da melhor frase será na segunda-feira (04), e o sorteado deve comparecer a Biblioteca Pública do Estado da Bahia até terça-feira (05) para retirar os ingressos na Biblioteca Viva (3° andar).  Boa sorte!